Conecte-se conosco

header-top







 

21/07/2026
 

Geral

APÓS TEMPORAL: Escolas normalizam aulas a partir desta terça-feira, 23

Redação

Publicado

em

Serviços sociais na EMEF Max Adolfo Oderich nesta terça-feira, 9

Nesta terça-feira, 23, as aulas presenciais retornam para todos os alunos da rede municipal de ensino de Canoas. Conforme a Secretaria de Educação (SME), apenas os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Irmão Pedro terão aulas de maneira remota, através da plataforma de ensino Google Classroom. Os alunos do 1º ao 5º ano e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) já voltarão presencial amanhã.

“Os estragos foram grandes em diversas escolas, mas trabalhamos incansavelmente para atender todas as demandas e restabelecer as aulas o mais rápido possível. O mutirão de trabalhos deste final de semana comprova bem este nosso esforço rumo a este objetivo”, afirma a secretária adjunta da SME, Cinara Portela de Souza. “Alunos que não tiverem acesso à tecnologia ou à internet poderão ir até à escola para retirar os conteúdos impressos”, acrescenta.

Tão logo as reformas na EMEF Irmão Pedro sejam concluídas, as aulas voltarão de forma presencial para todos os alunos. A EMEF Edgar Fontoura e a EMEI Terezinha Tergolina tiveram aulas de forma remota nesta segunda-feira, 22, mas iniciarão de forma presencial a partir de amanhã.

Das 83 escolas municipais de Canoas, apenas sete não tiveram avarias. As demais 76 sofreram algum tipo de dano, entre casos mais leves, como brinquedo virados, até casos mais graves, como destelhamentos e destruição total da rede elétrica.

Aulas perdidas serão recuperadas nos sábados

Conforme Cinara, os dias perdidos pelos alunos serão recuperados até dezembro em aulas realizadas aos sábados. “Vamos elaborar um calendário, juntamente com as equipes diretivas de cada escola, e divulgaremos o mais breve possível. Mas iremos garantir que todas as aulas perdidas sejam recuperadas e ninguém seja prejudicado pelo que aconteceu”, garante.

Reparos

Reparos em telhados, portas e janelas, recuperação da rede elétrica, além de podas de árvores e recolhimento de galhos foram alguns dos serviços executados no domingo, 21,  pelas equipes da Secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Escritório de Projetos e Educação. As equipes trabalharam nas escolas Terezinha Tergolina, Rondônia, Ildo Meneghetti, Edgar Fontoura, Ícaro, Irmão Pedro e Guajuviras.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Canoas tem duas propostas na Consulta Popular 2026; votação segue até domingo

Redação

Publicado

em

A votação da Consulta Popular 2026 começou nesta segunda-feira, 20, e segue até domingo, 26. Em Canoas, duas propostas foram incluídas no processo após as etapas locais e regionais de definição das prioridades.

As demandas apresentadas pelo município envolvem a destinação de recursos para ações de prevenção a enchentes e para políticas sociais voltadas à primeira infância imigrante.

A votação pode ser feita por meio de uma conta gov.br no portal da Consulta Popular ou pelo WhatsApp da assistente virtual GurIA, pelo número (51) 3210-3939. Para participar pelo aplicativo, o eleitor deve enviar a mensagem “Quero votar na Consulta Popular”.

A Consulta Popular é realizada pelo Governo do Estado em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), responsáveis pela organização do processo nas 28 regiões do Rio Grande do Sul.

As propostas mais votadas serão incluídas no orçamento estadual de 2027. O Estado prevê a destinação de R$ 60 milhões, distribuídos entre os Coredes conforme critérios técnicos.

Continuar a ler

Geral

Canoas realiza seminário sobre economia solidária nos dias 22 de julho e 5 de agosto

Redação

Publicado

em

Vereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

A Câmara Municipal de Vereadores de Canoas recebe, nos dias 22 de julho e 5 de agosto, o seminário “A Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento de Canoas/RS”. O evento ocorre das 13h às 18h, na sede do Legislativo, localizada na Rua Ipiranga, 123, no Centro.

A atividade é organizada pela Comissão Especial de Políticas Públicas de Economia Solidária da Câmara, pelo Fórum Canoense de Economia Solidária, pelo Programa Paul Singer e pela Prefeitura de Canoas.

A programação prevê debates com representantes do poder público, empreendedores, entidades e integrantes da comunidade sobre temas relacionados à economia solidária, como geração de trabalho e renda, inclusão social e desenvolvimento sustentável.

A participação é gratuita e exige inscrição prévia. A programação e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.aqui.

O seminário também terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Vereadores de Canoas no YouTube.

Continuar a ler

Geral

Jairo Jorge é anunciado como superintendente da nova área de Relações Governamentais da ULBRA

Redação

Publicado

em

A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) anunciou a criação da Superintendência de Relações Governamentais e Cidades (SRGC), estrutura voltada ao desenvolvimento de projetos nas áreas de inovação, governança e qualificação para municípios. A nova superintendência será coordenada pelo jornalista e gestor público Jairo Jorge da Silva.

Segundo a universidade, a iniciativa denominada ULBRA Cidades terá como foco ações de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções voltadas à gestão pública. Entre os temas previstos estão a Nova Lei de Licitações, a Reforma Tributária, o saneamento básico, a resiliência climática e o uso de Inteligência Artificial na administração pública.

De acordo com a instituição, a superintendência também oferecerá cursos de educação executiva, consultorias e atividades de apoio voltadas a prefeituras e câmaras municipais. Entre os projetos anunciados estão um MBA em Gestão de Cidades e Governança Pública, cursos de extensão sobre Inteligência Artificial e resiliência climática, além da criação do programa Novas Mentes, do Observatório de Cidades e do GovLab ULBRA.

A universidade informou ainda que será criado um Conselho de Gestores, formado por 20 prefeitos e prefeitas da Região Metropolitana e do interior do Rio Grande do Sul. O grupo deverá realizar encontros periódicos com a Reitoria para discutir demandas dos municípios e aproximar pesquisas acadêmicas da gestão pública.

Outro projeto anunciado é o Fórum ULBRA 497, que reunirá especialistas para debates sobre temas relacionados à administração pública, como segurança, educação e prevenção de desastres naturais. A instituição também informou que pretende ampliar ações de extensão por meio do programa ULBRA Comunidade.

Liderança do projeto

Jairo Jorge da Silva é jornalista e possui MBA em Políticas Públicas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ao longo da carreira, atuou no jornalismo e exerceu funções na administração pública.

Foi secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), onde participou de iniciativas relacionadas ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Também foi prefeito de Canoas por três mandatos e integrou a diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Rede Mercocidades e do Comitê de Cidades de Periferia da CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques