Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

07/09/2024
 

Esporte

REINALDO CHARÃO: Canoense é bicampeão nacional de tiro com arco paralímpico

Redação

Publicado

em

Pelo segundo ano consecutivo, Reinaldo Charão, atleta de Canoas representante da RS Paradesporto e da Federação Gaúcha de Arco e Flecha (Fegaf) foi campeão brasileiro paralímpico de tiro com arco, levando o bicampeonato na modalidade Arco Composto Masculino Paralímpico Open, que aconteceu na cidade de Maricá no Rio de Janeiro, em agosto. O XVI Campeonato Brasileiro Paralímpico foi realizado no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco – Brasil Arco. 

O atleta faz os treinos em espaços cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) no Parque Esportivo Eduardo Gomes, e também no espaço lateral ao campo de futebol do Centro Esportivo São Luís, local que futuramente receberá obras de acessibilidade para a prática do Para Tiro com Arco (tiro com arco para pessoas com deficiência). Desde o início do ano, tem o termo de compromisso assinado com a Smel, recebendo auxílio na compra de materiais e equipamentos esportivos para participar da competição Mundial Wolrd Archery Para Championships Dubai 2022.

Divulgação

Paralelo ao campeonato, houve a realização da seletiva para a seleção brasileira paralímpica de tiro com arco, visando ao Campeonato Parapanamericano de Tiro com Arco, que será realizado em novembro, na cidade de Santiago, capital do Chile. O atleta foi um dos convocados para a modalidade Composto Masculino Open.

Charão destaca o resultado da competição: “Estou muito feliz com essa conquista, foi resultado dos esforços e dos treinos. Consegui a façanha de levar o bicampeonato e dessa vez teve até troféu; vou ter que aumentar a estante de casa”.

“A modalidade tiro com arco será integrada às atividades do paradesporto municipal. Estamos em processo de ajustes e queremos oferecer mais possibilidades dentro do esporte às pessoas com deficiência”, comenta o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Jerson Cunha.

Tiro com arco paralímpico

O Para Tiro com Arco (conhecido também como tiro com arco paralímpico) pode ser disputado por pessoas com deficiência física como amputações, paraplégicos e tetraplégicos, paralisia cerebral, doenças disfuncionais e progressivas, como a atrofia muscular e escleroses, com disfunções nas articulações, deficiência na coluna e múltiplas deficiências, bem como por pessoas com deficiência visual, parcial ou total.

No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco, e no Rio Grande do Sul, pela Federação Gaúcha de Arco e Flecha.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita, será palco da oitava etapa da StockCar

Redação

Publicado

em

O Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita, será palco, neste fim de semana (6 a 89), da oitava etapa da Stock Car Pro Series.

O Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita, será palco, neste fim de semana (6 a 8/9), da oitava etapa da Stock Car Pro Series. Já na segunda metade da temporada, o campeonato ainda está muito longe da definição, tamanho o grau de equilíbrio que vem permeando a competição.

Em 14 corridas disputadas, nada menos que 11 pilotos diferentes já venceram e 18 competidores subiram ao pódio. E a diferença do líder da tabela de pontos, Felipe Massa (TMG Racing), para o quarto colocado, Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time), é de meramente seis pontos.

Dez corridas pela frente

Com cinco etapas em disputa até o fim da temporada, estarão em jogo nada menos que 685 pontos — 137 por etapa —, de modo que a luta pelo título segue completamente aberta.

Se o campeonato fosse decidido neste fim de semana, os 11 primeiros colocados chegariam à Super Final BRB com chances matemáticas de título, em mais uma prova do equilíbrio que é marca registrada da Stock Car Pro Series.

O novo capítulo da batalha pelo Troféu dos Campeões será escrito no Rio Grande do Sul. Neste fim de semana, no Velopark, a Stock Car realizará sua 100ª corrida em solo gaúcho com a disputa da prova sprint na tarde deste sábado, às 14h10. No domingo, será realizada a conclusão da oitava rodada do ano com a largada da corrida principal, com 50 minutos, a partir de 12h30.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 170 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

Programação no Velopark

Sexta-feira, 6 de setembro
– 09h00 – Stock Series – Shakedown
– 09h30 – Stock Car Pro Series – Shakedown
– 10h20 – Stock Series – Treino livre 1 (Rookie)
– 11h00 – Stock Car Pro Series – Treino livre 1
– 14h05 – Stock Series – Treino livre 2
– 15h00 – Stock Car Pro Series – Treino livre 2

Sábado, 7 de setembro

– 08h50 – Stock Series – Treino livre 3
– 09h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
– 10h50 – Stock Series – Classificação
– 11h20 – Visitação aos boxes
– 12h35 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
– 14h10 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 8 de setembro
– 08h35 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
– 09h15 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
– 10h10 – Visitação aos boxes
– 12h30 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato após sete etapas*
1º – Felipe Massa, 549 pontos
2º – Felipe Baptista, 545
3º – Ricardo Zonta, 545
4º – Dudu Barrichello, 543
5º – Julio Campos, 536
6º – Rafael Suzuki, 491
7º – Bruno Baptista, 480
8º – Gabriel Casagrande, 466
9º – Enzo Elias, 459
10º – Daniel Serra, 420
11º – Rubens Barrichello, 420
12º – Ricardo Maurício, 410
13º – Thiago Camilo, 375
14º – Cesar Ramos, 370
15º – Nelson Piquet Jr., 367
16º – Felipe Fraga, 350
17º – Guilherme Salas, 350
18º – Gaetano Di Mauro, 345
19º – Lucas Foresti, 338
20º – Átila Abreu, 323
21º – Arthur Leist, 308
22º – Cacá Bueno, 246
23º – Allam Khodair, 195
24º – Zezinho Muggiati, 192
25º – Gianluca Petecof, 188
26º – Vitor Baptista, 161
27º – Lucas Kohl, 126
28º – Marcos Gomes, 94
29º – Gabriel Robe, 93
30º – Luan Lopes, 16
31º – Raphael Teixeira, 7
*pontuação extraoficial

Calendário Stock Car Pro Series, temporada 2024 (atualizado):
– 07 e 08/09 – 8ª etapa, Velopark (RS)
– 05 e 06/10 – 9ª etapa, Buenos Aires, Argentina
– 25 e 26/10 – 10ª etapa, El Pinar, Uruguai
– 23 e 24/11 – 11ª etapa, Cascavel (PR) ou Brasília (DF)
– 14 e 15/12 – 12ª etapa, Interlagos (SP)

Continuar a ler

Esporte

Evento de conscientização para destinação correta de eletrônicos terá presença de pilotos da StockCar

Redação

Publicado

em

Evento de conscientização para destinação correta de eletrônicos terá presença de pilotos da StockCar

A cooperativa Coopertec, responsável pelo recolhimento de resíduos eletrônicos em Canoas,  promove, na quinta-feira, 5, uma ação de conscientização chamada “Acelerando pelo meio ambiente”.

Quem descartar os materiais eletrônicos de forma correta concorre a um ingresso para assistir a StockCar. O evento ocorre no Parque Municipal Getúlio Vargas, das 13h às 17h.

O encontro também é realizado em parceria com a Circular Brain, que estará no local com os pilotos de carro da StockCar distribuindo brindes para quem for descartar os eletrônicos.

Orientação de descarte

Além disso, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente reitera para que a população não deixe o lixo eletrônico na rua e pede que os moradores entrem em contato pelo telefone/ WhatsApp (51) 98416-9301, diretamente com a Coopertec, para que os resíduos sejam descartados de forma correta diariamente.

Continuar a ler

Esporte

AUTOMOBILISMO: Canoense Castro vence principal categoria da etapa sul-americana de kart no Velopark

Redação

Publicado

em

AUTOMOBILISMO: Canoense Castro vence principal categoria da etapa sul-americana de kart no Velopark

O Campeonato Sul-americano de Kart conheceu, no domingo, 25, os campeões de 2024, no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita.

O paranaense Marcelo Tortato, de 14 anos, foi o campeão na OK FIA Júnior, o carioca Olin Galli, de 28 anos, faturou os títulos da OK FIA e KZ Graduado e o gaúcho, de Canoas, Matheus Castro, de 37 anos, foi o vencedor na X30 Master.

Tortato e Castro conquistaram o título pela primeira vez. Já Galli soma agora seis títulos sul-americanos.

Apoio importante

Com organização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a edição de 2024 representou um importante marco para o kartismo da América do Sul, já que pela primeira vez a competição passou a contar com apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

A iniciativa atendeu a um pedido do presidente Arlindo Signor da Federação Gaúcha de Automobilismo para que a etapa fosse realizada no Rio Grande do Sul neste momento de recuperação do estado pós enchente, envolvimento de 11 países do continente (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

Canoense na disputa

Como nas baterias classificatórias e Pré Finais, a X30 Master foi marcada por muita competitividade e troca de líderes. Nas voltas finais, ainda não era possível cravar quem seria o campeão.

O canoense Matheus Castro, que havia conquistado a pole e teve problemas nas baterias classificatórias, se recuperou para garantir o título na Final, o seu primeiro Sul-americano. Alan Synthes foi o segundo e Lucca Croce, o terceiro.

Sobre Matheus Castro

“Tudo o que poderia dar errado aconteceu nas baterias classificatórias. Na Pré Final, consegui fazer uma boa corrida. Larguei de sétimo e cheguei em segundo. Na Final, larguei em quinto. No início, meu kart demorou um pouquinho para chegar nas libras, mas quando chegou eu pude alcançar os primeiros e aí eu pensei: ‘vou passar, esse título vai ser meu’. Em nenhum momento eu desisti. E foi muito bom ganhar correndo em casa. Foi muito emocionante”.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm