Cultura
CARNAVAL RIO: Mangueira levanta a Sapucaí na primeira noite do grupo especial

Por Daniela Uequed e Douglas Angeli – em colaboração com Rádio Alerj
Império Serrano e Grande Rio também se destacaram com as homenagens a Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho. A Estação Primeira de Mangueira foi o grande destaque da primeira noite de desfiles do grupo especial do carnaval carioca. Sendo a última a desfilar, já no amanhecer de segunda-feira, a tradicional verde e rosa apresentou o enredo “Áfricas que a Bahia canta”, com samba e bateria empolgando as arquibancadas.
Sem erros de harmonia e evolução, com uma apresentação vigorosa do casal de mestre-sala e porta-bandeira e alegorias e fantasias com boas soluções para expressar o enredo, a escola passou para disputar um lugar entre as primeiras colocadas. No pede-passagem da escola, a presença de Alcione e na última alegoria, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que defendeu o samba-enredo na disputa interna da escola e teve participação especial na gravação oficial.
Homenagens
A primeira escola a desfilar foi o Império Serrano, retornando ao grupo especial após o título na série ouro no ano passado. A verde e branco de Madureira exaltou um de seus expoentes, o compositor Arlindo Cruz. O desfile deve garantir a permanência da escola no grupo principal e teve um emocionante encerramento com a última alegoria representando o sambista, estando Arlindo presente à frente com sua esposa e filha.
Arlindo teve um acidente vascular cerebral em 2017, do qual não se recuperou. Na sequência a campeã do ano passado, Grande Rio, apresentou uma homenagem a Zeca Pagodinho. Com o um desfile que visitou lugares e temas tradicionais dos sambas do repertório de Zeca, como quem o procurasse, a última alegoria trouxe o homenageado em frente à águia de sua Portela.
Com um desfile correto na maior parte dos quesitos e alguma irregularidade nas alegorias, a Grande Rio deve ficar entre as primeiras colocadas, mas sem chance de bicampeonato.
Mocidade, Tijuca e Salgueiro
Outras três escolas tradicionais passaram pela Sapucaí no domingo. A Mocidade Independente de Padre Miguel desfilou com enredo sobre os discípulos do mestre Vitalino, escultor Pernambucano. A parte estética, no entanto, deixou bastante a desejar. O mesmo ocorreu com a Unidos da Tijuca, trazendo uma exaltação à Baía de Todos os Santos.
Uma das alegorias bateu no viaduto da concentração dos desfiles e passou danificada, somando-se a um conjunto alegórico com muitos problemas de acabamento. Entre as duas escolas, a Mocidade deve ter leve vantagem sobre a Tijuca na concepção do enredo, fantasias e alegorias, apesar das dificuldades na execução.
Uma das maiores torcidas do carnaval, o Salgueiro causou grande impacto visual com seu carro abre-alas, ala de baianas e demais alas e alegorias. Porém, erros de evolução, o samba fraco e a falta de clareza do enredo deixam a escola longe do título. Nesta segunda, mais seis escolas desfilam em busca do título: Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro.
Cultura
Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.
Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.
A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.
Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.
A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).
“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.
Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]
UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas
Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013
27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30
28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h
*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Cultura
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Pontos de venda:
- Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
- Ponto físico: Clube Tradição
- Pagamento em dinheiro: sem taxa
- Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%
Horários de atendimento na bilheteria:
- Terça-feira: das 20h à 1h
- Sextas e sábados: das 17h às 4h
Informações
Cultura
Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.
Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.
A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.
A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.
Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.
Serviço:
- Espetáculo COMA
- Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
- Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
- Classificação: 16 anos
- Duração: 60 minutos
- Estreia: Setembro de 2025
- Cidade: Canoas (RS)
- Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
- instagram @projeto.coma
- Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano
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