Conecte-se conosco

header-top







 

21/12/2025
 

Saúde

Grupo São Pietro é o primeiro do RS a receber certificação internacional

Redação

Publicado

em

O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas recebeu a acreditação internacional da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA). A avaliação foi realizada por representantes da agência espanhola ao longo do segundo semestre de 2023, que observaram e reconheceram as práticas de cuidado em saúde que respondem ao modelo de qualidade exigido.

Responsável pela única metodologia de acreditação europeia no Brasil, a ACSA existe desde 2018 no país, em parceria exclusiva com o IBES International. Para a avaliação são estabelecidos acompanhamentos educacionais disponibilizado pelo Grupo IBES, com o objetivo de observar e ensinar o rigor metodológico, eficiência e sustentabilidade nas avaliações dos sistemas de gestão da qualidade.

Para o diretor executivo do Grupo São Pietro, Jonas Moreira, obter uma acreditação internacional é um instrumento fundamental para que as unidades de saúde ampliem a qualidade, segurança e a eficiência dos serviços prestados aos pacientes. “É um método de avaliação e certificação da qualidade da instituição de saúde que busca aprimorar o atendimento com o apoio da tecnologia”, declarou.

Sobre o Grupo São Pietro

O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living. Possui em sua rede o Hospital Banco de Olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital, especializado em urologia. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, Portão, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá. Mais informações em: www.saopietro.com.br.

Saúde

Altas temperaturas neste verão exigem cuidados redobrados com a hidratação

Redação

Publicado

em

As altas temperaturas registradas no Sul do Brasil durante o verão, somadas à sensação de abafamento e ao calor intenso, acendem um alerta para os riscos à saúde provocados pela desidratação. A condição ocorre quando o organismo perde mais líquidos e sais minerais do que consegue repor, podendo evoluir de sintomas leves a quadros graves que exigem atendimento médico imediato.

De acordo com a médica clínica geral da Hapvida, Beatriz Sallum, os primeiros sinais da desidratação incluem sede intensa, boca seca, cansaço, fraqueza, tontura leve e dor de cabeça. A redução do volume urinário ou a urina escura também são indicativos importantes.

“Sem reposição adequada de líquidos, o quadro pode evoluir para queda da pressão arterial, desmaios e sobrecarga dos rins, aumentando o risco de infecções urinárias e formação de cálculos renais”, alerta.

Grupos como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas exigem atenção redobrada. A recomendação é manter a ingestão regular de líquidos, mesmo sem sentir sede, evitar a exposição ao sol nos horários de maior calor e observar atentamente possíveis sinais de desidratação.

Nos casos mais graves, os sintomas podem incluir confusão mental, sonolência excessiva, ausência de urina por várias horas, respiração acelerada, alterações no ritmo cardíaco e fraqueza extrema. Nessas situações, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente, já que a ingestão de água em casa pode não ser suficiente para reverter o quadro.

Em crianças e bebês, sinais como choro sem lágrimas, moleira afundada, irritabilidade intensa e sonolência também merecem atenção especial e avaliação médica.

Hidratação é principal forma de prevenção

A quantidade ideal de água a ser ingerida varia conforme idade, peso, nível de atividade física e condições de saúde. Segundo Beatriz Sallum, adultos devem consumir, em média, entre 2 e 3 litros de água por dia, podendo chegar a 3 ou 4 litros em períodos de calor intenso ou para pessoas que praticam atividades físicas ou trabalham expostas ao sol. Uma referência comum é a ingestão de cerca de 35 ml de água por quilo de peso corporal, com ajustes conforme a necessidade individual.

Além da água, alimentos e bebidas também auxiliam na hidratação, como sucos naturais, água de coco e frutas ricas em água, entre elas melancia, melão e laranja, além de verduras como pepino, alface e tomate. A orientação médica é de que a conscientização e a hidratação adequada são fundamentais para atravessar o verão com mais saúde e segurança.

Continuar a ler

Saúde

IPE Saúde e OAB/RS firmam contrato para prestação de serviços médicos a advogados e dependentes

Redação

Publicado

em

IPE Saúde e OABRS firmam contrato para prestação de serviços médicos a advogados e dependentes

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) assinaram, na tarde de terça-feira, 16, um contrato que estabelece a prestação de serviços médicos, ambulatoriais e hospitalares aos cerca de 93 mil advogados associados à entidade no estado, além de seus dependentes.

A assinatura ocorreu na sede do IPE Saúde e contou com a participação de representantes do Instituto e do governo estadual. Estiveram presentes o presidente do IPE Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos; a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans; o secretário adjunto da SPGG e presidente do Conselho do IPE Saúde, Bruno Silveira; e a procuradora-geral adjunta para Assuntos Institucionais, Diana Paula Sana. A OAB/RS foi representada pelo presidente da entidade, Leonardo Lamachia.

Com o acordo, a OAB/RS torna-se a primeira instituição a aderir ao Plano de Assistência Médica de Entidades de Registro e Fiscalização Profissional (PAMERP), modalidade oferecida pelo IPE Saúde voltada a entidades de registro profissional e organismos paraestatais. A elaboração do contrato contou com o acompanhamento da Procuradoria-Geral do Estado em todas as etapas.

Os segurados vinculados ao PAMERP terão acesso à rede credenciada do IPE Saúde em todo o Rio Grande do Sul, incluindo serviços de consultas, exames, internações e procedimentos ambulatoriais. O plano também prevê benefícios como descontos em farmácias credenciadas e acesso ao Clube de Benefícios do Instituto.

O IPE Saúde informa que outras entidades classificadas como autarquias, inclusive as de natureza sui generis, além de entidades de registro e fiscalização profissional e organismos paraestatais, também podem firmar contrato para adesão ao PAMERP. O contrato firmado possui vigência inicial de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por até 60 meses.

Continuar a ler

Saúde

Servidores da Atenção Primária de Canoas finalizam curso voltado à vacinação infantil contra a Covid-19

Redação

Publicado

em

Foto: Júlia Krauspenhar/PMC

Servidores da Atenção Primária à Saúde de Canoas concluíram, na sexta-feira, 12, o curso Covid Combate, voltado ao enfrentamento da baixa cobertura vacinal infantil contra a Covid-19. A formação teve duração de dois meses e foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), com apoio da Pfizer, da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas e da Fundação Municipal de Saúde.

A entrega dos certificados ocorreu no Auditório Sady Schivitz, na sede da Prefeitura de Canoas. Ao todo, 60 profissionais participaram da capacitação, conforme informou a representante do Núcleo de Imunizações do município, Hadoika Aiko Ando Lacerda.

Segundo Hadoika, o curso apresentou conteúdos atualizados, baseados em evidências científicas e adaptados à realidade dos serviços públicos de saúde, com foco na ampliação da confiança nas vacinas e no aumento da adesão das famílias à imunização infantil.

“Foi um curso muito rápido, mas de grande aprendizado porque não foi só teórico, teve a prática, teve o dia a dia dos profissionais dentro das unidades de saúde e em outros setores. O curso veio trazer novas informações, propostas mais dinâmicas, mais empáticas para os nossos profissionais falarem com a nossa população e desta forma conseguir que os pais levem seus filhos para vacinar”, conta.

Durante a formação, foram feitas visitas em escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, no ambulatório do Hospital Universitário e intervenções em associações comunitárias. Assessora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, Deise Teresinha Gomes, destacou a participação dos agentes no curso.

“Todos se engajaram na organização das estratégias, nossas equipes foram exemplares nas suas atividades, promovendo ações, levando várias propostas para usuários, escolas e comunidade, todos que fazem parte desta luta no combate à Covid”, analisa.

Gestor da UBS Niterói, Paulo Nogueira classificou como “excelente” a participação na formação.

“Foi fundamental para poder pensar estratégias para aumentar a vacinação contra a Covid, já que muitas pessoas ainda têm resistência em procurar unidades de saúde. O curso nos auxiliou a olhar um pouquinho para a nossa prática assistencial e pensar estratégias que podemos pensar na para aumentas os índices de vacinação”, diz.

O representante da Pfizer, Haryon Mancin, também destacou resultados positivos da realização da atividade em Canoas.

“A gente agradece o engajamento, a participação e o compromisso das equipes em combater a disseminação das fake news sobre a vacina da Covid, um projeto muito importante para todos” frisa.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques