Cultura
Músico de Israel ministra masterclass na Capela da Ulbra em encontro Nacional de Organistas

O professor Alexander Gorin, de Israel, ministrou uma masterclass na manhã de quarta-feira, 19, na Capela da Ulbra. O evento faz parte do XXVIII Encontro Nacional de Organistas e da I Semana do Órgão na UFRGS.
Apesar do frio intenso, que afeta o órgão de tubos, a aula foi calorosa, assim como a receptividade ao músico.
O isarelense está pela primeira vez no Rio Grande do Sul. Por conta da música, atravessa o mundo como convidado solista da Orquestra Filarmônica de Israel, desde 1991. Já veio ao Brasil várias vezes, em São Paulo e Rio de Janeiro, e em países como Argentina e Chile.
“O coração e a alma que importam”, brinca, referindo-se ao clima gelado que temos enfrentado no RS.
Sobre o artista
Alexander é formado pela Academia de Música do Azerbaijão em Baku, com especialização em órgão e piano. Complementou os seus estudos de órgão em Riga (Letônia) com Larisa Bulava, bem como com os principais organistas das Academias Internacionais de Órgão em Haarlem (Holanda) e Gotemburgo (Suécia) e várias masterclasses.

Alexander Gorin/ Foto: Fabrício Fonseca/Ulbra
O desenvolvimento artístico de Alexander recebeu impulsos significativos após estudos com o organista Ludger Lohmann, na Musikhochschule, em Stuttgart, na Alemanha. Ele atuou também como solista ao órgão para a Sociedade Estadual Filarmônica Krasnoyarsk, na Sibéria, Rússia, com inúmeras aparições como convidado.
Pelo mundo
A rotina do músico é bastante variada, participa de concertos em Israel, na Europa, América do Sul e no Extremo Oriente. Já se apresentou no Grande Salão da Filarmónica em São Petersburgo, na Rússia, e participou do Festival Internacional de Israel em Jerusalém. Para comemorar o 250º aniversário de J.S. Bach, fez vários concertos no J.S. Bach Organ Solo-Festival, em Tel Aviv.
Instrumento neobarroco
Ainda nesta quarta, também ocorreu, dentro da programação, a visita ao órgão de tubos da Ulbra, um dos maiores do Sul do Brasil.
O instrumento neobarroco tem 6,3 metros de altura e, devido à complexidade, levou dois anos para a fabricação. Foi feito pelo alemão naturalizado brasileiro Manfred Ronald Worlitschek, que faleceu em janeiro de 2019, aos 60 anos.
Composto por mais de 45 registros cilíndricos, fabricados em madeiras como ébano, mogno e cedro, e metais como aço e bronze, o órgão foi oficialmente inaugurado em 2003, após a conclusão das reformas da Capela Universitária.
Apresentação
Ainda é possível participar do Concerto Coletivo, em que os participantes do encontro se revezarão para tocar o instrumento, na Capela da Ulbra, na sexta-feira, 21, das 16 às 17 horas. A atividade marcará o encerramento do evento.
“Está sendo uma oportunidade única de conhecer o trabalho de um grande organista e professor que estudou com grandes profissionais. Durante a semana, foram muitas atividades, desde performance, palestras, masterclass e oficinas de improvisação e fabricação de órgãos de tubos”, ressalta a professora titular de Órgão na UFRGS, Any Raquel Carvalho.
Multicultural
Estão participando das atividades alunos vindos da Argentina, do Uruguai e do Brasil – São Paulo, Brasília e Curitiba. Cursando há um ano “Órgão” na Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, Sofia Barabino veio especialmente ao Rio Grande do Sul para o evento.
“Fiz o melhor que pude ao tocar o instrumento. Foi a minha primeira experiência”, explica. A jovem toca piano e viola da gamba. Ficou sabendo do evento por um colega de curso e está satisfeita com a iniciativa.
Cultura
Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.
Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.
A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.
Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.
A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).
“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.
Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]
UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas
Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013
27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30
28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h
*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Cultura
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Pontos de venda:
- Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
- Ponto físico: Clube Tradição
- Pagamento em dinheiro: sem taxa
- Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%
Horários de atendimento na bilheteria:
- Terça-feira: das 20h à 1h
- Sextas e sábados: das 17h às 4h
Informações
Cultura
Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.
Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.
A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.
A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.
Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.
Serviço:
- Espetáculo COMA
- Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
- Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
- Classificação: 16 anos
- Duração: 60 minutos
- Estreia: Setembro de 2025
- Cidade: Canoas (RS)
- Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
- instagram @projeto.coma
- Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano
- Destaques1 semana atrás
Canoas cobra governo estadual por recursos para reconstrução: “A cidade não pode mais esperar”, diz prefeito
- Estado1 semana atrás
CHUVAS: Governo do Estado disponibiliza mapa com informações sobre bloqueios parciais e totais nas rodovias gaúchas
- Notícias1 semana atrás
Canoas decreta situação de emergência devido a alagamentos e chuvas intensas
- Comunidade1 semana atrás
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil
- Canoas4 dias atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Enchente 2024 Canoas2 dias atrás
Canoas vai receber mais de R$ 300 milhões para obras de prevenção e reconstrução, garante Busato
- Cultura3 dias atrás
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
- Política3 dias atrás
Na CICS, deputado federal Busato se posiciona contra aumento de impostos em Canoas