Cultura
Canoas recebe 4ª edição do Dia Internacional da Animação, que completa 20 anos no Brasil

Nesta semana, nos dias 27 e 28 de outubro, acontece a 4ª edição da Mostra Dia Internacional da Animação (Dia) em Canoas. No Brasil, o evento comemora 20 anos em 2023.
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais para crianças e adultos. A Mostra Oficial é exibida simultaneamente em centenas de cidades brasileiras, no dia 28 de outubro, com entrada franca.
Mostra oficial simultânea
Em Canoas, além da tradicional Mostra oficial simultânea, que acontecerá no sábado, 28, às 17h30, na Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270, Bairro Centro), ainda teremos duas Mostras Paralelas especialmente para as crianças.
Na sexta-feira, 27, às 14h, será a exibição da Mostra Infantil, Mostra Paralela ( Mostra Infantil): na Escola Guanabara (Rua Alegrete, 1359 – Niterói), e no sábado, 28, às 15h, teremos mais uma sessão para crianças, desta vez na Associação Getúlio Vargas (Rua Erechim 565, Bairro Mathias Velho, Canoas).
O evento tem entrada gratuita e é aberto a toda comunidade.
Animação em Canoas
Desde 2018, o evento é realizado na cidade pela produtora audiovisual e coordenadora do Dia da Animação na cidade, a canoense Monique Leotte Mendes, que considera o evento uma grande oportunidade para o público da cidade ter acesso de forma gratuita a excelentes obras de animação do Brasil e Exterior.
“O Dia da Animação é um dos maiores eventos simultâneos da área no Brasil, e em Canoas, temos essa excelente oportunidade de prestigiar essas obras. O cinema de animação já passou por importantes progressos técnicos ao longo dos anos, e não atinge apenas o público infantil, mas jovens e adultos também. A mostra do Dia Internacional da Animação sempre seleciona filmes de excelente qualidade, temáticas atuais, e a maioria deles são premiados no Brasil e exterior. Tudo pode ser criado no universo de animação, que ganha cada dia mais o gosto popular e mexe com nosso imaginário, nos levando a viajar para onde quisermos com suas obras”.
Nesta edição, o evento conta com o apoio do Instituto Social Malvado Favorito em Parceria com a Ong Gotas de Esperança, com Fabíola da Silva e Irna Pires da Silva; da presidente da Associação Getúlio Vargas, Carmen Reis; do vereador Alexandre Gonçalves; da Leila Silveira e Alexandre produções; Cristiana Hermann e da Secretaria de Cultura de Canoas.
Para a presidente do Instituto Social Malvado Favorito, Fabíola da Silva “é uma grande alegria apoiar o evento na cidade, pois traz o cinema pra perto das crianças.”
Para o vereador Alexandre Gonçalves, que mantém o espaço Cultural Niterói e tem atuação voltada para as crianças, abraçou o evento por acreditar que o acesso à cultura é essencial e grande aliada da educação.
“O acesso ao cinema e outras formas de cultura, não é fácil para muitas crianças e jovens, e poder proporcionar essa experiência pra eles, contribuindo para a reflexão sobre temas diversos, além de ajudar na construção da sua identidade, tem valor imensurável”, comenta Alexandre.
20 anos de Dia da Animação no Brasil
Em 2023 o evento comemora 20 anos. A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores.
Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 100 cidades em todas as regiões do Brasil!
A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França.
Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.
Neste ano foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados pelo júri, 12 filmes para a Mostra Nacional (classificação indicativa 14 anos) e 8 para a Mostra Infantil (classificação indicativa Livre). A Mostra Internacional (classificação indicativa 12 anos) foi montada através de curadoria com 5 filmes vindos da Inglaterra, Argentina, Austrália e Canadá.
No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas.
Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.
Serviço Dia Internacional da Animação Canoas:
Mostra oficial:
Dia: 28 de outubro (Mostra Oficial)
Público: Comunidade Geral
Local: Villa Mimosa
(Av. Guilherme Schell, 6270 – Centro)
Horário: a partir das 17h30 – Mostra Nacional e Internacional
Mostra Paralela (Mostra Infantil):
Mostra Paralela ( Mostra Infantil):
Dia: 27 de outubro
Público: Infantil
Local: Escola Guanabara
( Rua Alegrete, 1359 – Niterói)
Horário: 14h – Mostra Infantil
Mostra Paralela (Mostra Infantil):
Dia: 28 de outubro
Público: Infantil
Local Associação Getúlio Vargas
(Rua Erechim 565 – Mathias Velho)
Horário: 15h – Mostra Infantil
Mais informações: Facebook Dia em Canoas: www.facebook.com/diainternacionaldaanimacaocanoas/
Classificação Indicativa:
Mostra Infantil: Livre.
Mostra Nacional: Não recomendado para menores de 14 anos.
Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 12 anos.
Mais Informações:
Site: www.diadaanimacao.com.br
Cultura
Desfile Farroupilha reúne forças de segurança e tradicionalistas em Porto Alegre neste domingo

O tradicional Desfile Farroupilha do 20 de Setembro será realizado a partir das 8h de domingo, 20, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. A programação, que marca o Dia do Gaúcho, terá transmissão ao vivo pela TVE RS.
A abertura das atividades será feita com a Revista da Tropa, conduzida pelo governador Eduardo Leite. Na sequência, será realizado o desfile cívico-militar, com a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Polícia Penal e Defesa Civil.
Às 10h15, o público poderá acompanhar uma encenação especial alusiva aos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, tema dos Festejos Farroupilhas de 2026. Intitulado Via Sacra Missioneira, o espetáculo combina música sacra, cantos guaranis e representações simbólicas para contar a trajetória das reduções jesuíticas, desde a fundação até o período de apogeu e posterior queda.
A programação será encerrada com o tradicional desfile de cavalarianos. Participam representantes de entidades tradicionalistas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, além dos casais de prendas e peões do Estado.
A organização do desfile tradicional está a cargo da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, responsável pela articulação das atividades que integram as celebrações da Semana Farroupilha.
Cultura
Biolab Farmacêutica é anunciada como patrocinadora do 4º Festival de Cinema de Canoas

A organização do 4º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) anunciou a Biolab Farmacêutica como patrocinadora do evento. A parceria prevê apoio à realização da edição de 2026, que reúne produções audiovisuais do Rio Grande do Sul.
Segundo a organização, o patrocínio contribui para a estrutura necessária à realização do festival e à exibição de curtas-metragens locais, estaduais e universitários. A iniciativa também busca aproximar empresas privadas do setor cultural e do mercado audiovisual.
“A chegada da Biolab como patrocinadora do FECIC é um passo fundamental para o nosso crescimento. O apoio da iniciativa privada é determinante para viabilizarmos uma estrutura qualificada, ampliarmos o alcance das obras gaúchas e fomentarmos a nossa cadeia produtiva do audiovisual, que gera empregos e movimenta a economia criativa local”, destaca Alexandre Derlam, coordenador do festival.
Sobre a Biolab
A Biolab Farmacêutica atua no mercado brasileiro desde 1997 e integra o grupo Biolab & Co. A empresa possui atuação em diferentes áreas da saúde, incluindo cardiovascular, saúde feminina, vascular, saúde mental, hospitalar, pediatria, gastroenterologia, dermatologia e urologia.
De acordo com informações institucionais, a companhia também trabalha com suplementos alimentares, vitaminas e produtos voltados ao tratamento da acne. O desenvolvimento de medicamentos e produtos é realizado a partir de demandas médicas e inclui parcerias com universidades, institutos de pesquisa e instituições privadas.
4º Festival de Cinema de Canoas
Realizado em Canoas desde 2023, o FECIC chega à quarta edição em 2026. O festival tem entre seus objetivos a exibição de curtas-metragens produzidos no município, no estado e por universitários de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
O evento é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com patrocínio da Biolab Farmacêutica. A coordenação é da Prosa Filmes, com produção cultural e executiva da Invista.
O festival também tem apoio do Sesc Canoas, Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, CICS Canoas e FUNDACINE.
Cultura
Semana Farroupilha de Nova Santa Rita tem rodeio, shows e desfile; confira a programação

A Semana Farroupilha de Nova Santa Rita foi oficialmente aberta na noite deste domingo, 13, dando início a uma programação que reúne cultura, história e tradições gaúchas. As atividades seguem até o próximo domingo, 20, com atrações destinadas à comunidade e aos visitantes.
Organizada pelo município, a programação inclui atividades religiosas e institucionais, rodeio, apresentações musicais e o tradicional Desfile Farroupilha, marcado para o dia 20 de setembro, no Centro de Nova Santa Rita.
O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância do evento para a valorização da identidade e das tradições do Rio Grande do Sul.
“A Semana Farroupilha é um momento especial para celebrarmos a nossa cultura, a nossa história e tudo aquilo que representa o povo gaúcho. Preparamos uma programação para reunir as famílias e toda a comunidade em torno das nossas tradições”, afirmou.
Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, a programação foi elaborada para contemplar diferentes manifestações da cultura gaúcha.
“Teremos uma Semana Farroupilha com diferentes atividades, reunindo música, tradição, religiosidade, rodeio e o nosso tradicional desfile. É uma programação feita para valorizar a nossa cultura e proporcionar bons momentos para a comunidade”, ressaltou.
Programação
As atividades prosseguem na quarta-feira, 16, às 20h, com a realização da Missa Crioula, no Centro de Eventos Olmiro Brandão. Na quinta-feira, 17, às 18h30, o local recebe a Sessão Solene da Câmara Municipal, que também integra a programação oficial.
Na sexta-feira, 18, o rodeio começa às 16h, no Parque de Eventos Olmiro Brandão. A programação musical terá início à noite, com show de Paulo Costa, às 21h, seguido pela apresentação de Eco do Pampa, às 23h.
No sábado, 19, o rodeio começa às 8h. A agenda de shows será aberta às 18h pelo Projeto Nativista. Na sequência, às 20h, será a vez de Luiz Marenco. Encerrando a programação musical do dia, o Grupo Sina Fandangueira se apresenta às 23h.
Desfile Farroupilha
No domingo, 20, data em que é celebrado o Dia do Gaúcho, o destaque será o tradicional Desfile Farroupilha, a partir das 10h, no Centro de Nova Santa Rita.
À noite, a programação retorna ao Parque de Eventos Olmiro Brandão. O Grupo Cambona se apresenta às 18h. Às 19h, será realizada a Cerimônia de Encerramento da Semana Farroupilha. O encerramento oficial da programação ficará por conta do Nosso Balanço, que sobe ao palco às 20h.
Ao longo da semana, Nova Santa Rita terá uma programação dedicada à preservação e à valorização da cultura gaúcha, reunindo moradores em atividades que destacam a música, a religiosidade, as tradições e a convivência comunitária.
Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta com ingressos a partir de R$ 10; veja como participar em Canoas
Policial1 semana atrásOperação prende 14 suspeitos de grupo investigado por tráfico e lavagem de dinheiro em Canoas
- Inclusão1 semana atrás
Pesquisadora com TEA é aprovada no IFRS, mas é impedida de assumir cargo em Veranópolis

Clima1 semana atrásRS entra em alerta para temporais, granizo e ventos acima de 90 km/h nos próximos dias

Policial6 dias atrásPolícia Civil prende três suspeitos de vender medicamentos emagrecedores irregulares em Canoas
Geral6 dias atrásTrabalhadores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado em todo o país

Política3 dias atrásCanoas recebe R$ 75 milhões do Governo Federal para construir as Casas de Bombas 9 e 10

Canoas1 semana atrásParque Fun chega ao ParkShopping Canoas com circuito de aventura para crianças até outubro






















































