Conecte-se conosco

header-top







 

15/09/2026
 

Esporte

FUTEBOL FEMININO: Canoas pode ser a nova casa dos jogos das gurias do Grêmio

Redação

Publicado

em

FUTEBOL FEMININO: Canoas pode ser a nova casa dos jogos das gurias do Grêmio - Foto: Renan Caumo

O time de futebol feminino do Grêmio pode ter um novo local para mandar suas partidas, tanto no Campeonato Brasileiro (que está em andamento), quanto no Gauchão, que começa em agosto.

O estádio da Ulbra, em Canoas, hoje já usado como campo de treinamento, pode também se transformar na casa dos jogos das gurias. A direção do Grêmio manifestou interesse nessa possibilidade e a Secretaria de Esporte e de Lazer (SMEL) deve trabalhar para viabilizar essa situação.

Reunião

O assunto foi debatido em reunião entre o presidente e o vice do clube, Alberto Guerra e José Carlos Duarte, e o secretário e o adjunto da SMEL, Jerson Cunha e Marcio Antônio da Silva – que também é cônsul do time no município da Grande Porto Alegre, e o ex-jogador Anderson Polga.

Para que elas possam trocar o mando de campo de Eldorado do Sul para a instituição de ensino superior, a SMEL trabalhará em liberações de questões técnicas e alvarás.

O secretário destacou que a ação visa proporcionar benefícios para o município e que a demonstração de interesse por parte do Grêmio atesta o potencial da cidade para fazer eventos. Para o gestor, é muito importante ter o time de futebol e a Ulbra como parceiros.

“A prefeitura vai, com certeza, fazer todos os esforços possíveis para que possamos levar para o estádio da Universidade os jogos da equipe já no Campeonato Brasileiro. Isso pode movimentar o município e consolidar, novamente, Canoas como a cidade do esporte”, acredita Jerson Cunha.

O titular da pasta completa:

“A cidade é um polo de grandes atletas e essa mudança pode também incentivar a população feminina a praticar a modalidade”.

Nessa linha, Alberto Guerra elogiou a infraestrutura, que já é utilizada pelo time feminino para treinos. Entre os benefícios da mudança, o presidente destaca as questões logística, técnica e o deslocamento, pois as partidas aconteceriam perto de onde elas já estão morando e concentrando.

“E, sem dúvida nenhuma, o principal é o apoio da torcida. Canoas é a cidade do interior que tem mais gremistas sócios e que certamente poderia fazer uma diferença nos jogos”, completou.

Polga também aprova essa mudança. O campeão do mundo pela seleção brasileira em 2002 reforça o investimento que o tricolor tem feito no futebol feminino e que o complexo pode ser usado também em outras modalidades.

“Estamos juntos para poder potencializar isso, buscar parceiros para podermos criar e fortalecer essa ação. Fico muito feliz em estar junto com a Prefeitura de Canoas, que está nos dando esse apoio e essa abertura para o Grêmio”, avaliou.

 

Esporte

IX PARAJAC abre inscrições para nova fase com três modalidades em Canoas

Avatar

Publicado

em

Estão abertas, a partir desta quinta-feira, 10, as inscrições para a segunda fase do IX PARAJAC, os Jogos Paradesportivos de Canoas. Nesta etapa, estão previstas disputas de Natação Paralímpica, Futsal DI e Tênis de Mesa Paralímpico.

As inscrições começaram às 12h desta quinta-feira, 10, e podem ser realizadas até as 23h59min do dia 30 de setembro. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela plataforma disponibilizada pela organização.

As inscrições para as demais modalidades serão abertas posteriormente, conforme o cronograma da competição.

No dia das disputas, os participantes deverão entregar à organização o Termo de Responsabilidade, Participação e Autorização de Uso de Imagem, impresso e assinado, conforme o modelo disponibilizado para os competidores.

O IX PARAJAC é organizado pelo Departamento de Participação, Paradesporto e Lazer, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Canoas, e reúne modalidades destinadas a pessoas com deficiência.

A competição também prevê atividades voltadas à participação de paratletas, familiares, treinadores e comissões técnicas.

Inscrições aqui: Clique aqui

Continuar a ler

Esporte

Parajac 2026 começa com 64 atletas nos Jogos Paradesportivos de Canoas e terá novas etapas em outubro e novembro

Avatar

Publicado

em

A primeira etapa do Parajac 2026, os Jogos Paradesportivos de Canoas, reuniu 64 atletas de oito entidades no sábado, 22, no Centro de Esporte e Lazer Estação Cidadania. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição contou com disputas de judô e atletismo.

No judô, participaram atletas com deficiência intelectual e visual. Já no atletismo, as provas incluíram 100 e 60 metros, arremesso de peso e salto em distância, com participação de atletas com deficiência física e intelectual.

Ao término das disputas, todos os participantes receberam medalhas, como forma de reconhecimento pela participação na competição.

A primeira etapa contou com representantes do Grêmio Náutico União, Associação Pestalozzi, Instituto Beija-Flor, Projeto Sexto Sentido, Sesc, ACERGS e Talentos do Esporte/Movimenta Canoas.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, o Parajac amplia as oportunidades de participação esportiva e contribui para a inclusão e a descoberta de novos talentos.

“O Parajac de Canoas é uma competição voltada para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão, participação social e desenvolvimento através do esporte. O Parajac busca oferecer a atletas com deficiência a oportunidade de competir em diferentes modalidades. Além da prática esportiva, a competição serve também para a revelação de novos talentos”, destaca.

Moradora do bairro Harmonia, a técnica em segurança no trabalho Denise Rosa, 45 anos, acompanhou de perto a participação do filho João, 12 anos, nas disputas de judô. O menino, que tem autismo, participa das oficinas de judô do projeto Talentos do Esporte às terças e quintas-feiras.
Para Denise, a participação no projeto representou uma transformação na vida do filho.

“Há seis anos meu filho era uma criança não verbal, que chupava bico. Desde que começou no judô se desenvolveu muito. Hoje ele conta de 0 a 10 em japonês, assimila comandos para se autorregular. O esporte mudou muito a vida dele. O judô traz para o autista organização, ensina a criança a se autorregular nos momentos de desorganização e auxilia muito as mães atípicas”, conta.

Próximas etapas

O Parajac 2026 terá continuidade nos meses de outubro e novembro. No dia 17 de outubro, serão realizadas as competições de natação paralímpica, tênis de mesa paralímpico, futsal DI e bocha paralímpica. Já no dia 7 de novembro, serão disputadas as modalidades de futebol para cegos e badminton paralímpico.

Continuar a ler

Esporte

Canoense de 15 anos conquista título do MFC 6 por finalização no primeiro round

Avatar

Publicado

em

O lutador Juliano Gavião, de 15 anos, conquistou o título do MFC 6, evento de MMA, após finalizar o adversário ainda no primeiro round. Morador do bairro Mathias Velho, em Canoas, o atleta venceu a disputa utilizando ground and pound e, na sequência, um mata-leão.

Juliano entrou no combate buscando levar a luta para o chão. Durante a disputa, conseguiu controlar o adversário e aplicou golpes no ground and pound. Na tentativa de sair da posição, o oponente cedeu as costas.

O atleta aproveitou a oportunidade e encaixou o mata-leão, encerrando o combate por finalização no primeiro round.

Aos 15 anos, Juliano tem o jiu-jitsu como uma de suas principais bases e também treina MMA. Ele representa a Sombra Team MMA e a Guigo Jiu-Jitsu Canoas.

O treinamento é acompanhado pelo pai, Nilton Gavião, que também é lutador profissional de MMA. A preparação envolve técnicas de luta agarrada e trocação para as competições de MMA.

Com a vitória no MFC 6, Juliano soma mais um resultado à trajetória esportiva iniciada ainda na adolescência. O atleta, que é morador de Canoas, segue participando de competições de jiu-jitsu e MMA.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto