Conecte-se conosco

header-top







 

21/04/2026
 

Cultura

Canoas recebe 4ª edição do Dia Internacional da Animação, que completa 20 anos no Brasil

Redação

Publicado

em

Canoas recebe 4ª edição do Dia Internacional da Animação, que completa 20 anos no Brasil

Nesta semana, nos dias 27 e 28 de outubro, acontece a 4ª edição da Mostra Dia Internacional da Animação (Dia) em Canoas. No Brasil, o evento comemora 20 anos em 2023.

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais para crianças e adultos. A Mostra Oficial é exibida simultaneamente em centenas de cidades brasileiras, no dia 28 de outubro, com entrada franca.

Mostra oficial simultânea

Em Canoas, além da tradicional Mostra oficial simultânea, que acontecerá no sábado, 28, às 17h30, na Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270, Bairro Centro), ainda teremos duas Mostras Paralelas especialmente para as crianças.

Na sexta-feira, 27, às 14h, será a exibição da Mostra Infantil, Mostra Paralela ( Mostra Infantil): na Escola Guanabara (Rua Alegrete, 1359 – Niterói), e no sábado, 28, às 15h, teremos mais uma sessão para crianças, desta vez na Associação Getúlio Vargas (Rua Erechim 565, Bairro Mathias Velho, Canoas).

O evento tem entrada gratuita e é aberto a toda comunidade.

Animação em Canoas

Desde 2018, o evento é realizado na cidade pela produtora audiovisual e coordenadora do Dia da Animação na cidade, a canoense Monique Leotte Mendes, que considera o evento uma grande oportunidade para o público da cidade ter acesso de forma gratuita a excelentes obras de animação do Brasil e Exterior.

“O Dia da Animação é um dos maiores eventos simultâneos da área no Brasil, e em Canoas, temos essa excelente oportunidade de prestigiar essas obras. O cinema de animação já passou por importantes progressos técnicos ao longo dos anos, e não atinge apenas o público infantil, mas jovens e adultos também. A mostra do Dia Internacional da Animação sempre seleciona filmes de excelente qualidade, temáticas atuais, e a maioria deles são premiados no Brasil e exterior. Tudo pode ser criado no universo de animação, que ganha cada dia mais o gosto popular e mexe com nosso imaginário, nos levando a viajar para onde quisermos com suas obras”.

Nesta edição, o evento conta com o apoio do Instituto Social Malvado Favorito em Parceria com a Ong Gotas de Esperança, com Fabíola da Silva e Irna Pires da Silva; da presidente da Associação Getúlio Vargas, Carmen Reis; do vereador Alexandre Gonçalves; da Leila Silveira e Alexandre produções; Cristiana Hermann e da Secretaria de Cultura de Canoas.

Para a presidente do Instituto Social Malvado Favorito, Fabíola da Silva “é uma grande alegria apoiar o evento na cidade, pois traz o cinema pra perto das crianças.”

Para o vereador Alexandre Gonçalves, que mantém o espaço Cultural Niterói e tem atuação voltada para as crianças, abraçou o evento por acreditar que o acesso à cultura é essencial e grande aliada da educação.

“O acesso ao cinema e outras formas de cultura, não é fácil para muitas crianças e jovens, e poder proporcionar essa experiência pra eles, contribuindo para a reflexão sobre temas diversos, além de ajudar na construção da sua identidade, tem valor imensurável”, comenta Alexandre.

20 anos de Dia da Animação no Brasil

Em 2023 o evento comemora 20 anos. A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores.

Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 100 cidades em todas as regiões do Brasil!

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França.

Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

Neste ano foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados pelo júri, 12 filmes para a Mostra Nacional (classificação indicativa 14 anos) e 8 para a Mostra Infantil (classificação indicativa Livre). A Mostra Internacional (classificação indicativa 12 anos) foi montada através de curadoria com 5 filmes vindos da Inglaterra, Argentina, Austrália e Canadá.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas.

Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Serviço Dia Internacional da Animação Canoas:

Mostra oficial:

Dia: 28 de outubro (Mostra Oficial)
Público: Comunidade Geral
Local: Villa Mimosa
(Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro)
Horário: a partir das 17h30 – Mostra Nacional e Internacional

Mostra Paralela (Mostra Infantil):

Mostra Paralela ( Mostra Infantil):
Dia: 27 de outubro
Público: Infantil
Local: Escola Guanabara
( Rua Alegrete, 1359 – Niterói)
Horário: 14h – Mostra Infantil

Mostra Paralela (Mostra Infantil):

Dia: 28 de outubro
Público: Infantil
Local Associação Getúlio Vargas
(Rua Erechim 565 – Mathias Velho)
Horário: 15h – Mostra Infantil

Mais informações: Facebook Dia em Canoas: www.facebook.com/diainternacionaldaanimacaocanoas/

Classificação Indicativa:

Mostra Infantil: Livre.
Mostra Nacional: Não recomendado para menores de 14 anos.
Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 12 anos.

Mais Informações:

Site: www.diadaanimacao.com.br

 

Cultura

Espetáculo CorpoSamba leva arte e samba ao centro de Canoas

Redação

Publicado

em

Crédito da foto: Maurício Concatto, Divulgação

A performance artística CorpoSamba – Oficena segue em circulação pelo Rio Grande do Sul e chega a Canoas no dia 28 de abril. A apresentação será realizada às 12h30, no calçadão da cidade, com acesso gratuito e ao ar livre. A proposta mistura dança, música ao vivo e interação com o público no espaço urbano, criando uma experiência leve, divertida e, ao mesmo tempo, provocativa.

Criado em Caxias do Sul (RS), o trabalho reúne artistas-pesquisadores de diferentes áreas, como Igor Cavalcante Medina, com trajetória ligada ao samba e às danças de salão; Assaury Hiroshi, da dança contemporânea; e Ezequiel Zanoni Duarte (Zeca Duarte), vinculado ao samba e à música popular brasileira. A criação conta ainda com a participação da bailarina Jenifer Bonho e do percussionista Marcelinho Silva.

Com trilha sonora autoral executada ao vivo, CorpoSamba – Oficena parte da ideia de que o corpo também é território de memória, resistência e criação. Ao longo da apresentação, surgem provocações sobre o próprio corpo e sobre corpos frequentemente marginalizados, como os das mulheres e das pessoas negras. Essas questões, porém, aparecem sem rigidez, abrindo espaço para uma relação lúdica com o público, que é convidado a experimentar passos iniciais de samba e a interagir com os bailarinos e integrar-se ao clima de carnaval no qual se encerra o espetáculo, vivenciando e construindo a cena em tempo real, junto aos artistas.

Hiroshi, bailarino, coreógrafo e um dos diretores do espetáculo, afirma que o trabalho dá continuidade a uma investigação sobre o corpo brasileiro e sobre o samba como uma de suas expressões mais genuínas.

“A partir de minhas pesquisas, vejo o samba como uma manifestação artística marcada por relações sociais, raciais e de gênero que atravessam a história do país e que, por isso, também se estabelece como espaço de resistência, diálogo e transformação social”, observa.

Para ele, a obra parte de um corpo que se posiciona e que transforma resistência em movimento e movimento em identidade.

Para o também diretor Medina, a Oficena se apresenta não apenas como linguagem artística, mas também como ferramenta de transformação social, ao provocar reflexão, questionar estruturas de opressão e reafirmar a potência do corpo em movimento. “A proposta convida o público a vivenciar o samba como força vital, resistência e expressão cultural profunda”, aponta.

A produtora executiva Uyara Camargo destaca que a circulação em espaços públicos e históricos de cidades gaúchas foi pensada para ampliar o acesso à arte e descentralizar o acesso à cultura. “A escolha desses locais reforça o compromisso do projeto com a democratização da cultura, ao mesmo tempo em que valoriza a cultura popular, fortalece identidades locais e pode estimular o turismo cultural e o comércio.”

A construção do espetáculo também se apoia nas trajetórias de seus criadores. Medina, homem negro e sambista, tensiona em cena o racismo presente nas sutilezas do cotidiano. Hiroshi, a partir de sua ancestralidade oriental e indígena, investiga encontros e fusões culturais no corpo que samba. Já a bailarina Jenifer, como mulher, incorpora reflexões sobre a violência de gênero e seus impactos sociais e corporais. Juntas, essas perspectivas ampliam o olhar sobre a identidade brasileira e sobre o samba como expressão de alegria, crítica social e permanência cultural.

Todas as apresentações contam com intérprete de Libras, ampliando o acesso e reconhecendo diferentes formas de experiência estética.

Antes de chegar a Canoas, o projeto realizará uma apresentação gratuita em Porto Alegre no dia 18 de abril, às 17h, no Parque Harmonia (ao ar livre). CorpoSamba – Oficena é financiado pelo Financiarte, da Prefeitura de Caxias do Sul.

Continuar a ler

Cultura

Projeto Curta FECIC realiza maratona de cinema e promove ações educativas em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto Leonardo Rosa/Divulgação Fecic

O município de Canoas recebe, entre abril e maio, o Projeto Curta Fecic, iniciativa ligada à categoria estudantil do Festival de Cinema de Canoas. A proposta é aproximar estudantes, educadores e a comunidade do universo audiovisual, incentivando a produção entre jovens e ampliando o acesso à cultura.

A programação começa com os Encontros Curta Fecic, realizados de 16 de abril a 8 de maio em escolas da rede municipal. As atividades são voltadas a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. Com cerca de duas horas de duração, os encontros incluem apresentação do festival, conversas sobre produções audiovisuais nas escolas e exibição de curtas-metragens premiados, seguidos de debate.

Além de formar público, a iniciativa busca estimular a criação dentro das instituições de ensino, identificando talentos e projetos locais. A mediação será feita pelo ator e professor Angelo Sérgio e pelo coordenador do festival, Alexandre Derlam.

A programação se encerra no dia 21 de maio com a Mostra Curta Fecic, das 14h às 16h30, no SESC Canoas. O evento reunirá produções de estudantes de escolas públicas e privadas da cidade e marca a abertura oficial do festival.

Além das exibições, a mostra contará com debate entre realizadores e público, entrega de certificados e seleção dos trabalhos que irão concorrer na categoria estudantil do festival, previsto para setembro de 2026. A atividade é aberta à comunidade.

As inscrições para participar da mostra ocorrem de 15 de abril a 10 de maio, por meio do site festivaldecinemadecanoas.com.br.

Painel

Na mesma data, 21 de maio, a partir das 18h30min, o público poderá acompanhar o Painel Audiovisual e Educação, também no SESC Canoas, reunindo educadores, realizadores e especialistas para discutir o uso do audiovisual como instrumento pedagógico. A atividade contará com a apresentação de experiências como a de André Bozzetti, idealizador do FECEA – Festival de Cinema Escolar de Alvorada, e de Katia Souza Montinelli, coordenadora do CurtaENEM, além de relatos de professores da rede de ensino de Canoas que desenvolvem projetos na área.

O painel se encerra com uma roda de conversa mediada por profissionais do setor audiovisual, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento de práticas inovadoras na educação.

Ao propor a integração entre cultura, educação e audiovisual, o Curta Fecic consolida-se como uma importante iniciativa de formação e incentivo à criatividade, contribuindo para o desenvolvimento de novos olhares e narrativas dentro das escolas e fortalecendo o cenário audiovisual local.

O Curta Fecic é financiado com recursos do Programa de Incentivo à Cultura – PIC 2023, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora, contando com o apoio do SESC Canoas e apoio institucional do Metropolitano RS Ecossistema Audiovisual, Fundacine – Fundação de Cinema RS e do CurtaENEM.

Continuar a ler

Cultura

Semana da Dança de Canoas movimenta a cidade com programação gratuita a partir de 21 de abril

Redação

Publicado

em

A dança vai tomar conta de Canoas mais uma vez. A 14ª Semana da Dança acontece entre os dias 21 e 29 de abril, com uma programação espalhada por diferentes pontos da cidade e atividades totalmente gratuitas.

Com o tema “Do que é feita a tua dança?”, o evento reúne apresentações, oficinas e ações formativas que ocupam espaços como o Teatro do Sesc, o Canoas Shopping, estações da Trensurb e o Parque Getúlio Vargas, além de praças e áreas centrais.

A abertura está marcada para a tarde do feriado de 21 de abril, no anfiteatro do parque, com apresentações de grupos locais de diferentes estilos. No dia seguinte, 22 de abril, a dança invade as estações da Trensurb em três horários, às 7h, 12h e 18h. Os grupos se apresentam de forma itinerante, passando por estações como Canoas/La Salle, Fátima e Niterói, ampliando o alcance do público ao longo do trajeto.

No dia 23, ao meio-dia, as apresentações acontecem na Praça da Emancipação, reunindo estilos como ballet, jazz, danças urbanas, flamenco e outras linguagens. À noite, a programação segue no Teatro do Sesc, com mostras também na sexta-feira. Os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente.

O evento ainda conta com a Mostra de Dança Infantil no dia 26, voltada para crianças de 4 a 12 anos, e a Mostra Estudantil e de Projetos Sociais no dia 27, com grupos de escolas e instituições da cidade.

As atividades formativas começam antes mesmo da abertura oficial, com uma residência artística entre os dias 17 e 19 de abril, ministrada pela artista Soraya Portela. As oficinas seguem no fim de semana dos dias 25 e 26, com temas que vão desde iluminação cênica até práticas de improvisação, danças urbanas e orientais. Todas acontecem na Antiga Estação de Trem, na Avenida Victor Barreto, e exigem inscrição prévia.

Entre os destaques desta edição está a participação do coletivo Abre Corpo, de Caxias do Sul, que apresenta a performance “Corpo Samba – Oficena” no dia 28, no Calçadão de Canoas. A proposta mistura apresentação e interação com o público, explorando o samba como expressão corporal e cultural.

O encerramento será no dia 29 de abril, Dia Internacional da Dança, com uma celebração no Teatro do Sesc reunindo grupos profissionais da cidade e artistas convidados. A noite também marca a participação da Associação Canoas Coletivo de Dança na direção artística.

Realizada pelo Colegiado da Dança de Canoas em parceria com o Sesc, a Semana da Dança chega aos 14 anos com expectativa de superar os números da edição anterior, que reuniu 49 grupos e mais de 400 bailarinos, com público superior a 2 mil pessoas.

Toda a programação é gratuita. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Colegiado de Dança de Canoas (@colegiadodancacanoas).

Programação

Workshop residência

Sexta-feira, 17 de abril, 18h às 22h Sábado, 18 de abril, 9h às 13h e 14h às 18h Domingo, 19 de abril, 9h às 13h e 14h às 18h Local: Antiga Estação de Trem

Programação

Workshop Residência
17 de abril (sexta-feira)
18h às 22h

18 de abril (sábado)
9h às 13h e 14h às 18h

19 de abril (domingo)
9h às 13h e 14h às 18h

Local: Antiga Estação de Trem

21 de abril (terça-feira)
15h – Abertura oficial
15h15 – Mostra de Dança
Local: Anfiteatro do Parque Getúlio Vargas
Em caso de chuva: Canoas Shopping

22 de abril (quarta-feira)
7h – Mostra de Dança na Trensurb
12h – Mostra de Dança na Trensurb
18h – Mostra de Dança na Trensurb

23 de abril (quinta-feira)
12h – Mostra de Dança na Praça da Emancipação
Em caso de chuva: atividade em local fechado

19h30 – Mostra de Dança no Teatro do Sesc

24 de abril (sexta-feira)
19h30 – Mostra de Dança no Teatro do Sesc

25 de abril (sábado)
10h – Oficina de Iluminação Cênica com Maurício Rosa
Local: Antiga Estação de Trem

13h – Mostra de Dança no Canoas Shopping
18h – Mostra de Dança no Canoas Shopping

26 de abril (domingo)
10h – Oficina com Everton Somber
12h – Oficina com Camila Vergara
14h – Oficina com Ana Aziza
Local: Antiga Estação de Trem

17h – Mostra Infantil de Dança
Local: Teatro do Sesc

27 de abril (segunda-feira)
15h – Mostra Estudantil e de Projetos Sociais
19h30 – Mostra Estudantil e de Projetos Sociais
Local: Teatro do Sesc

28 de abril (terça-feira)
12h20 – Performance “Corpo Samba – Oficena”
Local: Calçadão de Canoas

29 de abril (quarta-feira)
19h30 – Celebração de Encerramento
Local: Teatro do Sesc

Endereços: Antiga Estação de Trem de Canoas (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro, Canoas – RS, 92310-000) Anfiteatro do Parque Getúlio Vargas (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700 – Mal. Rondon, Canoas – RS, 92020-030) Praça da Emancipação (R. Quinze de Janeiro, 848-892 – Centro, Canoas – RS, 92310-000) Teatro do Sesc (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro, Canoas – RS, 92310-022) Canoas Shopping (Av. Guilherme Schell, 6750 – Centro, Canoas – RS, 92310-564)

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques