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27/07/2024
 

Geral

800 vagas e 1,2 mil empresas cadastradas: Oficina de Currículo e Entrevista de Emprego orientam candidatos

Redação

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800 vagas e 1,2 mil empresas cadastradas: Oficina de Currículo e Entrevista de Emprego orientam candidatos - Foto: Pamella Mendes

Para Vanessa Beatriz Pereira de Barros, 43 anos, moradora do bairro Mathias Velho, a Oficina de Currículo e Entrevista de Emprego, realizada na manhã desta quarta-feira, 29, no Paço Municipal, serviu como motivação para seguir em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

“Sou estudante do técnico em enfermagem e faz alguns meses que estou desempregada. Nesta capacitação, aprendi algumas técnicas de como elaborar um currículo de qualidade, além de orientações de como proceder diante uma seleção”, afirmou.

Iniciativa

A iniciativa da Prefeitura de Canoas, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), contou com a participação de estudantes da área de Psicologia da Universidade La Salle.

“Um currículo bem elaborado e feito de acordo com o perfil da vaga é fundamental para que o recrutador da empresa desperte o interesse em chamá-lo para participar de uma seleção”, orientou a psicóloga Ângela Carina Paradiso, docente do curso de graduação de Psicologia da Unilasalle.

A diretora do Banco de Oportunidades, Gislaine Silveira, também divulgou as vagas disponíveis na região.

“Mesmo com muitas ofertas de emprego é preciso preparação. Demonstrar segurança em uma seleção é essencial para obter um bom resultado na entrevista”, frisou.

Super Feirão

Na próxima quarta-feira, 6, será realizado o Super Feirão de Emprego, das 9h às 16h, no Calçadão no Centro, na rua Tiradentes.

Para participar, basta se dirigir ao local portando documento com foto e currículo. É desejável levar mais de um currículo impresso.

Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada.

Banco de Oportunidades

É possível se candidatar às vagas disponíveis no Banco de Oportunidades, na central de atendimento na Estação Canoas da Trensurb, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Neste espaço, os candidatos também recebem orientações sobre como elaborar o currículo e ficam por dentro das vagas disponíveis na região, além de receberem instruções para cadastrar seus portfólios na plataforma digital clique aqui.

São cerca de 800 vagas e mais de 1,2 mil empresas cadastradas.

Comunidade

Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

Redação

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Mutirão de Documentação para imigrantes em Canoas na próxima semana

 

A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, realiza, na próxima segunda, 29, e na terça-feira, 30, o Mutirão de Documentação para Imigrantes Atingidos pela Enchente.

A atividade ocorrerá no prédio anexo da Prefeitura (Rua 15 de Janeiro, 15 – térreo), das 8h às 17h.

O que precisa levar

Para entrar com o pedido dos documentos é necessário fazer o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e levar o comprovante de residência atualizado.

Se a pessoa tiver o Registro Nacional Migratório (RNM) ou cédula do país, também pode apresentá-los. Além disso, imigrantes que estão há pouco tempo no Brasil, sem documentação ou com documento vencido também serão atendidos.

 

 

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Geral

Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos na Expointer

Redação

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Pavilhão da Agricultura Familiar receberá 413 empreendimentos na Expointer

É com recorde de participantes que o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) vai celebrar seus 25 anos de criação na 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro: serão 413 empreendimentos ocupando o espaço.

Na comparação com o ano passado, que teve 372 presentes, serão 41 expositores a mais. Um total de 181 municípios estarão representados no espaço.

O número de empreendimentos liderados por mulheres também cresceu. Em 2024, serão 216, superando os 148 do ano passado. Estarão presentes ainda 125 jovens na liderança de empresas; em 2023, foram 87. O espaço contará ainda com 73 estreantes.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, o aumento do número de expositores demonstra a importância da feira para os empreendedores familiares.

“Este tem sido um ano desafiador para o Rio Grande do Sul como um todo, mas especialmente para o pequeno produtor rural. Apesar dos obstáculos impostos, vamos conseguir superar e ampliar o número de empreendimentos presentes”, comemora.

“Isso mostra mais uma vez a relevância que o espaço tem para a economia dessas famílias, que veem a Expointer como o ponto alto de comercialização do ano.”

Variedade

As agroindústrias presentes pertencem ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além disso, o pavilhão terá expostos produtos como flores e plantas.

Seis estandes apresentarão artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng, um estande contará com produtos artesanais feitos por comunidades quilombolas gaúchas e 38 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos.

O PAF conta também com uma praça de alimentação, que possui sete cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares.

No espaço, o público da feira poderá consumir pratos variados, produzidos com artigos da agricultura familiar, em receitas ligadas à tradição e aos costumes das diversas etnias presentes no meio rural do Estado.

O espaço da agricultura familiar é reconhecido pela grande variedade de embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

No artesanato, estarão produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais – como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha.

Entre os produtores de plantas e flores, destaca-se a produção de suculentas, orquídeas, bromélias e cactos, além da oferta de sementes crioulas.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pela SDR, pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/RS), pela Via Campesina e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

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Comunidade

Atenção, canoenses: serviços do CRAS são oferecidos em único local

Redação

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Atenção, canoenses serviços do CRAS são oferecidos em único local - Foto: Guilherme Pereira

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Mathias Velho, Rio Branco e Harmonia atendem, de forma temporária, na Rua Siqueira Campos, 38, no Centro. Os atendimentos são feitos a partir de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Às quartas-feiras, as atividades vão até as 16h. Após, o expediente é interno.

São realizados serviços como atualização e novos cadastramentos no Cadastro Único (CadÚnico) , emissão da Carteira do Idoso e do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência, por exemplo, atendimento com assistentes sociais, encaminhamento para certidões (nascimento, casamento e óbito).

Para se inscrever ou atualizar o CadÚnico é necessário levar documento do responsável familiar com CPF, comprovante de residência, documento de cada integrante da família (RG, certidão de nascimento, CNH, carteira de trabalho ou certidão de casamento, etc), comprovante de renda (se tiver), atestado de frequência escolar das crianças e adolescentes e atestado de vinculação do Posto de Saúde (se tiver).

Nesse mesmo local, uma equipe faz o cadastro dos usuários que buscam o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. São cem atendimentos por dia.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 26. Os interessados também podem se inscrever pelo site da Prefeitura, acessando este link

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