Geral
EMEF de Canoas é destaque em revista inglesa por uso de robótica no ensino

A EMEF David Canabarro, de Canoas, é uma das três escolas brasileiras escolhidas pela revista inglesa The Learning Atlas para uma edição especial sobre robótica e programação.
O trabalho desenvolvido pela instituição chamou a atenção positivamente por utilizar os robôs do projeto Explorador Kids em todo o ensino fundamental e incentivar o pensamento computacional entre os estudantes.
A executiva de negócios Eliane Bandeira, representante da TTS Internacional Group, empresa que produz os robôs educativos do projeto Explorador Kids da Escola Maker, esteve no Brasil para conhecer os casos de sucesso e coletar informações para um artigo sobre o tema.
Destaque
“Canoas é um dos casos de sucesso que foram escolhidos como exemplo pedagógico, por conta de como as tecnologias e o ensino de programação são utilizados para contribuir com a aprendizagem integral. Nossa ideia é apresentar a experiência realizada aqui, para inspirar milhares de outras escolas”, destaca Eliana.
Na David Canabarro, a utilização dos kits começou em 2022 e, desde então, os estudantes têm contato com orientação, plano cartesiano, lateralidade e desenvolvem as habilidades do pensamento computacional. Devido ao grande interesse dos alunos no projeto, foi criado o Clube de Robótica, que reúne no contraturno estudantes do 5º ano.
A diretora da EMEF, Fernanda Jardine,ressalta a importância do trabalho realizado na escola e do reconhecimento que o artigo internacional trará. Nossa proposta é trabalhar com diferentes brincadeiras que estimulem a criação de estratégias, a resolução de problemas, o trabalho em grupo e coletivo. Ter nosso trabalho reconhecido foi uma recompensa por todo esforço e dedicação diária, tanto da equipe diretiva quanto da equipe docente da nossa escola”, avalia.
O aluno do 6º ano Isack Matheus, de 11 anos, aprendeu a usar o Explorador Kids no ano passado e elogia a iniciativa: “É algo muito bacana, ajuda em várias coisas, principalmente na matemática e com os números. Fora que é bem legal a gente poder aprender de outras formas, saindo um pouco da sala, só com a professora falando e no quadro. É muito melhor quando usamos o robo”.
Para a secretária adjunta da Educação, Cinara Portela, o reconhecimento internacional sobre o bom uso das ferramentas tecnológicas nas escolas é gratificante. “A EMEF David Canabarro sempre foi um exemplo muito positivo para toda a nossa rede, pela ótima forma que utilizaram os kits de robótica e incentivaram os alunos a terem novas vivências. Esse reconhecimento vem para valorizar e destacar o ótimo trabalho que estamos realizando”, afirma.
Com abrangência em todo o mundo, a revista The Learning Atlas terá uma edição especial sobre robótica e programação em 2023. A expectativa é de que o artigo seja publicado no segundo semestre deste ano.
Geral
3º Colóquio Sesc de Arte Educação recebe inscrições até o dia 22 de setembro

Ainda dá tempo de garantir presença no 3º Colóquio Sesc de Arte Educação, que acontece de 22 a 24 de setembro, em formato online e gratuito. Com o tema “Mulheres nas Artes Cênicas: legado, memória e contribuições”, o encontro reunirá pesquisadoras, artistas e profissionais da arte e educação em três dias de diálogos, reflexões e trocas de experiências sobre o protagonismo feminino no teatro brasileiro.
As inscrições estão abertas até 22 de setembro e podem ser feitas pelo site even3.com.br/
O Colóquio dá continuidade às discussões iniciadas em 2023, que trataram de territorialidade e oralidades. Nesta edição, a ênfase está nas mulheres trabalhadoras das artes cênicas, valorizando experiências para além da sala preta e do palco italiano, e reforçando estratégias de mediação por meio da Arte Educação.
Ao valorizar esses legados, o evento também reivindica a presença de histórias ainda ausentes na narrativa oficial do teatro brasileiro, ampliando perspectivas e reafirmando o teatro como espaço vivo, crítico, conectado à vida e aberto a novas formas de existir.
A programação é totalmente gratuita e os três dias de atividades são subdivididos por três eixos: Arte Educação: Mulheres nas Artes Cênicas e os Territórios dos Saberes; Arte Inter(ação): Jogos, Teatralidade e Educação; e Territórios Criativos: Produção das Artes.
A programação completa pode ser conferida abaixo. O evento é uma realização conjunta dos Departamentos Regionais do Sesc Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina com apoio do Departamento Nacional do Sesc.
Programação:
22/09 (Segunda-feira)
Eixo: Mulheres: Arte, Educação e os Territórios do Saberes – Sesc/SC
- 14h – Abertura – As mulheres na cena – Poética e leitura dramática
- 14h30 às 17h – Diálogos com os convidados Vicente Concilio, Vera Regina Martins Collaço e Fátima Costa Lima
23/09 (Terça-feira)
Eixo: Arte Inter(ação): Jogo, Teatralidade e Educação – Sesc/RS
- 14h – No tear da História: Maria Helena Lopes com Juliana Wolkmer
- 15 h – Olga Reverbel e o ensino de Teatro no Brasil com Cristiano Goldschmidt
- 16h – Coisas pra dizer em voz alta, práticas e escutas de uma atriz com Mirna Spritzer
- 16h20 às 16h40 – Rodada de conversa com os convidados
- 16h40 às 17h – Perguntas e interações com o público
24/09 (Quarta-feira)
Eixo: Territórios Criativos: Produção das artes – Sesc/PR
- 14h – Abertura com Juliana Baum
- Convidadas Yara Rossatto e Ana Tezza
- 16h às 17h – Apresentação de materiais educativos e Revistas Sesc
Geral
MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esclarece que é falsa a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre supostos processos seletivos para vagas de emprego nos Correios. As publicações fraudulentas chegam a solicitar pagamento de taxas para participação, o que configura tentativa de golpe.
O MTE não possui qualquer parceria com os Correios para esse tipo de contratação. Trata-se de informação enganosa que utiliza indevidamente o nome do Ministério.
Para coibir essa prática criminosa, o MTE já acionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e a Advocacia-Geral da União, que estão adotando as medidas cabíveis.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone 158 ou pelo canal oficial Fale Conosco: https://contatos.trabalho.gov.br/.
Fonte: Agência Gov
Geral
Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.
O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.
Ambulância de cinema
O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.
Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.
A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.
“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.
Inovação na formação médica
Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.
“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.
Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.
Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.
“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.
Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado
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