Conecte-se conosco

header-top







 

12/04/2026
 

Cultura

Espetáculos gratuitos em escolas de Canoas abordam a importância e origem da agricultura

Redação

Publicado

em

Espetáculos gratuitos em escolas de Canoas abordam a importância e origem da agricultura

Por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da empresa John Deere, temos a satisfação de anunciar a nossa nova turnê. Ao todo serão 15 cidades contempladas em 3 estados brasileiros, contabilizando um total de 150 apresentações.

A turnê se inicia pelo sul do país, com 50 espetáculos no estado do Rio Grande do Sul, contemplando 6 municípios. No estado de São Paulo, o projeto está previsto para percorrer 5 municípios, executando 50 apresentações e, a turnê finaliza no estado de Goiás, contemplando 4 municípios, com 50 espetáculos.

“Do Campo à Mesa”

O espetáculo “Do Campo à Mesa” nos permite refletir sobre o desafio encontrado pela agricultura em alimentar a população mundial que está em constante crescimento. Para isso, os personagens se aventurarão por temas como: a origem agrícola dos alimentos; biotecnologia e a sua aplicação na agricultura; os polinizadores naturais e sua relevância para o planeta; alimentação saudável e como comer da maneira correta; a importância da higiene no combate da contaminação durante a alimentação – tudo isso abordado de forma lúdica e com atividades interativas onde as crianças terão a oportunidade de participar do espetáculo.

“Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a agricultura deve ser responsável por 24,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em nosso país em 2023. O nosso objetivo é apresentar de uma forma artística, interativa e divertida como funciona o universo da agricultura”, afirma Christiane Deucher, idealizadora do Grupo Teatro Sustentável.

O Teatro Sustentável, que combina elementos tradicionais e contemporâneos, criou um formato de apresentação com aproximadamente uma hora de duração que, sem necessitar de recursos visuais sofisticados, encanta com sua simplicidade criativa.

Sinopse 

No espetáculo “Do campo à mesa” nossa trupe viaja do passado para o presente, em uma viagem no tempo, que desvenda os segredos da biotecnologia na agricultura.

Durante a encenação da peça eles mostram para os espectadores a origem dos alimentos, por que é saudável comer de forma variada e como higienizar bem os produtos antes de consumir.

O destaque acontece para uma participação especial no espetáculo: da abelha Jandaíra, que contará qual a sua importância para a agricultura e a relevância da  conservação da sua espécie.

Uma forma de tornar mais divertida e original a explicação do tema do espetáculo foi transformar objetos do dia-a-dia em itens de cena exclusivos no cenário de “Do Campo à Mesa”.

Thales Cristóvão é responsável pelo cenário e figurino e Laura Savlis cuida da direção do espetáculo. A apresentação encanta e conta uma história que transcende a narrativa. E, para conseguir esse resultado, houve um esforço enorme na produção da peça.

“Acredito no poder transformador do teatro. Nosso principal objetivo é levar essa arte às localidades onde muitas dessas crianças nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo de teatro. Além do conhecimento, esse espetáculo toca as crianças em todos os aspectos da arte, com figurinos exclusivos, uma linguagem poética, e uma linda direção de palco”, conclui Christiane Deucher.

Cronograma

Data: 25/08
Horário: 10h30 e 13h30
Local: EMEF Guajuviras
Endereço: Rua Andre Luiz dos Conceição, 577 – Guajuviras
Cidade: Canoas

Data: 25/08
Horário: 16h
Local: EMEF Monteiro Lobato
Endereço: Rua Montenegro, 1113 – Rio Branco
Cidade: Canoas

Data: 28/08
Horário: 8h
Local: EMEF Monteiro Lobato
Endereço: Rua Montenegro, 1113 – Rio Branco
Cidade: Canoas

Data: 28/08
Horário: 10h30 e 13h30
Local: EMEF Rio de Janeiro
Endereço: Rua Ver. Antônio Ferreira Alves, 900 – Mathias Velho
Cidade: Canoas

Data: 29/08
Horário: 10h30 e 13h30
Local: EMEF João Paulo I
Endereço: Rua São Pedro Pescador, 525 – Harmonia
Cidade: Canoas

Data: 29/08
Horário: 16h
Local: EMEF Paulo Freire
Endereço: Rua Ernesto Che Guevara, 281 – Guajuviras
Cidade: Canoas

Data: 30/08
Horário: 8h
Local: EMEF Paulo Freire
Endereço: Rua Ernesto Che Guevara, 281 – Guajuviras
Cidade: Canoas
 
Data: 30/08
Horário: 10h30 e 13h30
Local: EMEF Paulo VI
Endereço: Av. Eng. Irineu Carvalho Braga, 2781 – Bairro Fátima
Cidade: Canoas

Data: 31/08
Horário: 10h30 e 13h30
Local: EMEF Santos Dumont
Endereço: Rua Arthur Bernardes, 654 – Niterói
Cidade: Canoas

Data: 31/08
Horário: 16h
Local: EMEF Irmão Pedro
Endereço: Rua Dr. Olávo Fernandes, 68 – Estância Velha
Cidade: Canoas

Data: 01/09
Horário: 8h
Local: EMEF Irmão Pedro
Endereço: Rua Dr. Olávo Fernandes, 68 – Estância Velha
Cidade: Canoas

Data: 01/09
Horário: 13h30 e 16h
Local: EMEF Erna Wurth
Endereço: Av. Dezessete de Abril, 430 – Guajuviras
Cidade: Canoas

Cultura

Canoas recebe evento com ingresso solidário para arrecadação de alimentos a instituições sociais

Redação

Publicado

em

Canoas recebe neste sábado, 11, a Feijoada de Jorge, evento que prevê arrecadação de alimentos para instituições sociais do município. A programação ocorre das 14h às 23h, no Multiplan Hall do ParkShopping Canoas, no bairro Marechal Rondon.

A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. Os ingressos estão disponíveis nas modalidades pista e VIP e incluem a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado à Associação Pestalozzi de Canoas e à ONG Chimarrão da Amizade.

Segundo o secretário de Assistência Social, Denis Konrad, a proposta alia entretenimento e solidariedade.

“Receber um evento deste porte em nosso município e, ao mesmo tempo, garantir doações para duas instituições que realizam um trabalho de excelência reforça que estamos no caminho certo”, afirmou.

A programação reúne música e gastronomia, com apresentação principal do sambista Jorge Aragão. Também estão confirmadas atrações como Marquinhos Sensação e o grupo Entre Elas.

De acordo com a produtora responsável pelo evento, Paloma Manica, a proposta é reunir público em torno da música e da ação solidária.

“A Feijoada de Jorge busca oferecer uma experiência completa, com conexão, alegria e pertencimento, reunindo nomes como Jorge Aragão, Marquinhos Sensação e Entre Elas, além de promover o ingresso solidário, que transforma o evento em apoio concreto à comunidade por meio da arrecadação de alimentos para entidades locais”, disse.

A ONG Chimarrão da Amizade atende pessoas com deficiência intelectual, transtornos do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, além de oferecer suporte às famílias e ações de inclusão social. Já a Associação Pestalozzi de Canoas atua na garantia e defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual, sendo referência histórica na área.

Continuar a ler

Cultura

Carnaval de Canoas reúne cerca de 2,5 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

A noite do último sábado, 28, reuniu público e escolas de samba no Parque Eduardo Gomes, durante a retomada do Carnaval de Canoas. Cerca de 2,5 mil pessoas acompanharam o desfile, que marcou o retorno das apresentações no município em formato não competitivo.

A programação começou às 20h, com a proposta de integrar as entidades e celebrar a volta dos desfiles para a população. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Os desfiles tiveram início às 21h e contaram com a participação de famílias e crianças. O espaço contou com estrutura organizada, incluindo segurança, estacionamento e opções de alimentação, proporcionando um ambiente de confraternização entre os presentes.

Sete escolas de samba participaram da retomada. Abriram o desfile Os Soares, seguidos por Unidos da Guajuviras e Império da Matias. Na sequência, passaram pela avenida Tradição de Niterói, Aquarela do Samba, Nenê da Harmonia e Rosa Dourada.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio Santos, destacou a importância do resgate da cultura no município de Canoas e o momento de alegria para os simpatizantes do Carnaval.

“Estou muito feliz com a entrega do nosso trabalho. Ver, no rosto de cada um, a felicidade de participar deste momento de retorno é gratificante. É um momento importante de retomada, que valoriza o trabalho e a dedicação de cada escola que aqui participou”, afirmou.

Após o término do desfile, Paula Veronica Zylbersztejn, porta-bandeira da escola Unidos da Guajuviras, afirmou:

“Nosso Carnaval, em qualquer lugar que estejamos, é resistência. Reforçarmos o nosso trabalho e oferecemos mais alegria à população.”

O coreógrafo Wesley Soares, da escola Império da Mathias, destacou:

“Fui criado no meio do Carnaval e honro minhas raízes. Hoje foi um recomeço e estamos felizes com esta oportunidade.”

Muito emocionada, Idelci da Silva César, da escola Tradição de Niterói, declarou:

“Amo o Carnaval. Tive um AVC há quatro anos e, mesmo assim, voltar à avenida foi uma emoção enorme. No ano que vem, estarei aqui novamente com a minha família.”

 

Continuar a ler

Cultura

Vitor Kley, Cachorro Grande e Ultramen comandam o St. Patrick’s Day em Canoas

Redação

Publicado

em

Vitor Kley

Neste sábado e domingo, dias 21 e 22, o ParkShopping Canoas promove a 2ª edição do Festival St. Patrick’s Day, com dois dias de música ao vivo, gastronomia e entrada gratuita. Promovido em parceria com o Capim Burguer, o evento acontece das 14h às 22h, no Multiplan Hall, em área interna do shopping, com acesso sujeito à lotação do espaço.

Entre os destaques da programação estão o cantor e compositor Vitor Kley, fenômeno do pop nacional conhecido por sucessos como “O Sol” e “Morena”, e a banda Cachorro Grande, referência do rock brasileiro dos anos 2000. Também sobem ao palco a Ultramen, com sua mistura de rock, rap e reggae, além de Carlinhos Carneiro, Dudu Cardoso, Kupinshas e os DJs Cabral e Roger.

Inspirado na tradicional celebração irlandesa do dia 17 de março, o St. Patrick’s Day se popularizou no Brasil nos últimos anos e passou a integrar o calendário cultural de grandes cidades, reunindo público em torno da música, do chope e do clima festivo marcado pela cor verde.

Programação:

Sábado (21/03)

14h – DJ Cabral

16h – Dudu Cardoso

19h – Carlinhos Carneiro

21h – Vitor Kley

 

Domingo (22/03)

14h – DJ Roger

16h – Kupinshas

18h – Ultramen

20h – Cachorro Grande

banda Cachorro Grande

banda Cachorro Grande

banda Ultramen

banda Ultramen

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques