Esporte
REINALDO CHARÃO: Canoense é bicampeão nacional de tiro com arco paralímpico
Pelo segundo ano consecutivo, Reinaldo Charão, atleta de Canoas representante da RS Paradesporto e da Federação Gaúcha de Arco e Flecha (Fegaf) foi campeão brasileiro paralímpico de tiro com arco, levando o bicampeonato na modalidade Arco Composto Masculino Paralímpico Open, que aconteceu na cidade de Maricá no Rio de Janeiro, em agosto. O XVI Campeonato Brasileiro Paralímpico foi realizado no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco – Brasil Arco.
O atleta faz os treinos em espaços cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) no Parque Esportivo Eduardo Gomes, e também no espaço lateral ao campo de futebol do Centro Esportivo São Luís, local que futuramente receberá obras de acessibilidade para a prática do Para Tiro com Arco (tiro com arco para pessoas com deficiência). Desde o início do ano, tem o termo de compromisso assinado com a Smel, recebendo auxílio na compra de materiais e equipamentos esportivos para participar da competição Mundial Wolrd Archery Para Championships Dubai 2022.
Paralelo ao campeonato, houve a realização da seletiva para a seleção brasileira paralímpica de tiro com arco, visando ao Campeonato Parapanamericano de Tiro com Arco, que será realizado em novembro, na cidade de Santiago, capital do Chile. O atleta foi um dos convocados para a modalidade Composto Masculino Open.
Charão destaca o resultado da competição: “Estou muito feliz com essa conquista, foi resultado dos esforços e dos treinos. Consegui a façanha de levar o bicampeonato e dessa vez teve até troféu; vou ter que aumentar a estante de casa”.
“A modalidade tiro com arco será integrada às atividades do paradesporto municipal. Estamos em processo de ajustes e queremos oferecer mais possibilidades dentro do esporte às pessoas com deficiência”, comenta o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Jerson Cunha.
Tiro com arco paralímpico
O Para Tiro com Arco (conhecido também como tiro com arco paralímpico) pode ser disputado por pessoas com deficiência física como amputações, paraplégicos e tetraplégicos, paralisia cerebral, doenças disfuncionais e progressivas, como a atrofia muscular e escleroses, com disfunções nas articulações, deficiência na coluna e múltiplas deficiências, bem como por pessoas com deficiência visual, parcial ou total.
No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco, e no Rio Grande do Sul, pela Federação Gaúcha de Arco e Flecha.
Esporte
Festival de Esporte e Lazer de Canoas marca encerramento do ano no Parque Getúlio Vargas
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) já confirmou a data e o local do Festival de Esporte e Lazer de Canoas (Fesla) 2024, que marca o encerramento das atividades e projetos da secretaria. O evento será realizado no dia 8 de dezembro, no Parque Getúlio Vargas.
Fesla 2024
Neste ano, o Fesla também celebra os 44 anos do Parque Municipal Getúlio Vargas. Com entrada gratuita e aberto à comunidade, o festival reunirá alunos, famílias, usuários das unidades esportivas de Canoas e o público em geral.
Durante o evento, haverá partidas em diversas modalidades esportivas, como futebol de campo, câmbio e bocha, além de outras atividades.
“O Fesla é um grande evento de integração entre esporte, meio ambiente, cultura e diversos parceiros. Nosso principal objetivo é valorizar a prática esportiva e o lazer, oferecendo um dia repleto de atividades no parque”, afirma a secretária da SMEL, Letícia Boll Vargas.
Esporte
Canoas sediará a 6ª edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos 2024, com a participação de 18 países
Em novembro, Canoas irá se transformar na capital do surdodesporto. Isso porque a cidade receberá a 6ª edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos 2024.
O evento internacional será realizado entre os dias 10 e 17 de novembro e reunirá cerca de 1000 surdoatletas de 18 países, que disputarão 12 modalidades.
Começo de tudo
A primeira edição dos Jogos Pan-americanos de Surdos aconteceu no ano de 1975, em Caracas, na Venezuela. Desde então, os Jogos já foram realizados em Cuba (1999); na Argentina (2003); e na Venezuela (2007).
