Educação
CDL Canoas lança campanha “Bolsa Solidária” para canoenses que desejam retomar os estudos

A CDL Canoas irá lançar uma campanha para apoiar a comunidade de Canoas sorteando três bolsas integrais de Graduação EAD na FAC-RS Polo Canoas. Segundo a instituição, a intensão é de incentivar o crescimento profissional e gerar mais oportunidades de emprego após as enchentes.
Quem pode participar?
Todos os residentes de Canoas, incluindo os associados da CDL Canoas.
Como participar:
As inscrições serão realizadas no formato online, é super simples. Acesse o link e preencha o formulário com seus dados para concorrer: https://www.cdlcanoas.com.br
Datas importantes:
Início das inscrições: 15/07/2024
Fim das inscrições: 29/07/2024
Divulgação do resultado: 31/07/2024
Ganhadores:
Os contemplados serão anunciados nas redes sociais da CDL Canoas e também receberão o contato via WhatsApp e e-mail.
Educação
Concurso Público da Educação tem inscrições abertas em Canoas

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público n.º 240/2025, destinado ao preenchimento de cargos efetivos no Quadro de Profissionais da Educação Básica Municipal de Canoas. O processo, realizado sob regime estatutário, é organizado pela Objetiva Concursos e conta com a fiscalização da Comissão Executiva de Concursos Públicos (CECP) do Município.
As oportunidades são para candidatos com escolaridade de Ensino Médio e Ensino Superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de outubro, pelo site https://www.objetivas.com.br/
A prova objetiva está prevista para o dia 2 de novembro. O edital completo está disponível neste link: https://www.canoas.rs.gov.br/
Educação
Lista atualizada de classificados do 4º sorteio para a etapa creche de Canoas é divulgada

A Prefeitura de Canoas publicou no Diário Oficial do Município (DOM), nesta sexta-feira, 19, a relação atualizada das crianças contempladas no 4º sorteio das vagas para a etapa creche, realizado no dia 9 de setembro. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SME), a classificação não garante a vaga, pois as convocações para matrícula ocorrerão conforme disponibilidade de vagas nas escolas municipais e escolas credenciadas.
De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD), os nomes das crianças serão publicados apenas com as suas iniciais. Os responsáveis pelas crianças classificadas devem acompanhar os chamamentos para matrícula através do Diário Oficial do Município e site da Prefeitura. Os convocados através do chamamento serão comunicados pelo e-mail ou WhatsApp cadastrado no ato da inscrição.
A nova lista de classificados é composta pelos remanescentes do 3º sorteio, os quais ainda não foram convocados para a matrícula e acrescida pelas crianças sorteadas neste mês de setembro.
Dúvidas podem ser encaminhadas através do e-mail: sorteiocentraldevagas@gmail.com. Confira aqui o edital com a lista: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/131204
Educação
Guarda Municipal de Canoas realiza palestras sobre bullying nas escolas

A Guarda Municipal de Canoas (GMC) está promovendo palestras educativas nas escolas municipais com o objetivo de conscientizar alunos e educadores sobre bullying. Durante os encontros, estão abordando as diversas formas de manifestação e as consequências danosas dessa prática de intimidação.
A palestra destaca que, nos dias atuais, o bullying tem gerado um aumento significativo de traumas e na procura por atendimento psicológico, especialmente entre crianças e adolescentes. Além disso, foram mencionados casos graves ocorridos em outras regiões, onde situações de bullying culminaram em atos extremos, incluindo invasões escolares.
A ação faz parte de um esforço preventivo para promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, além de incentivar o respeito mútuo e o diálogo entre os estudantes.
Para o secretário de Segurança Pública de Canoas, Alberto Rocha, o primeiro passo para garantir uma sociedade segura é quebrar a evasão escolar. A pasta tem programas específicos que visam ao atendimento a jovens em situação de risco.
Ele explica que os Centros de Acesso a Direitos (CADs) fazem a busca ativa, em conjunto com a secretaria de Educação, dos jovens que estão em risco de evasão escolar e dão apoio em medidas socioeducativas. “Com ações desse tipo, o índice de inibição dos casos de entrada no crime dos jovens é de 90%”, avalia.
Eder Martini, inspetor da Guarda Municipal, explica que a ronda escolar é uma forma de estarem próximos da comunidade das escolas.
“Nós fazemos a ronda escolar que é solicitada, quando tem ameaça de brigas na saída. A gente faz a ronda ordinária do dia a dia, em torno das escolas. Ficamos o dia inteiro fazendo ronda em volta delas. Entramos e conversamos com os alunos. Quando tem reunião sobre algum tipo de violência, nós atendemos. Então é uma ronda mais qualificada dentro das escolas”, explica.
Martini esclarece que a GMC age em casos de mediação de conflito dentro e fora da escola, em ocorrências de tráfico e outras. São três equipes, com dois guardas cada uma, mais o chefe da ronda escolar, no total são sete pessoas que trabalham só com as escolas.
Denúncias, ou agendamento de palestras podem ser feitas ligando para o número *153*, ou pelo whats do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC): 99301-4751.
- Geral1 semana atrás
Maior veículo solar do mundo faz parada em Canoas e inspira debate sobre sustentabilidade
- Comunidade1 semana atrás
Aluguel Social de Canoas é prorrogado por mais 12 meses no valor de R$ 1.000,00 por mês
- Cultura6 dias atrás
Começa o 3º Festival de Cinema de Canoas; programação gratuita vai até domingo, 28
- Educação7 dias atrás
Concurso Público da Educação tem inscrições abertas em Canoas
- Esporte1 semana atrás
Saiba como assistir a Sandro Dias descer de skate na maior rampa do mundo, montada no Caff
- Política1 semana atrás
Canoas terá monitoramento em tempo real em áreas com risco de alagamentos
- Saúde6 dias atrás
Hospital Nossa Senhora das Graças perde título de filantropia e acende alerta sobre impacto fiscal em Canoas
- Trânsito1 semana atrás
Bloqueio na pista principal da BR-116, sobre o viaduto da Metrovel