Geral
Previsões climáticas para Canoas indicam aumento gradual da temperatura; confira como será a semana

De acordo com o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima/Defesa Civil), a previsão é de chuva no início do mês de agosto, e os prognósticos apontam para aumento gradual de temperatura nos próximos dias.
O último dia de julho começou com o registro de menos frio pela manhã em relação às mínimas do final de semana.
Os marcadores logo cedo apontaram 8ºC. À tarde, com o aquecimento gradual, podem alcançar os 25ºC.
Mais previsões
Nos primeiros dias de agosto, as máximas aumentam ainda mais. Na terça-feira, 1º, chega aos 27ºC, e na quarta-feira, 2, pode alcançar os 28ºC.
Esse aumento gradativo na temperatura será interrompido apenas na quinta-feira, 3, com a mudança de direção do vento.
A máxima prevista para este dia é de 19ºC. O fenômeno não deve causar chuva na cidade.
Confira a previsão para a semana em Canoas:
Terça-feira (1º) – Dia ensolarado com grande amplitude térmica, com possibilidade de cerração no começo da manhã. Mínima de 13ºC e máxima de 27ºC.
Quarta-feira (2) – Outro dia de predomínio do sol, com chance de nevoeiro durante a manhã. Céu claro e temperatura alta no período da tarde. Mínima de 13ºC e máxima de 28ºC.
Quinta-feira (3) – Sol entre nuvens. A sensação térmica muda com a queda nas temperaturas em virtude da mudança da direção do vento. Mínima de 13ºC e máxima de 19ºC.
Sexta-feira (4) – Sol entre nuvens com previsão de tempo nublado da tarde em diante. O tempo fica abafado na cidade. Mínima de 14ºC e máxima de 24ºC.
Geral
Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.
De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.
Como será o processo de habilitação
Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.
Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.
O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.
O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.
Principais mudanças na legislação
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.
A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.
Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.
Geral
Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas
Geral
Primeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU

O primeiro bebê nascido em Canoas em 2026 é um menino e se chama Ravi. Ele nasceu em casa por volta das 7h20 da manhã de quinta-feira e, em seguida, foi encaminhado para atendimento no Centro Obstétrico do Hospital Universitário de Canoas (HU Canoas), sob gestão da Associação Saúde em Movimento (ASM).
Ravi chegou ao hospital pesando 2,230 kg e recebeu todos os cuidados necessários da equipe multiprofissional da instituição. A mãe, Lisiane Lacerda, e o bebê passam bem e seguem em acompanhamento pós-nascimento.
Ainda nas primeiras horas de vida, Ravi já tomou o primeiro banho e, no colo da mãe, iniciou a amamentação, demonstrando boa adaptação ao leite materno.

Economia1 semana atrásCanoas lidera em primeiro lugar o ranking do IPM 2026 e terá o maior repasse de ICMS do Estado
Fazenda1 semana atrásIPTU 2026: prazo para pagamento em cota única com desconto de até 15% termina em 5 de janeiro

Geral1 semana atrásGoverno do Estado divulga lista definitiva da 2ª edição do Programa Partiu Futuro Reconstrução

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU

Serviços1 semana atrásGoverno federal divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2026
Oportunidade23 horas atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Economia1 semana atrásÚltimas horas: apostas da Mega da Virada terminam às 20h desta quarta-feira, 31
Geral4 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul






















































