Conecte-se conosco

header-top


 






 

08/04/2025
 

Geral

Projeto leva contação de histórias, capacitação de professores e arrecadação de livros a escolas de Canoas

Redação

Publicado

em

Projeto leva contação de histórias, capacitação de professores e campanha de arrecadação de livros a escolas

O Bibi Móvel, repleto de livros, percorrerá algumas cidades do estado para visitar escolas e convidar crianças e adolescentes a conhecerem novas histórias e universos.

Com um acervo formado por obras que fazem parte do Clube de Leitura ODS, alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a biblioteca móvel será palco de leituras encenadas cheias de magia e encantamento.

A responsável pela execução do projeto Bibi, Luciana Tondo, comenta sobre a importância de incentivar e fortalecer o hábito da leitura em locais de acesso limitado à cultura.

“Vamos levar ações artísticas para circular em regiões em situação de vulnerabilidade, estimulando o hábito da leitura nas crianças através de uma proposta diferenciada, onde o livro ganha vida através da contação de histórias e a biblioteca se apresenta como algo móvel, dinâmico, que pode ir para qualquer lugar e abrir um universo de possibilidades, assim como o livro é na vida das pessoas”, explica Luciana.

A inspiração para a criação da leitura encenada, prevista nas ações do projeto, tem origem a partir de dois livros que falam sobre a importância da palavra e do quanto é fundamental ter cuidado ao usá-la: Planeta Caiqueria, do escritor e ilustrador gaúcho, Hermes Bernardi Jr. (em memória) e A Grande Fábrica de Palavras, da escritora francesa, Agnès de Lestrade.

Segundo Luciana, a ideia do projeto da biblioteca móvel surgiu durante a pandemia com o objetivo de oferecer arte a quem não tinha acesso às lives virtuais.

A proposta inicial era distribuir livros nos portões das residências e, com a retomada do presencial, evoluiu para o projeto que será executado em versão itinerante, presencial e totalmente gratuita em escolas.

“Queremos levar esta prática para dentro das instituições escolares e envolver professores e alunos ao apresentar uma nova forma de vivenciar o lúdico”, acrescenta Bruno Prandini, diretor artístico do projeto.

A iniciativa que pretende impactar 1.800 alunos e 90 professores é voltada, principalmente, às crianças e adolescentes de 6 a 12 anos de idade, das cidades de Porto Alegre, Canoas, Montenegro e Triunfo.

Além disso, a circulação do Bibi Móvel também traz ações de formação e fruição. Para os professores, será oferecida uma capacitação para trabalhar com A Hora do Conto em sala de aula. Nesta ação pedagógica, o orientador incentiva a interação da criança ou adolescente com a leitura por meio de contação de histórias, e desperta para a imaginação, desenvolvimento intelectual e o gosto pelos livros.

Além da programação educativa e cultural, uma campanha de arrecadação de livros será criada para beneficiar as instituições que o Bibi visitou e cada cidade contemplada receberá um acervo de 400 livros para estruturar as bibliotecas escolares de sua região.

Durante o processo de curadoria, foram selecionadas obras que possam contemplar tanto crianças quanto pré-adolescentes, em títulos que falam sobre o respeito, a empatia, a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade.

O projeto conta com a produção da Amora Produções Culturais e patrocínio da empresa John Deere via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Programação e escolas contempladas

– 03/07 – Apresentação POA (Escola Décio Costa)
– 07/07 – Apresentação Canoas (Primeiro Saque)
– 10/07 – Apresentação Canoas (Casa Acolhida)
– 14/07 – Apresentação (Escola Steigleder)
– 15/07 – Oficina para professores Montenegro
– 17/07 – Apresentação Triunfo (Escola Municipal de Ensino Médio Gonçalves Dias)
– 07/08 – Apresentação POA (Inst. Kinder)
– 11/08 – Apresentação POA (Projeto Wimbelendon)
– 26/08 – Oficina para professores Porto Alegre (Studio Stravaganza)
– 14/09 – Apresentação Santa Maria
– 15/09 – Apresentação Santa Maria
– 16/09 – Oficina para professores Santa Maria
 

 

Geral

Projeto oferece apoio psicológico e escuta a professores da rede municipal de ensino de Canoas

Redação

Publicado

em

Projeto oferece apoio psicológico e escuta a professores da rede municipal de ensino de Canoas

Um ambiente de acolhimento com apoio psicológico e escuta destinado a professores da rede municipal de ensino de Canoas é proporcionado por meio do programa “Vamos conversar?”. A ação de responsabilidade da Unidade de Gestão do Cuidado, da Secretaria Municipal da Educação (SME), conta com a parceria do curso de psicologia da Unilassale.

O suporte destinado para docentes, membros de equipes diretivas e orientadores reflete diretamente no bem-estar e saúde mental dos participantes que possuem encontros, divididos em grupos, aos sábados pela manhã e nas segundas-feiras à noite. A primeira atividade aconteceu na manhã do último sábado (5), no Unilasalle, com presença de 33 educadores.

“A ação está organizada para esse acolhimento e acompanhamento psicológico em cinco encontros nesse primeiro semestre. Já temos cinco grupos formados; um destinado à diretoras, vice-diretoras, orientadores e supervisores, e outros quatro grupos com professores e profissionais de apoio”, explica o gestor da Unidade de Gestão do Cuidado da SME, Cleber Melo da Silva.

A preocupação com questões relacionadas à saúde mental resultou na disponibilização desse atendimento gratuito.

“Fornecer esse serviço para nossa rede é uma demanda dos nossos profissionais, pois o estresse, o burnout, ansiedade e depressão, são questões de saúde mental com ampla dimensão na saúde pública. A SME entende que sua parcela de participação de corresponsabilidade está em garantir espaços de acolhimento para seus profisisonais”, disse.

Professores e membros de equipes diretivas da rede interessados em participar do programa podem procurar a Unidade de Gestão do Cuidado, na sede da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças) ou então entrar em contato pelo telefone (51) 3425 7701.

Continuar a ler

Comunidade

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

Redação

Publicado

em

Centro de Convivência do Idoso em Canoas oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e tecnologia

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças, está com inscrições abertas para diversas atividades voltadas à promoção da saúde física, mental e da inclusão social de pessoas idosas. A programação inclui aulas de ginástica, pilates, inclusão digital, coral, entre outras, todas oferecidas gratuitamente.

Com uma rotina diária de atividades, o espaço busca proporcionar um envelhecimento ativo e saudável. A chefe de unidade do CCI, da Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão, Camila Ferreira, destaca que “o objetivo é ampliar a participação da comunidade idosa, queremos que os idosos estejam ativos, integrados e protegidos. Nós dizemos que o curso de inclusão digital é de inclusão social também, eles têm dificuldade às vezes de pegar um Uber, querem explorar mais as ferramentas do WhatsApp, a intenção é mostrar que eles também podem continuar aprendendo”.

A professora Jenifer Cavalhero, que atua no local há dois anos, enfatiza os benefícios das aulas, “eles melhoram a qualidade de vida e conquistam autonomia, e mais do que isso: convivem, se divertem e criam vínculos. A cada dois meses fazemos confraternizações que são muito importantes para o bem-estar do grupo”.

Entre os participantes, a alegria em fazer parte das atividades é evidente. Nélia Flores, de 63 anos, aluna de ginástica e pilates, diz que o espaço é um refúgio para a alma, “a dança liberta, traz saúde mental. Aqui somos tratados com carinho, principalmente depois da enchente. Canoas é vitoriosa e a gente também precisa se sentir assim”.

José Carvalho do Nascimento participa do curso de inclusão digital e relata a importância da inclusão tecnológica, “se a gente não acompanhar, fica pra trás. Aqui eu aprendo, faço amizades e isso faz bem pro ser humano.” Já dona Luisa Pereira, de 83 anos, é enfática: “Conviver com pessoas é a melhor coisa que existe. Eu adoro estar aqui”.

Confira a programação completa do CCI:

  • Aula de ginástica: segundas e quartas, das 8h30 às 9h30
  • Pilates no solo: segundas e quartas, das 9h30 às 10h30
  • Ginástica do cérebro: terças, das 14h30 às 15h30 (a partir de 22/04)
  • Tricô e crochê: quartas, das 14h às 15h (a partir de 23/04)
  • Coral Vozes da Sabedoria: quartas, das 15h30 às 16h30
  • Inclusão digital: quintas, das 14h30 às 15h30 (a partir de 24/04)

As aulas são realizadas na sede do CCI, localizada na Rua Clemente Pinto, 92. Para mais informações ou para se inscrever, os interessados podem ir até o local ou entrar em contato pelo telefone (51) 3463-8428 ou WhatsApp (51) 98255-1217.

Continuar a ler

Meio Ambiente

Arte pela reciclagem: Canoas recebe o Pimp Nossa Cooperativa

Redação

Publicado

em

Arte pela reciclagem Canoas recebe o Pimp Nossa Cooperativa

No dia 12 de abril, o Pimp Nossa Cooperativa, ação do Pimp My Carroça, desembarca em Canoas, Rio Grande do Sul, para revitalizar a Cooperativa Mãos Dadas. Por meio da grafitagem dos muros e paredes da cooperativa, ações de saúde e bem estar e da implementação de melhorias na segurança do trabalho, o projeto fortalece a estrutura de cada cooperativa pimpada, tornando-as referência socioambiental no território.

Na ocasião, artistas de Canoas e região irão colorir os muros da associação de materiais recicláveis constituindo uma verdadeira exposição a céu aberto. A ação prevê ainda melhorias na sede, como a pintura de sinalização de segurança do trabalho, além da distribuição de kits com camisetas, luvas, máscaras e óculos de proteção individual.

Os profissionais da reciclagem necessitam de visibilidade e reconhecimento, desde as catadoras e catadores que atuam de forma autônoma nas ruas até aqueles organizados em cooperativas e associações. Todos são essenciais para a gestão de resíduos urbanos.

A ação oferece um espaço de reconhecimento e valorização, onde a arte e a cultura se tornaram ferramentas de ressignificação sobre o trabalho dos catadores. A presidenta da Mãos Dadas, Janaína Moura, comenta sobre a importância do espaço:

“Passo a ajudar pessoas que a vida melhorou após ingressar na cooperativa, pessoas que catavam puxando carroça na chuva, no sol, com a renda que tirava mal dava para sobreviver. Mães que moravam de favor com seus filhos sofrendo humilhação, após vir trabalhar na cooperativa conseguiram alugar uma casa para viver. E não menos importante o trabalho ambiental e social”.

A programação do evento contará com atividades culturais, oficinas e ações de saúde para as cooperadas e cooperados. Entre os destaques, estão oficinas de graffiti, discotecagem, apresentações musicais e atividades voltadas ao bem-estar dos trabalhadores.

“O Pimp Nossa Cooperativa é uma ação que transcende a revitalização estética do espaço, lançando um poderoso holofote sobre o real potencial do trabalho dos catadores de materiais recicláveis”, afirma a diretora executiva do Pimp My Carroça, Nanci Darcolléte.

O evento é uma realização do Pimp My Carroça, com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Tetra Pak.

Sobre o Pimp My Carroça

O Pimp My Carroça surge em 2012 a partir de um evento colaborativo no Vale do Anhangabaú. Foram reformadas e pintadas carroças de catadoras/es de materiais recicláveis, além de atendimento de saúde e atividades culturais. Nos últimos 12 anos, foram criadas diversas áreas, programas e ações com base em nossa missão: promover visibilidade e a remuneração justa de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Auxílios e programação 

Durante a ação, serão distribuídos kits de segurança do trabalho (EPIs) para os cooperados, artistas e equipe. Confira a line-up de artistas e programação completa:

Artistas participantes:

Programação:

08h00

– Abertura + discotecagem

– MC Tia Crazy + DJ Ita

08h30

– Tenda dos Erês: pinturas de rosto, desenhos e brincadeiras

09h00

– Oficina de trança Nagô com Jacihair

09h00

– Manicure com Carol Moreira

10h30

– Oficina de graffiti com Danna

11h00 

– Show do Circo Jardim com palhaço

13h30

– Discotecagem com DJ Abú

13h30

– Oficina de trança Nagô com Jacihair

13h30

– Manicure com Carol Moreira

14h00

– Oficina de graffiti com Danna

14h00

-Show de rap com Muka MC

14h30

-Show de rap com Thymen

15h00

-Show de sertanejo com Jonnas Nunes

16h00

-Apresentação D’Vilas

_________________________________________________________________________

 

Serviço:

Pimp Nossa Cooperativa

Cooperativa Mãos Dadas

12 de agosto | 8h-17h

R. Prof. Ney Lobo, 85 – Fátima, Canoas

_______________________________________________

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasallediadamulher

Destaques