Conecte-se conosco

header-top







 

17/09/2026
 

Saúde

Realizada 1ª Pré-conferência Municipal de Saúde de 2023 no bairro Guajuviras

Redação

Publicado

em

No último sábado, 25, foi realizada a 1ª pré-conferência em preparação à 8ª Conferência Municipal de Saúde de Canoas. O evento aconteceu das 8h30 às 12h, no Anfiteatro da EMEF Erna Würth, no bairro Guajuviras. O evento recebeu 185 pessoas que puderam debater problemas e soluções para a saúde do Município. Dentre os participantes estavam a população, profissionais da saúde e gestores.

Conforme a Secretária Adjunta de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Denise de Mello da Silva, as pré-conferências e a conferência darão as diretrizes de trabalho para a saúde de Canoas nos próximos quatro anos. “Quando formos construir o plano municipal de saúde, vamos buscar referências nos resultados da conferência. É um momento importante de discutir as políticas de saúde da nossa cidade”, destaca.

Segundo a presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, Miria Elisabete De Camargo, o intuito também é recolocar Canoas como cidade referência na área. “Esse é o nosso objetivo, que Canoas volte a ser a cidade onde todos têm orgulho de dizer que moram e onde temos a melhor saúde do Rio Grande do Sul e daqui alguns anos, do Brasil”, comenta.

Logo após a abertura do evento, os participantes foram divididos em quatro eixos de debate. Depois de quase duas horas de conversas, as propostas foram apresentadas e selecionadas. O Eixo I tinha como tema “A Canoas que temos. A Canoas que queremos”. O Eixo II tratou sobre “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”. No Eixo III, “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” foi o tema trabalhado. Por fim, no Eixo IV, os participantes trabalharam sobre “Amanhã será outro dia para todos”.

A conscientização da população sobre seu papel enquanto usuário é de fundamental importância para que os canoenses possam ter voz junto à saúde pública municipal. A canoense Deisi Aparecida de Mello Maria contou que decidiu participar depois de enfrentar alguns desafios com seu pai. “Eu vou lutar para ter uma saúde melhor para o meu pai e para todos”.

A líder comunitária Mari Lúcia Larroza, que também participou da Pré-conferência, é engajada na causa há algum tempo e veio reforçar o trabalho. “Eu me envolvo muito e sei das demandas, então é imprescindível termos a opinião da comunidade”. A moradora Letícia Garcia lembrou que já participou de outras conferências. “É importante a gente batalhar para um sistema de saúde sempre melhorar, é este o objetivo”.

Dirce do Nascimento, da Diretoria de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, destaca que o evento foi extremamente importante para os usuários participarem ativamente das ações da saúde municipal. “É importante para a gente saber o que eles estão pensando. Porque nós, dentro da secretaria, temos uma visão. Mas conviver e conversar com os usuários do sistema é muito diferente. Para nós, poder ouvi-los é um momento especial”, destaca.

Conferencinha

Em 2023, as crianças também terão voz, podendo participar da Conferencinha, que acontece junto com a Conferência. Ela servirá para conhecer a visão do público infantil sobre a saúde da cidade.

Nesta primeira pré-conferência, a pequena Sophia dos Santos Kuhn, 8 anos, aprendeu, desde criança, a discutir a participação cidadã e a construção coletiva nas áreas públicas. “Eu acho muito bom participar do evento, porque é um programa que realmente educa as crianças sobre o SUS e isso é ação importante e colaborativa com a saúde”.

Cronograma das próximas pré-conferências

04/03 – Região Noroeste: Auditório da Emef Thiago Würth
11/03 – Região Sudoeste: Escola Polivalente
18/03 – Região Sudeste: Escola La Salle Niterói

8ª Conferência Municipal de Saúde

O tema da conferência de 2023 é “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”. A abertura ocorrerá no dia 31 de março e terá realização ao longo do dia 1º de abril, no Auditório da Universidade La Salle.

Mais informações podem ser conferidas acessando o site https://www.canoas.rs.gov.br/conferenciamunicipaldesaude/

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

HU de Canoas amplia atendimento pelo SUS com abertura de 50 novos leitos

Avatar

Publicado

em

O Hospital Universitário (HU) de Canoas abre oficialmente, nesta quinta-feira, 17, 50 novos leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O ato ocorre às 10h, no segundo andar da instituição, localizada na Avenida Farroupilha, 8001, no bairro São José.

Com a abertura, o número de leitos cadastrados no SUS passará de 309 para 359. A medida integra o projeto de expansão da capacidade assistencial do hospital e corresponde à primeira etapa da ampliação.

“A ampliação da capacidade é uma conquista muito importante para Canoas e para toda a nossa rede pública de saúde”, comemora o prefeito Airton Souza. “Estamos abrindo 50 novos leitos SUS, ampliando a capacidade do hospital de 309 para 359 leitos. Isso significa mais pessoas tendo acesso a um atendimento de qualidade.”

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Boll, a expansão envolve a preparação da estrutura para receber os pacientes. “

É importante destacar que cada novo leito significa uma estrutura preparada para receber uma pessoa que precisa de cuidado”, lembra. “Por isso, trabalhamos para que essa expansão aconteça com condições adequadas de atendimento.”

Dos 50 novos leitos, 15 serão destinados a isolamento, 20 à área obstétrica e 15 à pediatria. A superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do HU, Tatiani Pacheco, explica que a distribuição considera as áreas com maior demanda.

