Geral
Unisuper seleciona candidatos a vagas de emprego após palestra na Prefeitura na próxima quinta-feira

Na quinta-feira, 25, o Banco de Oportunidades em parceria com a rede Unisuper, promove a palestra “Mundo do Trabalho”. A atividade terá início às 14h, no Auditório Sady Schivitz, no prédio da Prefeitura de Canoas. Ao final do evento, o público poderá participar da seleção de vagas do Unisuper. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.
Dicas na hora de se apresentar
A diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional da Smdeti, Gislaine Silveira, responsável pela gestão do Banco de Oportunidades e do Feirão de Empregos de Canoas, explica que a iniciativa pretende ajudar os candidatos às vagas de empregos a terem mais chances nas entrevistas, com dicas que vão desde a elaboração de currículos até como se portar e se apresentar aos entrevistadores.
“Tanto o Banco de Oportunidades como o Feirão de Empregos oferecem muitas vagas. Porém, recebemos muitos currículos mal feitos ou com baixa qualidade de informações. Nas entrevistas, há muitas pessoas que não se preocupam em causar uma boa impressão, que não demonstram real interesse em ocupar a vaga. E isso pode ser por falta de conhecimento, por isso queremos fazer essa palestra e também falar sobre como o profissional deve se portar depois de contratado”, afirma.
Leia também: 717 vagas de emprego disponíveis no Banco de Oportunidades de Canoas
Por estar intermediando a relação entre trabalhadores e empresas, a diretora frisa que os empregadores levam muitos detalhes em consideração e que estar preparado para uma entrevista pode fazer toda a diferença para a contratação. “É nosso papel ajudar e facilitar o recrutamento de trabalhadores canoenses e para isso faremos mais essa ação de afinar o interesse das empresas com a capacitação dos entrevistados”, destaca.
Participação de analistas da Unisuper
A palestra vai ter participação de analistas de recursos humanos da rede Unisuper, que falarão sobre aspectos positivos de uma entrevista e farão uma análise da situação do mercado de trabalho e das novas tendências.
A atividade abordará também como o trabalhador pode evoluir e crescer profissionalmente dentro das empresas. Por fim, os analistas farão entrevistas com todos os participantes que quiserem concorrer a uma vaga na rede de mercados.
Policial
Polícia investiga suspeita de xenofobia contra juiz sergipano em restaurante de Porto Alegre

A Polícia Civil investiga uma suspeita de ataque xenofóbico contra um juiz natural de Aracaju, em Sergipe, durante uma visita a um restaurante em Porto Alegre. O caso teria ocorrido no bairro Praia de Belas e envolve relatos de ofensas relacionadas à origem nordestina do magistrado.
Segundo o relato do juiz Francisco Tojal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o episódio começou quando ele pediu informações sobre o prato à la minuta, tradicional no Rio Grande do Sul. Ao demonstrar que não conhecia a refeição pelo nome, ele teria sido alvo de comentários debochados e xingamentos feitos por um homem que estava em uma mesa próxima.
Conforme o magistrado, as ofensas teriam sido motivadas por seu sotaque e sua origem regional. O homem também teria feito referências políticas durante a discussão.
Investigação policial
A ocorrência foi registrada em 8 de outubro. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância solicitou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, além da identificação do suspeito e de duas testemunhas.
Até a publicação das informações, o restaurante ainda não havia respondido à solicitação, e o suspeito não havia se manifestado à polícia nem apresentado advogado.
Juiz estava em Porto Alegre para palestra
Francisco Tojal estava na Capital gaúcha para ministrar uma palestra sobre violência de gênero na infância e na adolescência.
O caso é investigado como uma possível prática de discriminação por origem regional. A apuração busca esclarecer as circunstâncias do episódio e identificar os envolvidos.
Atos de discriminação contra pessoas em razão de sua origem regional podem ser enquadrados na legislação antirracismo, conforme as circunstâncias do caso.
Policial
Pastor de 53 anos é morto a tiros dentro de igreja em São Leopoldo

Um pastor de 53 anos foi morto a tiros dentro de uma igreja na noite de segunda-feira, 12, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu na Igreja Esperança em Jesus Cristo, localizada na Rua Eva Moreira dos Santos, na comunidade Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga.
A vítima foi identificada como Cláudio Roberto da Silva. Ele teria sido abordado nas proximidades de casa e levado até a igreja por dois homens encapuzados.
No local, os suspeitos efetuaram disparos contra o pastor e fugiram em seguida. Cláudio foi atingido no tórax e morreu no local.
Polícia investiga o homicídio
O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Leopoldo. Até a publicação das informações, os suspeitos não haviam sido identificados e ninguém havia sido preso.
A investigação busca esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pela morte do pastor.
Velório e sepultamento
O velório de Cláudio estava previsto para terça-feira, 13, a partir das 20h. O sepultamento foi marcado para quarta-feira, 14, às 10h, no Cemitério da Feitoria, em São Leopoldo.
Geral
Prefeitura de Gravataí vai publicar chamamento para Mercado Público a partir da próxima terça-feira

A Prefeitura de Gravataí publicará, no dia 13 de outubro, o chamamento público para selecionar os permissionários que ocuparão os espaços do Mercado Público. As inscrições ficarão abertas até 13 de novembro, e os selecionados devem ser divulgados até o fim do mês.
A inauguração do espaço está prevista para 25 de março de 2027, durante a realização da Feira do Peixe.
A formalização dos contratos com os permissionários está programada para a primeira semana de dezembro. Depois disso, cada estabelecimento deverá apresentar seu projeto, que será analisado pela Prefeitura até 24 de dezembro. O município também realizará licitações para contratar os serviços necessários ao funcionamento do Mercado.
A administração municipal assumirá temporariamente a gestão do espaço enquanto prepara a abertura ao público. A medida foi adotada após a atual concessionária não comprovar o cumprimento das obrigações previstas no contrato, no edital e em seus anexos. Em setembro, a Prefeitura iniciou os procedimentos para rescindir o contrato.
O município pretende concluir a seleção dos permissionários, a contratação dos serviços e a preparação da estrutura para abrir o Mercado Público em março de 2027.
Defesa Civil6 dias atrásDefesa Civil de Canoas alerta para risco alto de temporais, vento forte e granizo nesta quinta-feira
Eleições 20261 semana atrásEleições 2026: veja quantos votos receberam os vereadores de Canoas

Defesa Civil5 dias atrásDefesa Civil do RS emite alerta vermelho para risco de inundação do Rio Uruguai em Itaqui

Serviços Público4 dias atrásConfira o funcionamento dos serviços municipais de Canoas no feriado de 12 de outubro

Esporte4 dias atrásGre-Nal 455: Grêmio e Inter se enfrentam neste domingo em confronto decisivo contra o rebaixamento

Clima6 dias atrásTemporais avançam pelo RS nesta quarta-feira, 7, com risco de granizo e ventos de 100 km/h

Canoas4 dias atrásDrive Solidário é transferido para 22 de outubro em Canoas; saiba como doar brinquedos

Dia das Crianças5 dias atrás36ª ExpoAer terá programação especial para o Dia das Crianças em Canoas























































