Geral
Primeira Infância Melhor divulga linha de WhatsApp para a comunidade

O programa Primeira Infância Melhor/Criança Feliz (PIM/CF) divulga um novo canal de comunicação com a comunidade. A iniciativa, que já tem 20 anos de atuação em Canoas, pode responder dúvidas da população. Será possível também avaliar o trabalho através de ligação ou mensagem de WhatsApp. O número é (51) 98255-2582.
“Essa linha será monitorada pela gestão do Grupo Técnico Municipal (GTM) do programa, que conta com a participação de integrantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, e Esporte e Lazer”, explica a supervisora do PIM/CF, Angelica Forster. Ela salienta que a novidade vai facilitar o diálogo com as famílias atendidas através desta política pública.
O WhatsApp do PIM/CF traz ainda um catálogo com contatos das secretarias envolvidas, bem como informações pertinentes, como contatos das Unidades de Saúde, Cras, Creas, Cads, Secretaria de Educação, entre outras.
O Primeira Infância Melhor/Criança Feliz (PIM/CF) em Canoas foca no atendimento às gestantes e crianças de zero a 3 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade. Atualmente, o programa atende 328 indivíduos, entre moradores dos bairros Guajuviras, Mathias Velho e parte do Harmonia. Essa política pública prevê o acompanhamento por meio de visitas domiciliares.
Os visitadores levam para as famílias atendidas orientações e atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Podem participar as famílias integrantes do CadÚnico. Os interessados devem solicitar seu acesso ao programa através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Unidade de Saúde de referência. As adesões são voluntárias.
Eventos
Projeto que vai transformar a reciclagem de Canoas e Esteio divulga programação de eventos até o fim do ano

O Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS), em parceria com a Petrobras, já definiu o calendário do Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem, que vai movimentar Canoas e Esteio de agosto a novembro de 2025.
Ocorrendo desde o início de julho, o evento já foi recebido em duas praças de Canoas, transformando as tardes de sábado em verdadeiras festas pela sustentabilidade e reunindo, de forma gratuita, educação ambiental, cultura e diversão para toda a família.
E tem mais: em 2026 está prevista mais uma série de edições do evento, em diferentes bairros dos dois municípios, sempre das 13h às 17h30min. Para saber datas e novidades, acompanhe o Instagram @ics.br.
O próximo evento está marcado para o dia 23 de agosto, em Canoas, na Praça Afonso Pena, localizada no bairro Mato Grande. A cidade também recebe o Conexões no dia 27 de novembro, na Praça Rio Grande, no bairro Mathias Velho, e no dia 4 de outubro, em local a ser definido. O Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem vai estrear em Esteio no dia 22 de novembro e volta a Canoas no dia 29 do mesmo mês, encerrando a temporada de 2025.
Na edição do dia 23 de agosto, um show de pagode ao vivo está programado para animar o público. As crianças, convidadas especiais do evento, poderão se divertir na área de lazer, com brinquedos e uma equipe de recreadores que vai comandar atividades que envolvem a reciclagem. Quem for à Praça Afonso Pena será recebido com pipoca e algodão-doce de graça, que também são parte da diversão.
O público da cidade também está convidado a levar resíduos recicláveis e resíduos eletrônicos, que serão entregues à equipe de catadoras e catadores presentes na ação. Quem levar seus resíduos recicláveis poderá trocá-los por brindes, como bonés e erva-mate. Com a distribuição gratuita de água quente, o evento convida as pessoas a tomarem um chimarrão para aproveitarem o sábado no local, que também vai contar com feira de produtores locais e de artesanato.
Além das atividades culturais e recreativas, o Conexões Sustentáveis propõe a conscientização socioambiental. O público poderá acompanhar o plantio coletivo de mudas de árvores nativas, que será realizado por uma equipe formada pelas cooperativas de catadores CMGC e Coopermag.
Além do evento popular, o Projeto Conexões Sustentáveis atua na reestruturação e fortalecimento das atividades produtivas dos catadores de materiais recicláveis. São nove organizações de catadores envolvidas — oito em Canoas e uma em Esteio.
O projeto compreende ainda ações de educação ambiental nas escolas, abordando a importância da separação e destinação correta dos resíduos, sempre com participação ativa das catadoras e catadores, os protagonistas da coleta, separação e recuperação de resíduos recicláveis.
“Esse projeto é uma conquista dos catadores de Canoas e Esteio. Isso é resultado da mobilização e de muito trabalho dessa categoria profissional tão importante. O evento Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem é parte dessa iniciativa, que convida, por meio da diversão e da cultura, a população de Canoas e Esteio a participar e se aproximar da reciclagem e da proteção ao meio ambiente”, explica Dione Manetti, presidente do Instituto Caminhos Sustentáveis.
“Compreender melhor como trabalham os catadores e também a responsabilidade do cidadão sobre o resíduo que cada um gera é fundamental para melhorar a qualidade de vida nesses municípios e para evitar o impacto negativo dos resíduos durante tragédias climáticas, como a que ocorreu no ano passado no Rio Grande do Sul”, complementa.
O Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem, nas duas edições já realizadas, mobilizou centenas de pessoas, garantiu o plantio de 250 mudas de árvores e já acumula cerca de 300 kg de resíduos recicláveis recebidos da comunidade durante os eventos.
Serviço
Conexões Sustentáveis: Mutirão da Reciclagem
Canoas (RS) e Esteio (RS), das 13h às 17h30min
Calendário de ações:
23/08 (sáb) – Canoas | Praça Afonso Pena – Mato Grande
27/09 (sáb) – Canoas | Praça Rio Grande – Mathias Velho
04/10 (sáb) – Canoas
22/11 (sáb) – Esteio
29/11 (sáb) – Canoas
Instagram: @ics.br
Sobre o Instituto Caminhos Sustentáveis
O Instituto Caminhos Sustentáveis (ICS) é uma associação civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos voltados para a gestão de resíduos, reciclagem e inclusão social. A organização atua na promoção de políticas públicas mais eficazes para a gestão de resíduos sólidos, no desenvolvimento de iniciativas de economia circular e no fortalecimento da participação de catadores na cadeia da reciclagem.
Criador do Anuário da Reciclagem, o maior banco de dados sobre a atuação dos catadores em todo o Brasil, o ICS também trabalha na mobilização de setores públicos e privados para fomentar soluções sustentáveis e gerar impactos ambientais positivos, na construção de um futuro sustentável.
Policial
Deflagrada mais uma operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil na Região Metropolitana

Às 5 horas da manhã de sexta-feira, 15, as forças de segurança do Rio Grande do Sul deflagraram mais uma operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil. A ação, conduzida pela Polícia Civil em conjunto com o Instituto-Geral de Perícias (IGP), ocorreu em um município da Região Metropolitana e resultou na apreensão de dispositivos eletrônicos, que serão submetidos a análises periciais.
Somente na última semana, outras quatro operações semelhantes foram realizadas em diferentes cidades gaúchas, demonstrando o empenho do Estado em coibir esse tipo de prática criminosa e proteger as crianças e os adolescentes. A segurança é uma da áreas prioritárias do governador Eduardo Leite.
“Realizamos mais uma operação em conjunto com a Polícia Civil, numa parceria consolidada há anos no enfrentamento à pedofilia e ao abuso infantojuvenil. Esse combate é prioridade para as forças de segurança e para o governo do Estado como um todo”, destacou o coordenador do Núcleo de Combate à Pedofilia e ao Abuso Infantojuvenil (Nucope) do IGP, Marcelo Nadler.
“Cumprimos mandado de busca e apreensão na residência de um suspeito de produzir e compartilhar material que caracteriza abuso sexual infantojuvenil. Os dispositivos apreendidos serão submetidos à perícia pelo IGP”, afirmou o diretor da Divisão Especial da Criança e do Adolescente da Polícia Civil (Deca), delegado Raul Vier.
Núcleo pioneiro no Brasil
Criado em 2025, o Nucope, vinculado ao IGP, é pioneiro no país por reunir especialistas em três áreas distintas: informática forense, genética forense e perícias psíquicas. “A integração dessas áreas possibilita respostas mais rápidas e eficazes. O Nucope é um avanço estratégico, pois fortalece a capacidade técnica do Estado nesse tipo de investigação e amplia a proteção às crianças e adolescentes”, ressaltou Nadler.
A concretização do núcleo é resultado dos investimentos expressivos realizados pelo governo do Estado na perícia criminal. Nos últimos dois anos, foram aplicados R$ 12 milhões em novas tecnologias para o IGP. Entre os equipamentos adquiridos, destaca-se um aparelho de última geração capaz de desbloquear até os celulares mais modernos e extrair informações essenciais para as apurações.
As frentes de atuação do Nucope vão desde o levantamento de provas digitais, como mensagens e arquivos, até exames genéticos que podem identificar agressores. Já a perícia psíquica atua tanto no acolhimento das vítimas quanto na produção de elementos técnicos para reforçar os inquéritos.
“Recebemos equipamentos modernos e estamos preparados para rastrear as informações e contribuir para inquéritos robustos. Não há mais como o criminoso se esconder das forças de segurança do Estado”, frisou Nadler.
Ambiente digital
Na esfera da Polícia Civil, a Deca criou recentemente o Núcleo de Operações Cibernéticas (Noc), especializado na apuração desse tipo de crime no ambiente digital. A unidade conta com policiais qualificados e ferramentas modernas para identificar criminosos que atuam virtualmente.
“Tudo o que é praticado na internet deixa rastros, e o nosso papel é seguir esse caminho para que os autores desses delitos sejam responsabilizados”, comentou Vier.
As investigações podem ser iniciadas a partir de registros de ocorrência, denúncias anônimas ou monitoramento contínuo do ambiente digital. O número para denúncias é o 181, também conhecido como Disque-Denúncia, um canal seguro disponibilizado à população. Em todas as ligações, são garantidos o sigilo e o anonimato do informante.
Geral
Palestra sobre qualificação para mercado de trabalho é oferecido gratuitamente a canoenses

Na quarta-feira, 20, canoenses poderão conferir a palestra com o tema “Qualificando para o Mercado”, na Escola QI, a partir das 14 horas. A palestra será ministrada pela mentora Gerusa Schimit.
“Nós buscamos ativamente, e de forma contínua, parcerias para oferecer de forma gratuita qualificação profissional para os canoenses”, explica Patrícia Augsten, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).
Ela também comenta que a palestra é voltada para aqueles que desejam voltar ou entrar no mercado de trabalho, com mais confiança e preparo. A atividade irá ensinar a montar currículos atrativos, fornecerá dicas essenciais para entrevistas e orientações práticas para aumentar as chances de contratações.
As inscrições podem ser realizadas através do WhatsApp: (51) 98309-7786
- Local: Escola QI – Avenida Victor Barreto, 780 – Mathias Velho, Canoas
- Data: Quarta-feira (20)
- Horário: Das 14h às 16h30
- Trânsito6 dias atrás
Estreitamento na rua lateral da BR-116 na quinta-feira, 14, desviará trânsito para as ruas Santa Maria e Humaitá
- Serviços6 dias atrás
Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira mapa
- Oportunidade6 dias atrás
Inscrições abertas: BRDE realiza Concurso Público com salário de até R$ 10.142,63
- Oportunidade7 dias atrás
Com salários acima de R$ 10 mil, BRDE abre concurso para vagas nos três estados do Sul
- Serviços6 dias atrás
Corsan investe R$ 2,7 milhões em geradores de energia para prevenir desabastecimento de água por falta de luz
- Saúde4 dias atrás
Confira as unidades de saúde que estarão abertas neste sábado em Canoas
- Saúde7 dias atrás
Ana Regina Boll assume a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas
- Geral6 dias atrás
Divulgado resultado preliminar do edital do RS Talentos voltado para universidades públicas