Conecte-se conosco

header-top


 






 

17/05/2025
 

Geral

Restaurante Popular de Canoas vai completar 100 mil almoços servidos a R$ 1,00

Redação

Publicado

em

Próximo de chegar a 100 mil refeições servidas desde a reabertura, há dois anos, o Restaurante Popular de Canoas se consolida como um espaço de acolhimento da população vulnerável da cidade. Além de possibilitar a oferta de refeições a preço acessível, existe a preocupação em promover uma alimentação nutricionalmente adequada e saudável.

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, já serviu 13.175 refeições no Restaurante Popular no ano de 2023. Desde que foi reaberto, em 30 de abril de 2021, foram distribuídas 95.439 refeições.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h, o local, situado na Avenida Boqueirão, nº 2.751, no bairro Estância Velha, serve, em média, 200 marmitas por dia a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O almoço custa R$1,00, e o valor não é cobrado para pessoas em situação de rua.

“O Restaurante Popular é um equipamento público de segurança alimentar, que visa garantir o acesso a uma alimentação de qualidade para as pessoas que estão em vulnerabilidade social ou insegurança alimentar”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Viviane Schaff.

A nutricionista da Diretoria de Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e gestora do Restaurante Popular, Anelise Siviero Ribeiro, comenta a importância do local para os canoenses. “A refeição servida é nutricionalmente equilibrada, em quantidades que atendem 50% das necessidades energéticas de um adulto para um dia. Os canoenses que estão no momento com dificuldade em adquirir alimentos para produzirem refeições completas, podem utilizar o restaurante como forma de garantir a sua segurança alimentar”, explica.

Como acessar o serviço

Para acessar o serviço do Restaurante Popular é necessário possuir CadÚnico válido (menos de dois anos da atualização). Recebem prioridade no atendimento às pessoas em situação de rua, desempregados, pessoas com baixa renda e aquelas que não recebem outros benefícios alimentares no município.

Vale destacar que as inscrições nunca fecham, pois a ideia é que o Restaurante seja um local para a população utilizar enquanto precisar e, na medida em que vai superando a vulnerabilidade, novas vagas são abertas para usuários.

Geral

Canoas vai promover o primeiro Happy Hour da Indústria no dia 28 de maio

Redação

Publicado

em

Canoas vai promover o primeiro Happy Hour da Indústria no dia 28 de maio

Canoas vai promover o primeiro Happy Hour da Indústria com o objetivo de fomentar o setor industrial do município, por meio da apresentação de programas de fomento e palestras sobre inteligência artificial (IA). O evento acontece no dia 28 de maio, quarta-feira, das 18h às 21h30, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS).

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e do Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita (SIMECAN), em parceria com a CICS e com apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Governo do RS, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Programação

A programação contará com apresentações de programas de fomento como o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (FUMDECAN), atualização das áreas disponíveis em Canoas para instalação de indústrias, Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (FUNDOPEM) e Brasil Mais Produtivo, programa do Governo Federal que visa o aumento da produtividade industrial. A programação encerra com a palestra IA na cadeia de suprimentos.

Para a secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, este evento representa mais um passo estratégico na iniciativa de impulsionar o desenvolvimento de Canoas, fortalecer sua economia e oferecer suporte aos empreendedores locais.

“Considerando o severo impacto da enchente no setor industrial e o longo processo de recuperação que muitas empresas ainda enfrentam, nosso principal objetivo neste evento é apresentar os recursos disponíveis para apoiar essa reconstrução e oferecer o auxílio necessário para impulsionar a retomada de suas atividades”, destaca Patrícia.

O palestrante especialista em IA, João Valiati, atuou por mais de 20 anos na transformação de dados gerando valor para diversos setores da indústria. É PhD em Ciência da Computação pela UFRGS, com pós-doutorado no setor de óleo e gás no IFP Energies Nouvelles – France (IFPEN).

No campo da IA aplicada, foi professor/orientador e autor de publicações científicas citadas em revistas científicas renomadas. Atualmente lidera projetos de pesquisa e desenvolvimento que envolvem a temática de Inteligência Artificial para a indústria na Rede SENAI RS de Tecnologia e Inovação.

A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita através do link:

Continuar a ler

Geral

Projeto de lei busca regulamentação da profissão de DJ

Redação

Publicado

em

Projeto de lei busca regulamentação da profissão de DJ

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a deputada Patrícia Alba afirmou, nesta terça-feira (13), que irá entrar em contato com o Senado Federal para acompanhar o andamento do projeto de lei para regulamentar a profissão de DJ.

Em audiência na comissão o presidente da Associação Gaúcha de DJs (AGDJs), Fábio Lima, e o vice-presidente Douglas Maximiliano (DJ Xaropinho) destacaram que a matéria tramita em Brasília desde 2018.

“Toda profissão deve ser regulamentada para a valorização do trabalho, da atividade ou da arte. Se somarmos forças, vamos destravar esse projeto e alcançar a desejada regulamentação”, destacou Patrícia. De acordo com a AGDJs, são mais de 3 mil profissionais em atividade no Rio Grande do Sul e 268 que fazem parte da entidade.

Continuar a ler

Comunidade

Horta comunitária no Harmonia é reconstruída após a enchente de 2024

Redação

Publicado

em

Horta comunitária no Harmonia é reconstruída após a enchente de 2024
Na Rua Clóvis Beviláqua, n° 1771, está localizada a Horta Comunitária Santa Isabel. O Presidente da Associação dos Amigos da Horta Comunitária Santa Isabel, Arolino Gama, explica que atualmente há 15 horticultores, com 10 metros de terra disponíveis para cada, que plantam de tudo: alface, couve, temperinhos, rúcula, couve flor, repolho, beterraba, cenoura, quiabo, batata doce, abóbora, radiche, pimentão, pimenta e berinjela. Todo sábado acontece uma feira no local para vender os produtos, das 8 às 12 horas.

A engenheira agrônoma da Emater, Caroline de Lima, explica que,

“a Emater é um órgão que presta assistência técnica em extensão rural, tanto para agricultores familiares, quanto para hortas comunitárias, que são os nossos agricultores urbanos, os horticultores aqui do município, nós trabalhamos com execução de algumas políticas públicas, uma relação de parceria e construção de planejamento e durante o ano vamos executando algumas ações em conjunto com as hortas, não só com a Santa Isabel, mas com todas de Canoas, oficialmente temos cinco hortas comunitárias, contando com essa aqui, duas no Harmonia, uma no Mathias, uma no bairro Niterói e uma no Guajuviras.”

Desde a enchente de 2024, a Associação vem reconstruindo a horta aos poucos, com apoio da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, da Emater, de outros órgãos e da comunidade.

O sistema de irrigação, a estufa e a estrutura de proteção em cima da horta foram destruídos com a água, mas Seu Gama, como é chamado, mostra que muitas coisas já foram consertadas e outras ainda irão ser reconstruídas aos poucos.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques