Conecte-se conosco

header-top


 






 

31/05/2025
 

Esporte

Canoense leva de ouro e prata no Campeonato de Natação Open Argentina

Redação

Publicado

em

O para-atleta Adenilson Duarte conquistou medalha de ouro no Campeonato de Natação Paralímpica Open Argentina. Ele subiu ao pódio disputando a classe S14, no último sábado, 23, atingindo o maior índice técnico dos 200 metros livre. Além do ouro, o para-atleta obteve a medalha de prata no 100 metros borboleta, no índice técnico geral.

“Foi muito significativo ter levantado a bandeira do Brasil e de Canoas no pódio desta competição, e ainda mais na Argentina. Fiquei muito feliz com o resultado que consegui. São muitos dias de treinos e esforço para chegar até aqui. Sentimento de dever cumprido”, disse Adenilson.

Além de Duarte, José Arthur Quines Furtado também participou da competição, disputada em Buenos Aires. Ambos fazem parte do programa Atleta Cidadão do Futuro Paradesporto, da Prefeitura de Canoas.

Furtado também obteve o 1° lugar nos 200 metros Medley Classe (S12), 1º lugar 100 metros peito, 1º lugar no 4×100 no revezamento para nadadores com deficiência visual, além do 2° lugar nos 100 metros livre classe (S12). Os dois receberam certificados de ranqueamento nas classes que competiram.

“Pra mim foi muito importante, pois foi a primeira vez que competi fora do país e obtive bons resultados. Nossa meta agora é irmos para Paris representar nosso país e cidade e não vamos parar até alcançar esta meta”, destacou Furtado.

“O Programa ACF Paradesporto vem, a cada dia, destacando mais o talento dos nossos jovens paradesportistas. É uma alegria imensa para todos nós ver a proporção e a dimensão que o esporte vem alcançando em todas suas categorias, transformando a vida dos participantes”, fala o secretário adjunto da Smel, Jerson Cunha.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Canoas une saúde, movimento e solidariedade no Dia do Desafio 2025

Redação

Publicado

em

Canoas une saúde, movimento e solidariedade no Dia do Desafio 2025

Nesta quarta-feira, dia 28 de maio, Canoas entra no ritmo do Dia do Desafio (DDD) 2025, com uma programação vibrante e variada promovida pelo Sesc Canoas e parceiros locais.

A data, dedicada à valorização da atividade física e à promoção da saúde, também reforça o compromisso com a solidariedade, mobilizando instituições, empresas, escolas e a comunidade em geral. A programação esportiva inicia já no dia anterior, 27 de maio, às 20h30, com o Circuito de Bike, reforçando o convite para que toda a cidade participe do movimento.

Ao longo do dia 28, o Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) recebe uma intensa sequência de atividades físicas ao público, começando às 9 horas com a Recreação Babinho e uma Caminhada Orientada. A programação segue com uma diversidade de modalidades, incluindo ginástica laboral, step, pilates solo, funcional, handebol, defesa pessoal, crossfit, HIT, dança e ginástica rítmica.

O Desafio das Esteiras, com uma esteira ativa das 7h às 18h, incentiva os participantes a superarem seus próprios limites. Crianças também têm espaço garantido no Circuito Kids, a partir das 16h.

Ginásticas laborais serão realizadas em empresas parceiras da região, reforçando a importância do movimento no ambiente de trabalho. Às 15h, a cidade será surpreendida por um FlashMob, uma intervenção divertida que convida todos a dançar juntos, também em frente ao Sesc Canoas. A agenda completa pode ser conferida a seguir.

A solidariedade é uma das marcas mais fortes do Dia do Desafio em Canoas. Através da campanha Desafio Solidário, promovida pelo programa Sesc Mesa Brasil, a cidade se mobiliza na arrecadação de litros de leite, que serão destinados a instituições sociais.

A coleta será realizada em parceria com diversos supermercados e entidades locais, como Prefeituras de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita, Brigada Militar, Base Aérea, Pestalozzi, Ulbra Canoas, Colégio Concórdia, Ipuc Canoas e Fort Atacadista Canoas, das 9h às 18h. Ainda como parte da campanha solidária, atletas da Associação Esporte+ farão doação de sangue no Hospital Universitário da Ulbra.

Sobre o DDD

O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e hábitos saudáveis. Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) e conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO.

Em sua essência, ele é um movimento comunitário que acontece nas últimas quartas-feiras de maio, envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia.

Em 2025, centenas de atividades especiais estão sendo preparadas em todo o Rio Grande do Sul para o dia 28 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

27/05 (terça-feira)

  • Unidade do Sesc Canoas

20h30 – Circuito de Bike

28/05 (quarta-feira)

Unidade do Sesc Canoas

  • 7h às 18h – Desafio das Esteiras
  • 9h às 18h – Desafio Solidário – Arrecadação de doações de leite
  • 9h – Recreação Babinho
  • 9h – Caminhada Orientada
  • 10h – Ginástica Laboral – SENAC
  • 10h – Step
  • 11h – Pilates Solo
  • 12h – Funcional
  • 13h – Handebol
  • 14h – Defesa Pessoal
  • 15h – Crossfit
  • 15h – FlashMob
  • 16h – Circuito Kids
  • 16h – HIT
  • 17h – Ginástica Rítmica
  • 18h – Dança
Continuar a ler

Esporte

Seleção é aberta para escolher projetos em Canoas que promovam o esporte local

Redação

Publicado

em

Seleção é aberta para escolher projetos em Canoas que promovam o esporte local

Nesta segunda-feira, 19, foi publicado, no Diário Oficial do Município de Canoas, o Edital N° 119/2025, que torna público o Chamamento para selecionar projetos de execução e organização de eventos oficiais por Ligas Esportivas e Entidades Esportivas filiadas à Federações Esportivas, que promovam o desenvolvimento do esporte local e a representatividade de Canoas em eventos de grande relevância.

Inscrições

Os interessados devem se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão – CAC, situada na rua Ipiranga n° 120 – Centro – Canoas. As inscrições acontecem das 8 horas do dia 19/05/2025 às 18 horas do dia 28/05/2025 e demais informações podem ser consultadas por aqui: https://www.canoas.rs.gov.br/apoio-financeiro-para-organizacao-de-eventos-esportivos-oficiais/.

 

Continuar a ler

Esporte

Competições Escolares Canoenses iniciam disputa de skate na sexta-feira, 16

Redação

Publicado

em

Competições Escolares Canoenses iniciam disputa de skate na sexta-feira, 16

Nesta sexta-feira, 16 de maio, será realizada mais uma etapa das Competições Escolares Canoense (CECA) 2025, com provas na modalidade Skate. As atividades acontecem das 8h às 16h, no Parque Eduardo Gomes, localizado na Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima. Participam estudantes de escolas municipais, estaduais, federais e particulares do município.

As provas acontecem nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil, nos naipes masculino e feminino. A modalidade de skate foi incluída no CECA em 2018 e, desde então, tem ganhado destaque, impulsionada pela atuação de atletas locais, como a canoense Maria Lúcia, medalhista e integrante da Seleção Brasileira de Skate Street, que estará presente no evento.

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, o CECA promove a integração entre os alunos, o fortalecimento da educação e a revelação de novos talentos. Além do skate, a competição contempla outras modalidades, como judô, atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, xadrez, voleibol e hóquei.

“A importância do destaque de Canoas no esporte reforça a representatividade do nosso município na formação de valores e identidade dos nossos estudantes, despertando o interesse pela prática esportiva e competitiva”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques