Geral
Operação da Guarda Municipal aborda pessoas no bairro Guajuviras

A Guarda Municipal (GM) fez mais uma edição da Operação GM Presente na quinta-feira, 8. Desta vez, o foco da atuação foi a Praça Contel e localidades vizinhas, como a Estrada do Nazário, Rua Três, rua TT e avenida 17 de Abril, na Vila Contel, no bairro Guajuviras. Além do patrulhamento ostensivo, o policiamento abordou e identificou 16 pessoas e seis veículos.
Para o trabalho, foram empregadas dez viaturas e 21 integrantes da GM. A atividade integra o planejamento operacional do órgão e demais diretorias da Secretaria de Segurança Pública (SMSPC). Os locais escolhidos se baseiam em dados das estatísticas de ocorrências criminais do bairro, conforme estudo realizado pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC).
A Operação GM Presente age principalmente para garantir a lei e a ordem e combater a criminalidade por meio de ações estratégicas. O procedimento atua também como policiamento comunitário. O objetivo é a proteção aos bens e serviços oferecidos ao cidadão, bem como se aproximar da comunidade do bairro.
Policial
Avô é preso após ser condenado por abusar da neta e transmitir HIV; saiba mais

Um homem de 59 anos foi preso na manhã de terça-feira, 26, pelos policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, coordenados pelo delegado Maurício Barison. O indivíduo foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra sua neta, no bairro Mathias Velho.
A investigação teve inicio em 2018, quando a mãe da vítima registrou ocorrência policial relatando que o investigado, avô da menina, havia praticado reiteradamente abusos sexuais contra a criança ao longo de aproximadamente dois anos, aproveitando-se dos momentos em que ficava sozinho com ela. Em decorrências dos abusos, a vítima foi contaminada com o vírus HIV, doença da qual o investigado era portador. A contaminação por transmissão vertical foi descartada por exames médicos, confirmando a origem dos abusos como única via possível de contágio.
“A prisão deste condenado representa a conclusão de um longo processo investigativo e judicial. Este resultado demostra a eficiência e o comprometimento da Polícia Civil e do Sistema da Justiça na proteção integral de crianças e adolescentes em nossa região”, diz o delegado.
Policial
Mulher é encontrada morta no Guaíba com sinais de violência em Porto Alegre

Uma mulher foi encontrada morta na manhã de terça-feira, 26, no Guaíba, em Porto Alegre. A vítima não teve a identidade divulgada até o momento.
De acordo com as informações iniciais, o corpo foi localizado por pescadores nas proximidades da Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, bairro Arquipélago, por volta das 10h50. A mulher estava boiando e foi retirada da água por uma embarcação do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhada ao Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), no Cais do Porto.
A vítima apresentava ferimentos provocados por arma branca no rosto, na cabeça e nas costas. No momento em que foi encontrada, estava vestindo apenas calcinha e sutiã.
A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Civil, da Brigada Militar e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). O caso será investigado pela 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
Policial
Polícia Civil realiza operação contra facções suspeitas de controlar condomínio em Canoas

Polícia Civil realiza, na manhã desta quarta-feira, 27, nove mandados de busca e apreensão contra integrantes de facções criminosas suspeitos de controlar um condomínio residencial em Canoas. Do total de ordens judiciais, seis são executadas dentro do próprio condomínio investigado.
Segundo a investigação, moradores do residencial estariam sendo coagidos por lideranças de dois grupos criminosos que atuam no local. A Polícia Civil apurou que um dos chefes da facção monitorava a movimentação do condomínio à distância, fora do Rio Grande do Sul, por meio de câmeras de segurança instaladas no empreendimento.
As investigações também apontam que os criminosos impunham regras internas aos moradores, expulsavam famílias de apartamentos para acomodar integrantes das facções e ofereciam benefícios como distribuição de cestas básicas e cursos à comunidade. Em conversas analisadas pela polícia em grupos de WhatsApp, um dos grupos chegou a consultar os moradores sobre o interesse em pagar a taxa condominial.
Além das buscas realizadas no condomínio, os agentes executam ainda dois mandados na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na Região Carbonífera, contra detentos apontados como integrantes das facções. Outra ordem judicial é realizada em Porto Alegre.
A ofensiva integra a segunda fase da Operação Revoada, deflagrada inicialmente em março deste ano para investigar uma dupla tentativa de homicídio registrada em janeiro, no bairro Rio Branco, em Canoas.

Defesa Civil2 dias atrásGoverno do Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS 2026 no Rio Grande do Sul

Geral1 dia atrásCorsan repassa R$ 140 mil para projeto de hidroginástica voltado a idosos em Canoas

Geral5 dias atrásGoverno do Estado assina portarias sobre mineração no Lago Guaíba e uso de areia de dragagens no RS
Obras5 dias atrásBR-116 terá alterações no trânsito na região do Viaduto da Metrovel na próxima segunda-feira, 25

Policial1 semana atrásPolícia Civil deflagra Operação Judas para investigar esquema criminoso em empresa de Cachoeirinha

Esporte1 semana atrásCanoas abre inscrições para programa de auxílio esportivo 2026

Educação2 dias atrásInscrições para o Enem 2026 iniciam nesta segunda-feira e seguem até 5 de junho

Policial6 dias atrásOperação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo































