Esta será a segunda edição no Brasil. Isso porque a última edição do evento, realizada em 2012, aconteceu na cidade de Praia Grande (SP).
Ulbra
Para o presidente do Comitê Organizador (OC) do Pan-Americano, Alexandre Dale Couto, o evento é muito importante para o surdodesporto.
“Há uma grande disposição da ULBRA em sediar o evento, que é uma oportunidade importante para realizar eliminatórias em modalidades coletivas como Futebol, Vôlei e Futsal.”
Quem também comemora a realização do evento é o presidente da Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES), Pedro Bonnassiolle.
“Estou profundamente orgulhoso dos atletas que se prepararam para participar do nosso evento pan-americano, que não é realizado há 12 anos. Desejo-lhes que, com esforço e dedicação, alcancem todas as suas metas e se preparem para os próximos desafios.”
Apoio
Para sua realização a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e a PANAMDES contam com o apoio da Federação Desportiva de Surdos do Rio Grande do Sul (FDSRS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Canoas, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), do ICOM-Libras, do Comando Militar do Sul e da Brigada Militar.
Confira as modalidades:
- Atletismo (M | F)
- Badminton (M | F)
- Basquete 3×3 (M)
- Futsal (M | F)
- Futebol (M)
- Karatê (M)
- Natação (M | F)
- Taekwondo (M | F)
- Tênis (M)
- Tênis de mesa (M | F)
- Vôlei (M | F)
- Xadrez (M | F)
Confira os países participantes:
- Argentina
- Bolívia
- Brasil
- Canadá
- Chile
- Costa Rica
- Colômbia
- Cuba
- Equador
- Estados Unidos
- Jamaica
- México
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- República Dominicana
- Trinidad & Tobago
- Venezuela
Esporte
COPA ELAS EM QUADRA: Torneio de futsal feminino sub-15 reúne projetos sociais em Canoas
No sábado, 2 de novembro, às 16 horas, vai rolar a Copa Elas em Quadra, torneio de futsal feminino sub-15, na Escola Nancy Pansera (Área Verde 13 – Setor 6, Guajuviras), em Canoas.
De acordo com o organizador do evento, o treinador do time Anjos Unidos, Marcelo Cabral, a ideia do campeonato é incentivar projetos sociais atuantes nas comunidades e o futsal feminino.
Apoio
De acordo com Cabral, o torneio não tem fins lucrativos e todas as meninas receberão medalha, além de uma bola, que será dada a todas as equipes participantes.
Para que isso seja possível, a coordenação do campeonato está aceitando apoio de empresas parceiras que queiram contribuir colocando a sua marca em evidência.
Empresas apoiadoras:
- Yep Profissional
- Salgados Nicoletti
- RM eventos esportivos
- JJ Pintura
- Escola Nancy Pansera
- JC Serviços Automotivos
- Vianas Vendas
- Irmão Diogo
Equipes
- Unidas (Poa, Rubem Berta)
- Porto (Poa, Rubem Berta)
- Atlético Israel (Safira/Mario Quintana)
- Anjos Unidos (Canoas, Guajuviras)
Mais informações, entrar em contato com Marcelo Cabral (51) 9860.78716 WhatsApp.
- Coluna3 dias atrás
ECONOMIA: ‘Caminhos para a Inclusão e o Empoderamento’ (por Cristiane Souza)
- Coluna1 semana atrás
PSICOLOGIA: Tenho esquizofrenia, e agora? (por Marianna Rodrigues)
- Eleições 20241 semana atrás
Airton Souza se manifesta sobre decisão do STJ que mantém condenação
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Grupo Passarela segue firme em seu plano de expansão e inaugura mais uma loja no Rio Grande do Sul
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Confirmada a instalação de uma unidade das lojas Havan em Canoas
- Artigo3 dias atrás
‘400 DIAS, O FIM DO MITO’ (por Carlos Marum – Ex-Ministro de Estado)
- Emprego1 semana atrás
Feirão de Emprego em Canoas oferta vagas na empresa JBS
- Policial1 semana atrás
Polícia Civil deflagra 3ª fase da Operação Capa Dura