Cultura
CARNAVAL RIO: Viradouro, Imperatriz e Vila Isabel são as favoritas da segunda noite do grupo especial

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj
Seis escolas fecharam os desfiles do grupo especial na noite de segunda-feira no sambódromo da Marquês de Sapucaí. No início do amanhecer, a Unidos do Viradouro encerrou o espetáculo como uma das grandes favoritas ao título.
Com o enredo sobre Rosa Maria Egipcíaca, africana escravizada no século XVIII, mística e autora do primeiro livro escrito por uma mulher negra no Brasil, a Viradouro apresentou um conjunto de alegorias e fantasias sofisticado, combinando teatralização com a evolução tradicional das aulas. Destaques também para o samba e para a comissão de frente, que representava Rosa Maria conduzindo uma dança e ventania, com efeitos de iluminação e pétalas de rosa voando em círculos.

Tuiuti e Portela
A Tuiuti abriu o desfile de segunda com enredo de Rosa Magalhães e João Vitor Araújo sobre os búfalos da ilha de Marajó, começando sua narrativa na Índia, com o comércio de especiarias e passando pela arte marajoara e expressões culturais paraenses relacionadas ao “boi mongagueiro”.
A escola recebeu o Estandarte de Ouro, principal premiação da imprensa carioca, de melhor samba, comissão de frente, bateria e intérprete – Wander Pires. Na sequência, a Portela exaltou seu centenário abrindo a apresentação com seus baluartes e personalidades do samba ligadas à escola, como Paulinho da Viola, Marisa Monte, Zeca Pagodinho, Tia Surica e a Velha Guarda da escola, à frente da águia, seu símbolo, este ano combinando o azul com dourado.
O desfile teve graves erros, com a terceira alegoria batendo duas vezes no gradil do setor 3 do sambódromo e abrindo um buraco na evolução de mais de 300 metros em frente a duas cabines de jurados. Na terceira cabine de julgamento, outra falha de evolução da última alegoria e a perda da peruca da porta-bandeira, entre outras dificuldades nas alegorias, deixam a centenária Portela em situação difícil na apuração das notas.

Candidatas ao título
Além da Viradouro, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense realizaram desfiles candidatos ao título do grupo especial. Com o carnavalesco Paulo Barros, a Vila levou para a avenida as festas e celebrações de origem religiosa, desde as festas para o Deus Baco na Antiguidade, passando pelas festas católicas e celebrações populares.
Um dos grandes destaques do desfile foi a alegoria de São Jorge matando o dragão, toda em arame prateado vazado e complementado por iluminação, fumaça e muitos movimentos. A Imperatriz Leopoldinense, do carnavalesco Leandro Vieira, se inspirou na literatura de cordel para falar do imaginário sobre a morte do cangaceiro Lampião, sua ida ao inferno e ao céu.
A comissão de frente, as fantasias e alegorias, somadas ao samba lúdico e boa apresentação da bateria, permitiram clara percepção do enredo pelo público em desfile tecnicamente perfeito. Com o desfile, a Imperatriz retomou a característica que a marcou nos anos 1990 e 2000 com o estilo impresso por Rosa Magalhães e seus 5 títulos em 8 anos.
A Beija-Flor de Nilópolis, com enredo sobre os duzentos anos de independência e o grito dos excluídos, apresentou um conjunto irregular de alegorias e fantasias, mas um desfile com qualidades que devem permitir seu retorno no sábado das campeãs.
Na quarta-feira, a partir das 15h, o sambódromo será palco da leitura das notas e da definição da grande campeã do carnaval carioca. Os quesitos julgados são harmonia, evolução, samba-enredo, enredo, bateria, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e fantasias, havendo um sorteio para definir a ordem dos quesitos para o desempate. No sábado, as seis primeiras colocadas retornam para o desfile das campeãs.


Cultura
Canoas celebra Dia do Trabalhador com programação no Parque Eduardo Gomes

Canoas celebrou o Dia do Trabalhador na sexta-feira, 1º, com uma programação no Parque Eduardo Gomes. Ao longo do dia, o espaço recebeu atividades culturais, serviços e opções de lazer para a comunidade.
A programação contou com feira de artesanato, food trucks, distribuição de mudas, apresentações musicais e atividades educativas voltadas ao público infantil.
Pela manhã, foi realizado o ato de abertura com a presença de autoridades e apresentação da Banda da Base Aérea de Canoas, que executou o hino do município.
O prefeito Airton Souza, destacou a importância da data.
“O dia do trabalhador é todos os dias. Mas hoje, de modo especial, esta data é um momento de reconhecimento e gratidão a cada homem e mulher que, com esforço, dignidade e dedicação, constroem diariamente o desenvolvimento da nossa cidade. É por meio do trabalho que fortalecemos a economia, promovemos a justiça social e abrimos caminhos para novas oportunidades. Neste 1º de maio, reafirmamos nosso compromisso em valorizar o trabalhador, garantir direitos e seguir investindo em políticas públicas que gerem emprego, renda e mais qualidade de vida para todos”, comenta.
O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flavio dos Santos, ressaltou a organização do evento, pensado para agradar diferentes públicos.
“Todas as secretarias fizeram muito para que este evento ocorresse. É uma festa de integração, de união, onde a gente pretende fazer com que o cidadão de Canoas confraternize e festeje o Dia do Trabalhador da melhor forma”, diz.
Moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, a advogada Camila Oliveira Borges, 46, aproveitou a festa ao lado da filha, Pietra Emanuelly, 7.
“Achei muito legal a programação, que conta com atividades para os adultos e também para as crianças. Gostei muito da feirinha de artesanato e minha filha aproveitou bastante a escolinha de trânsito”, conta.
A dona de casa Sônia Gomes Chaves, 68, também participou do evento.
“Adorei a programação. Cheguei cedo no parque e fiz aula de dança, ganhei uma muda de cereja, que vou plantar junto das plantinhas que eram da minha mãe. Encontrei minhas amigas. Foi muito divertido”, diz.
Cultura
Canoas realiza festa do Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes

Canoas promove, no dia 1º de maio, a festa do Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima. O evento começa às 10h e reúne serviços públicos, atividades culturais e ações voltadas à comunidade.
A programação é organizada pela Prefeitura de Canoas, com participação de secretarias municipais e instituições parceiras. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) participa da organização e apoio às atividades culturais.
O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Santos, destaca o objetivo da iniciativa.
“A proposta é reunir os canoenses em um momento de convivência, com acesso a serviços e atividades que valorizam o trabalhador e fortalecem o vínculo com a cidade”, afirma.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) leva ações de doação de mudas, o projeto Canoas Recicla e coleta de eletrônicos. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) leva o Banco de Oportunidades e uma feira de artesanato com 40 bancas.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) realiza atividades educativas de trânsito, com exposição de equipamentos como radar e etilômetro, além de ações de conscientização para crianças. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece atendimentos em hospital de campanha, com consultas, vacinação, testes rápidos, serviços odontológicos e distribuição de kits de higiene, com apoio da Aeronáutica.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) promove atividades esportivas e participa com a chegada da Caminhada Roxa, voltada à conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais. A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) disponibiliza o Castramóvel para agendamentos, vacinação antirrábica, atendimentos veterinários e ações de adoção.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) atua na organização da segurança do evento e do estacionamento, com apoio de unidade móvel. Já a Secretaria Municipal da Cidadania, da Mulher e Inclusão (SMCMI) oferece serviços como confecção de documentos, elaboração de currículos, encaminhamento de título de eleitor, alistamento militar e emissão da carteira do idoso.
O evento também conta com apoio do Senac, com orientação para currículos e área de saúde, e da Ulbra, com divulgação institucional e informações sobre cursos. Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Aeronáutica também participam da estrutura de atendimento e segurança.
Programação
Abertura com a banda da base – 10h
Aulão de ritmos – 10h15min
Apresentação de boxe – 11h
Apresentação Circo do Homem do Gato – 12h
Jogo de kickball – 14h
Banda Furacão – 14h
DJ Endhy Garcia – 15h15min
Décio Azeredo – 15h30min
DJ Endhy Garcia – 16h15min
CDP Grupo do Pagode – 16h45min
DJ Endhy Garcia – 17h45min
Nosso Balanço – 18h15min
DJ Endhy Garcia – 19h15min
Comunidade Nin-Jitsu – 19h45min
Cultura
Esteio inaugura Cineclube com programação gratuita nesta terça-feira, 28

A cidade de Esteio recebe, nesta terça-feira, 28, a abertura do Cineclube Esteio, uma iniciativa construída em parceria entre coletivos culturais, Pontos de Cultura e a Secretaria de Cultura de Esteio. O evento ocorre das 19h às 21h e terá entrada gratuita.
A proposta do cineclube é promover encontros mensais voltados à exibição e ao debate de produções audiovisuais, reunindo profissionais da área para discutir temas como roteiro, fotografia, técnica cinematográfica e os desafios da difusão no setor.
A ação conta com o apoio do Ponto de Cultura Ciranda, que atua em comunidades periféricas da Região Metropolitana com projetos de incentivo à leitura, cinema comunitário e formação cultural.
A programação de estreia inclui a exibição dos documentários Hip-Hop nas Escolas, de Luciano Silva, e Um Pouco de Tonito, de Alexandre Moraes.
A programação de estreia inclui a exibição dos documentários Hip-Hop nas Escolas, dirigido por Luciano Silva, e Um Pouco de Tonito, de Alexandre Moraes.

Clima1 semana atrásFrente fria avança sobre o RS e provoca alerta para temporais nesta quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8

Saúde6 dias atrásRio Grande do Sul recebe 404 mil novas doses da vacina contra a gripe e reforça campanha de imunização

Saúde1 semana atrásAnvisa determina recolhimento de produtos das linhas Ypê e Tixan após falhas na fabricação

Política6 dias atrásLei sancionada por Lula aumenta penas para furto, roubo e golpes virtuais no Brasil

Saúde6 dias atrásCanoas realiza pré-conferências regionais para discutir prioridades da saúde pública

Política1 semana atrásCâmara de Vereadores de Canoas instaura CPI para investigar os serviços da Corsan/Aegea
Política1 semana atrásPresidente Lula lança Novo Desenrola Brasil com renegociação de dívidas e uso do FGTS

Transporte7 dias atrásTrensurb normaliza circulação após invasão de via entre as estações Farrapos e Fátima





















































