Saúde
Parceria entre Divina Providência e PUCRS visa aprimorar educação em saúde

As duas grandes instituições católicas do Rio Grande do Sul firmaram parceria, por meio de suas áreas de ensino e educação continuada.
O acordo estabelece e regulamenta um programa de cooperação acadêmica, iniciando pela implementação de residências médicas e multiprofissionais conjuntas, ampliação de vagas e fortalecimento dos campos de prática.
Para um futuro breve, prevê-se ainda o lançamento de um portfólio conjunto de cursos de especialização e extensão.
A presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Irmã Inês Pretto, escolheu uma passagem bíblica para representar o que a aliança entre a Rede e a PUC buscam:
“Alarga o espaço da tua tenda; estica as cordas e finca as estacas”, frase que também serve de inspiração ao Planejamento Estratégico da instituição para 2024-2016, que está em construção.
O reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, destaca que essa aproximação é, antes de tudo, um compromisso de desenvolvimento mútuo, permitindo potencializar o ensino em saúde e preparando profissionais com a missão de cuidado com a vida, diretrizes guias dessas duas instituições.
Inscrições de concurso para residência médica abrirão no dia 10 de outubro
O primeiro resultado dessa aliança já surgiu: o concurso para residência médica. Poderão se candidatar médicos formados no Brasil ou aqueles com o Revalida.
As vagas são para as especialidades de Clínica Médica e para Medicina Intensiva, no Hospital Divina, em Porto Alegre; Ortopedia e Traumatologia, no Hospital Independência, em Porto Alegre; e Psiquiatria, no Hospital São José, em Arroio do Meio.
As inscrições poderão ser feitas de 10 a 19 de outubro.
Confira o edital completo aqui https://divinaprovidencia.org.br/ensino-e-pesquisa/programa-de-residencias/
A residência começará no dia 1º de março de 2024.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial5 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente

Segurança Pública2 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade
































































