Conecte-se conosco

header-top







 

04/08/2026
 

Geral

Unisuper seleciona candidatos a vagas de emprego após palestra na Prefeitura na próxima quinta-feira

Redação

Publicado

em

511 postos de trabalho estão disponíveis em Canoas; confira vagas

Na quinta-feira, 25, o Banco de Oportunidades em parceria com a rede Unisuper, promove a palestra “Mundo do Trabalho”. A atividade terá início às 14h, no Auditório Sady Schivitz, no prédio da Prefeitura de Canoas. Ao final do evento, o público poderá participar da seleção de vagas do Unisuper. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

Dicas na hora de se apresentar

A diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional da Smdeti, Gislaine Silveira, responsável pela gestão do Banco de Oportunidades e do Feirão de Empregos de Canoas, explica que a iniciativa pretende ajudar os candidatos às vagas de empregos a terem mais chances nas entrevistas, com dicas que vão desde a elaboração de currículos até como se portar e se apresentar aos entrevistadores.

“Tanto o Banco de Oportunidades como o Feirão de Empregos oferecem muitas vagas. Porém, recebemos muitos currículos mal feitos ou com baixa qualidade de informações. Nas entrevistas, há muitas pessoas que não se preocupam em causar uma boa impressão, que não demonstram real interesse em ocupar a vaga. E isso pode ser por falta de conhecimento, por isso queremos fazer essa palestra e também falar sobre como o profissional deve se portar depois de contratado”, afirma.

Leia também: 717 vagas de emprego disponíveis no Banco de Oportunidades de Canoas

Por estar intermediando a relação entre trabalhadores e empresas, a diretora frisa que os empregadores levam muitos detalhes em consideração e que estar preparado para uma entrevista pode fazer toda a diferença para a contratação. “É nosso papel ajudar e facilitar o recrutamento de trabalhadores canoenses e para isso faremos mais essa ação de afinar o interesse das empresas com a capacitação dos entrevistados”, destaca.

Participação de analistas da Unisuper

A palestra vai ter participação de analistas de recursos humanos da rede Unisuper, que falarão sobre aspectos positivos de uma entrevista e farão uma análise da situação do mercado de trabalho e das novas tendências.

A atividade abordará também como o trabalhador pode evoluir e crescer profissionalmente dentro das empresas. Por fim, os analistas farão entrevistas com todos os participantes que quiserem concorrer a uma vaga na rede de mercados.

Geral

Canoas retira toneladas de resíduos em ação contra descarte irregular no Mathias Velho

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

A Prefeitura de Canoas realizou, na segunda-feira, 3, uma força-tarefa de limpeza na Rua Curitiba, no bairro Mathias Velho. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, removeu resíduos e entulhos descartados de forma irregular em um dos pontos da região.

De acordo com a prefeitura, a operação contou com uma retroescavadeira e três caminhões truck. O serviço faz parte das ações permanentes de limpeza urbana desenvolvidas no município. Segundo a administração municipal, cerca de 1.400 toneladas de resíduos e entulhos são recolhidas semanalmente em diferentes bairros.

O secretário adjunto operacional da Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, Márcio Oliveira, afirmou que o descarte irregular de lixo compromete o sistema de drenagem da cidade.

“Estamos retirando uma grande quantidade de lixo descartado de forma irregular. Quando chove, esse material é levado para as bocas de lobo e acaba chegando às casas de bombas, comprometendo o funcionamento do sistema e aumentando o risco de alagamentos. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas é fundamental que a população também colabore, descartando corretamente seus resíduos e preservando os espaços públicos”, disse.

Moradora da Rua São Gabriel há mais de 20 anos, Marli Terezinha relata que o descarte irregular é frequente na região e que o problema se intensifica em dias de chuva.

“Moro aqui há mais de 20 anos e vejo muitas pessoas jogando lixo nesse local. Sempre que chove, os alagamentos aparecem e quem sofre somos nós, moradores. A Prefeitura realiza a limpeza constantemente, mas, sem a colaboração da população, o problema continua. Precisamos que cada um faça a sua parte”, afirmou.

Segundo a prefeitura, a ação integra o programa Cidade Limpa, voltado à orientação sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e ao combate ao descarte irregular em vias e espaços públicos.

O município também mantém o programa “Quem Suja, Paga a Conta”, que prevê fiscalização e aplicação de multas para quem descartar lixo ou entulho de forma irregular. Conforme a administração municipal, a prática é considerada infração administrativa pela Lei Municipal nº 4.980/2005 (Código Municipal de Limpeza Urbana).

As multas variam de 50 a 400 Unidades de Referência Municipal (URMs), conforme a gravidade da infração. Atualmente, cada URM corresponde a R$ 4,62, de acordo com o Decreto Municipal nº 008/2026.

Como denunciar

Quem flagrar o descarte irregular de lixo ou entulho pode fazer denúncias pelos seguintes canais:

Central de Atendimento ao Cidadão (CAC): 0800 510 1234;

WhatsApp da Diretoria de Limpeza Urbana: (51) 98255-2777;

E-mail: atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br.

Continuar a ler

Policial

Canoense de 23 anos é investigado em operação contra grupo suspeito de planejar ataque nas eleições

Avatar

Publicado

em

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira, 4, a Operação Rede Interrompida para investigar um grupo suspeito de planejar um atentado durante o período eleitoral de 2026. A ofensiva ocorreu simultaneamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Pernambuco, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em Canoas, um dos mandados foi cumprido no bairro Rio Branco. No local, foram apreendidos aparelhos eletrônicos e outros objetos que serão encaminhados para perícia. O investigado não foi preso e seguirá sendo apurado.

A ação no município foi realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, em apoio à investigação conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal.

Segundo a Polícia Civil, as investigações apontam que integrantes do grupo discutiam a possibilidade de realizar um ataque durante um debate presidencial do segundo turno das eleições, incluindo o uso de explosivos no local do evento. As apurações também identificaram conversas sobre invasão de prédios públicos, compartilhamento de mapas, plantas arquitetônicas de edifícios em Brasília, recrutamento de participantes e manuais para fabricação de artefatos explosivos.

Segundo a Polícia Civil, os investigados utilizavam grupos em aplicativos de mensagens e ambientes da chamada “dark web” para fazer referências a uma possível mobilização durante o período eleitoral. As diligências buscam esclarecer a natureza dessas comunicações e verificar se houve planejamento de ações criminosas.

A investigação teve início após a análise de um relatório técnico elaborado pelo Ciberlab, laboratório vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo a Polícia Civil, os suspeitos têm entre 19 e 31 anos e são investigados, em tese, pelos crimes de associação criminosa, incitação ao crime, apologia de crime ou criminoso e infrações previstas na legislação antirracismo. Até o momento, os fatos não foram enquadrados na Lei de Terrorismo. A responsabilização individual dependerá da análise pericial do material apreendido e da conclusão do inquérito.

Continuar a ler

Geral

Defesa Civil de Nova Santa Rita retira mais de 50 pessoas de áreas ribeirinhas por causa da elevação dos rios

Avatar

Publicado

em

A Defesa Civil de Nova Santa Rita intensificou o atendimento às comunidades ribeirinhas devido à elevação dos rios que passam pelo município. As equipes seguem realizando monitoramento das áreas consideradas de risco, orientando moradores e auxiliando famílias afetadas pela cheia.

Até o início da noite de quinta-feira, 30, mais de 50 pessoas haviam deixado suas residências de forma preventiva com apoio da Defesa Civil. Além da retirada dos moradores, as equipes também estão auxiliando no transporte de móveis, eletrodomésticos e outros pertences para reduzir possíveis prejuízos.

O Centro Humanitário do município permanece preparado para receber famílias que precisem sair de suas casas. Uma família já está abrigada no local, que tem capacidade para atender até 300 pessoas, com estrutura de alimentação e acolhimento.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, as equipes estão acompanhando a situação dos rios e atuando nas comunidades ribeirinhas para atender os moradores.

“Desde o primeiro momento estamos acompanhando de perto a situação dos rios e atuando nas comunidades ribeirinhas. Nossa prioridade é preservar vidas. As equipes estão nas ruas auxiliando as famílias, retirando móveis e oferecendo toda a estrutura necessária para quem precisar deixar sua residência”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil de Nova Santa Rita, Tiago Chuaste, informou que o trabalho de monitoramento segue de forma contínua e preventiva.

“Nossas equipes permanecem em campo durante todo o dia monitorando as áreas mais vulneráveis e mantendo contato direto com os moradores. As remoções estão sendo realizadas de forma preventiva, sempre priorizando a segurança das famílias”, disse.

A Defesa Civil orienta que moradores de áreas de risco acompanhem as informações divulgadas pelos canais oficiais do município. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone (51) 98922-8949.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques