Esporte
Atletas canoenses conquistam 21 medalhas no Campeonato Brasileiro de Natação CBDI

Atletas do Programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF) Paradesporto retornaram na terça-feira, 4, do Campeonato Brasileiro de Natação CBDI com as malas cheias de medalhas. Foram três ouros, 13 pratas e seis bronzes conquistados pela equipe do ACF de Canoas, que na classificação final também levou o título de vice-campeão da competição.
O Campeonato Brasileiro de Natação CBDI 2023 é promovido pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais, com o apoio do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro, contando com a participação de Clubes e Associações que promovam o desporto do deficiente intelectual.
A técnica da equipe, Fernanda Michaelsen, destaca que essa competição assim como outras competições são desafios que os atletas se determinam a superar, se empenham e focam diariamente nos treinos. “Ficar como a segunda melhor equipe do Brasil, traz para o município de Canoas o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido no Paradesporto junto com a parceria da Associação Esporte +”.
Integração e vitórias
Sorrisos largos e muita alegria no retorno dos atletas do ACF Paradesporto, não só pela quantidade de medalhas conquistadas, mas também pelo ótimo desempenho que a equipe vem tendo nos campeonatos que disputou até agora. O atleta Arthur Monteiro participou pela primeira vez de uma competição e comentou com entusiasmo a experiência. “Foi muito legal. A primeira vez que eu andei de avião, senti um frio na barriga. Quero muito ir de novo, competir e ganhar mais medalhas. Gostei de estar ao lado dos meus colegas atletas, torcer e poder trazer um troféu para casa.”
Para Mara Rúbia, atleta que conquistou duas medalhas de ouro, a competição além de proporcionar a ela um melhor desenvolvimento, é um momento de maior integração com a equipe. “Sou muito grata por mais uma vez ter participado, pois, além de nadar, passei momentos super divertidos ao lado de pessoas maravilhosas, além de ganhar duas medalhas de ouro”.
ACF Paradesporto
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) desenvolve o trabalho do ACF Paradesporto em parceria com a Associação Esporte +, que, em conjunto, acolhe novos atletas oriundos dessa instituição. O trabalho visa a formação e consolidação da performance de rendimento, possibilitando o desenvolvimento do paradesporto e a relação do ensino e formação pessoal.
Esporte
Parajac 2026 começa com 64 atletas nos Jogos Paradesportivos de Canoas e terá novas etapas em outubro e novembro

A primeira etapa do Parajac 2026, os Jogos Paradesportivos de Canoas, reuniu 64 atletas de oito entidades no sábado, 22, no Centro de Esporte e Lazer Estação Cidadania. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição contou com disputas de judô e atletismo.
No judô, participaram atletas com deficiência intelectual e visual. Já no atletismo, as provas incluíram 100 e 60 metros, arremesso de peso e salto em distância, com participação de atletas com deficiência física e intelectual.
Ao término das disputas, todos os participantes receberam medalhas, como forma de reconhecimento pela participação na competição.
A primeira etapa contou com representantes do Grêmio Náutico União, Associação Pestalozzi, Instituto Beija-Flor, Projeto Sexto Sentido, Sesc, ACERGS e Talentos do Esporte/Movimenta Canoas.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, o Parajac amplia as oportunidades de participação esportiva e contribui para a inclusão e a descoberta de novos talentos.
“O Parajac de Canoas é uma competição voltada para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão, participação social e desenvolvimento através do esporte. O Parajac busca oferecer a atletas com deficiência a oportunidade de competir em diferentes modalidades. Além da prática esportiva, a competição serve também para a revelação de novos talentos”, destaca.
Moradora do bairro Harmonia, a técnica em segurança no trabalho Denise Rosa, 45 anos, acompanhou de perto a participação do filho João, 12 anos, nas disputas de judô. O menino, que tem autismo, participa das oficinas de judô do projeto Talentos do Esporte às terças e quintas-feiras.
Para Denise, a participação no projeto representou uma transformação na vida do filho.
“Há seis anos meu filho era uma criança não verbal, que chupava bico. Desde que começou no judô se desenvolveu muito. Hoje ele conta de 0 a 10 em japonês, assimila comandos para se autorregular. O esporte mudou muito a vida dele. O judô traz para o autista organização, ensina a criança a se autorregular nos momentos de desorganização e auxilia muito as mães atípicas”, conta.
Próximas etapas
O Parajac 2026 terá continuidade nos meses de outubro e novembro. No dia 17 de outubro, serão realizadas as competições de natação paralímpica, tênis de mesa paralímpico, futsal DI e bocha paralímpica. Já no dia 7 de novembro, serão disputadas as modalidades de futebol para cegos e badminton paralímpico.
Esporte
Canoense de 15 anos conquista título do MFC 6 por finalização no primeiro round

O lutador Juliano Gavião, de 15 anos, conquistou o título do MFC 6, evento de MMA, após finalizar o adversário ainda no primeiro round. Morador do bairro Mathias Velho, em Canoas, o atleta venceu a disputa utilizando ground and pound e, na sequência, um mata-leão.
Juliano entrou no combate buscando levar a luta para o chão. Durante a disputa, conseguiu controlar o adversário e aplicou golpes no ground and pound. Na tentativa de sair da posição, o oponente cedeu as costas.
O atleta aproveitou a oportunidade e encaixou o mata-leão, encerrando o combate por finalização no primeiro round.
Aos 15 anos, Juliano tem o jiu-jitsu como uma de suas principais bases e também treina MMA. Ele representa a Sombra Team MMA e a Guigo Jiu-Jitsu Canoas.
O treinamento é acompanhado pelo pai, Nilton Gavião, que também é lutador profissional de MMA. A preparação envolve técnicas de luta agarrada e trocação para as competições de MMA.
Com a vitória no MFC 6, Juliano soma mais um resultado à trajetória esportiva iniciada ainda na adolescência. O atleta, que é morador de Canoas, segue participando de competições de jiu-jitsu e MMA.
Esporte
2ª Corrida do 15º BPM terá percursos de 3 km, 5 km e 10 km em Canoas

2ª Corrida do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) será realizada no sábado, dia 22 de agosto, em Canoas. A concentração dos participantes está prevista para as 15h, com largada às 16h, na sede do batalhão, localizada na Avenida Santos Ferreira, nº 4321.
A programação terá provas de 3 km, 5 km e 10 km, além da Corrida Kids, destinada às crianças e realizada dentro do quartel.
Os percursos de 3 km e 5 km passarão pela Avenida Santos Ferreira e pela Avenida Dr. Severo da Silva. Já o trajeto de 10 km também incluirá a Rua Dr. Iran Maciel, Rua Açucena e Rua Aurora.
No local, também estão previstas atividades como apresentações da Banda da Brigada Militar e de DJ, além de food trucks, chimarródromo, brinquedos para crianças e espaços de exposição.
Inscrições aqui: https://www.corrida15bpm.com.br/

Policial1 semana atrásMenina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

Saúde6 dias atrásDia D de Multivacinação terá UBSs abertas em Canoas neste sábado, 22

Clima1 semana atrásRio Grande do Sul terá semana de extremos: calor de 36°C, temporais e chegada de ar polar

Conteúdo de Marca1 semana atrásCorsan acelera transformação do saneamento no Rio Grande do Sul

Policial6 dias atrásTio de menina de 4 anos é preso após confessar agressões em Porto Alegre

Canoas5 dias atrásCentelha da 89ª Corrida do Fogo Simbólico chega a Canoas para a Semana da Pátria

Serviços5 dias atrásCanoas leva serviços públicos ao bairro Mathias Velho neste sábado, 22

Canoas6 dias atrásBombeiros Civis são formados em Canoas e passam a integrar equipes da Defesa Civil

























