“Nós priorizamos neste momento as áreas que precisavam de mais espaço, que possuem mais pacientes precisando de atendimentos. Eles estão distribuídos entre leitos clínicos e cirúrgicos. A abertura destes 50 leitos é um passo muito importante. Trabalhamos para que cada nova estrutura seja ativada com organização, equipes preparadas e condições adequadas de funcionamento. A ampliação precisa representar não apenas mais leitos, mas também um atendimento seguro, qualificado e humanizado”, afirma.

Leitos obstétricos e pediátricos

A diretora assistencial do HU, Janine Sulzbach, destaca a demanda relacionada à assistência materno-infantil. Atualmente, o hospital realiza cerca de 250 partos por mês.

“Hoje a nossa UTI neonatal é uma das maiores do estado, o que faz com que sejamos referência para várias gestações de risco e que acabam resultando em cesarianas. Por isso, termos mais leitos obstétricos cirúrgicos é importante. Além, é claro, da quantidade de mães de parto pélvico que cresce a cada dia”, analisa.

A ampliação também inclui novos espaços para internações pediátricas e de isolamento.

O diretor técnico do HU, Fernando Farias, relaciona o aumento de leitos à capacidade cirúrgica da instituição. Atualmente, o hospital conta com nove salas de cirurgia.

“Hoje nós contamos com nove salas de cirurgia. Isso é algo grandioso e que tem permitido que a gente produza mutirões cirúrgicos eficientes, que realmente estão fazendo diferença na vida da população. No entanto, abrir mais espaços de internação é fundamental para que os médicos e as equipes consigam atender ainda mais, com conforto e segurança”, analisa.

Ampliação do hospital

A abertura dos 50 leitos ocorre após outras mudanças na estrutura do HU. O hospital já recebeu dez novos leitos de UTI adulta, sete salas cirúrgicas e um novo angiógrafo.

Com a nova etapa, a capacidade do HU passa a 359 leitos SUS.

Continuar a ler

Saúde

Consultas do SUS no RS serão informadas pelo WhatsApp nos próximos dias

Avatar

Publicado

em

A população do Rio Grande do Sul passará a receber, nos próximos dias, informações sobre consultas e procedimentos agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente pelo WhatsApp. O serviço será realizado pela assistente virtual GurIA, integrada ao sistema estadual de regulação.

As mensagens deverão informar a data, o horário e o local do atendimento. O usuário também poderá receber lembretes, orientações e outros avisos relacionados à consulta ou procedimento.

Outra funcionalidade permitirá confirmar a presença ou informar que não será possível comparecer ao atendimento. A resposta será encaminhada ao sistema estadual de regulação e, em caso de ausência comunicada, a vaga poderá ser destinada a outro paciente que esteja aguardando atendimento.

Prontuário do Cidadão

Também já está disponível o Prontuário do Cidadão, plataforma que permite consultar pela internet informações sobre solicitações encaminhadas para a regulação estadual.

O acesso é feito por meio da conta gov.br. Na ferramenta, o usuário pode acompanhar a situação da solicitação, verificar a classificação de prioridade definida pelo médico regulador e consultar a estimativa de tempo de espera para o atendimento.

Continuar a ler

Saúde

Canoas remarca mutirão e prevê 700 cirurgias de catarata pelo SUS em setembro

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/PMC

O Hospital Universitário de Canoas (HU) remarcou para os dias 24, 25 e 26 de setembro a segunda etapa do Programa Nova Visão. A ação prevê a realização de 700 cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com prioridade para pacientes que passaram pela primeira fase do programa e aguardam o procedimento no segundo olho.

A primeira etapa ocorreu em maio, quando foram realizadas 751 cirurgias. Segundo o hospital, mais de 90% dos pacientes tinham indicação para realizar o procedimento nos dois olhos. Por isso, inicialmente, a cirurgia foi feita em apenas um dos olhos, com a segunda intervenção programada para a etapa seguinte.

A nova edição do mutirão é realizada pelo HU, administrado pela Associação Saúde em Movimento (ASM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e conta com recursos de emendas parlamentares.

“Temos tido resultados muito positivos com estes mutirões que temos realizado em Canoas desde o ano passado. Estamos reduzindo filas, reorganizando atendimentos e, principalmente, transformando as vidas das pessoas”, celebra o prefeito de Canoas, Airton Souza. “Vamos seguir neste caminho, trabalhando muito para melhorar a nossa saúde e oferecer serviços de qualidade para a nossa população.”

A superintendente do HU, Tatiani Pacheco, explica que os recursos das emendas parlamentares possibilitaram a realização da nova etapa.

“Estamos muito felizes, porque estes recursos permitem ampliar a capacidade de atendimento do HU. Nós vemos como confiança dos governantes no trabalho que realizamos e isso contribui diretamente para a redução da demanda por procedimentos na rede pública”, afirma.

Mudança na data

As cirurgias estavam inicialmente programadas para os dias 24, 25 e 26 de agosto. O cronograma, no entanto, foi alterado por questões operacionais relacionadas à organização e à estrutura necessária para os procedimentos.

Os pacientes que passaram pela primeira etapa haviam recebido o agendamento para o retorno no fim de agosto. Com a mudança, o hospital informa que o setor responsável está entrando em contato para comunicar a nova data.

“Os pacientes saíram da primeira cirurgia com o agendamento de retorno já feito, agora para o final de agosto. Mas eles já estão sendo avisados pelo nosso setor responsável, mas qualquer dúvida, podem entrar em contato diretamente com a recepção do HU”, completa.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3112-8551.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto