Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

12/10/2026
 

Esporte

Estudantes canoenses de escola bilíngue para surdos conquistam 50 medalhas

Redação

Publicado

em

Incluir, integrar e estimular a prática esportiva. Com esse intuito, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue para Surdos Vitória, localizada no Bairro Mathias Velho em Canoas, estão participando dos 18º Jogos dos Estudantes Surdos de Porto Alegre.

A primeira fase aconteceu na sexta-feira, 3, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo – CETE em Porto Alegre, com as competições de atletismo, corrida, revezamento, arremesso de pelota e salto em distância. Nessa primeira participação, a escola conquistou cerca de 50 medalhas nas mais diversas modalidades e categorias.

Incentivadora do projeto, a diretora da EMEF Vitória, Lucimeri Teixeira Piachiski, destaca que os estudantes estavam ansiosos e empolgados para a participação no evento.

A segunda fase da competição acontece na próxima sexta-feira, 10, no Parque Municipal Ararigbóia, bairro Petrópolis em Porto Alegre, com as modalidades coletivas e competições de futsal e voleibol. A expectativa para a participação nas modalidades são as melhores, já que nas últimas 4 edições dos jogos a equipe de futsal de Canoas conquistou o primeiro lugar. Os estudantes são conduzidos e acompanhados pelo professor de Educação Física Vanderlei Pinzetta, com apoio dos demais professores da instituição.

SOBRE A EMEF BILÍNGUE PARA SURDOS VITÓRIA

Inaugurada em 2003, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue para Surdos Vitória, é a primeira escola de Canoas onde os alunos podem aprender a língua brasileira de sinais brasileira – LIBRAS, além do português escrito. O ensino bilíngue foi implementado para que todos possam compreender e se comunicar com colegas que não ouvem, ou não falam.

No local, são atendidos cerca de 40 alunos em tempo integral e as aulas são dadas em Libras e em português. As duas disciplinas têm a mesma carga-horária de ensino, com três períodos semanais para cada conteúdo. Todos os professores e a equipe diretiva se comunicam em libras. Os demais profissionais são treinados para ter fluência.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Gre-Nal 455: Grêmio e Inter se enfrentam neste domingo em confronto decisivo contra o rebaixamento

Avatar

Publicado

em

A dupla Gre-Nal entra em campo neste domingo, 11, para disputar o Gre-Nal 455, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Grêmio e Internacional se enfrentam às 17h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em um clássico que pode influenciar diretamente a luta das equipes contra o rebaixamento.

Após 29 rodadas, o Internacional ocupa a 17ª colocação, com 31 pontos, enquanto o Grêmio aparece em 18º lugar, com 30 pontos. Os dois clubes estão na zona de rebaixamento e buscam a vitória para tentar sair das últimas posições da tabela.

O primeiro time fora do Z-4 é o Corinthians, com 32 pontos, o que aumenta a importância do resultado para os rivais gaúchos nesta reta final da competição.

O Grêmio chega ao clássico após empatar em 1 a 1 com o Remo, fora de casa. Já o Internacional vem de vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, no Beira-Rio.

A partida terá transmissão pela TV Globo, para o Rio Grande do Sul, e pelo Premiere.

Continuar a ler

Esporte

Canoas recebe 24ª Copa Brasil Sul-Americano de Ginástica Aeróbica e Dança

Avatar

Publicado

em

Canoas será palco de um grande encontro internacional de ginastica e dança. A cidade recebe a 24° Copa Brasil Sul-americano de ginástica Aeróbica e dança, reunindo atletas de diferentes países em 3 dias de talento, movimento e emoção.

A programação conta com competições de ginastica aeróbica, hip hop, ballet, reggaeton, danças internacionais e diversas outras modalidades, além de finais e premiações.

 

Continuar a ler

Esporte

Equipe de Canoas conquista título inédito no Troféu Brasil de Atletismo Master

Avatar

Publicado

em

A equipe de Canoas conquistou o título do 18º Troféu Brasil de Atletismo Master, realizado de 18 a 20 de setembro, na Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), em Porto Alegre. A participação dos atletas contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e da Prefeitura de Canoas.

A delegação reuniu atletas veteranos, com idades a partir dos 35 anos e alguns com mais de 80. A equipe Phoenix somou forças com as equipes CMC e ADCH, formando um grupo de 73 atletas.

Segundo o coordenador da equipe campeã, o atleta Éber Bundchen, o grupo superou os 1,8 mil pontos na classificação geral. A segunda colocada terminou com menos de 1,2 mil pontos, o que representou uma vantagem superior a 600 pontos para a equipe de Canoas.

O grupo também estima ter conquistado mais de 300 medalhas, entre ouro, prata e bronze, além de ter estabelecido recordes durante a competição. Os números definitivos ainda dependem da divulgação do boletim oficial.

A pontuação foi construída com a participação de toda a delegação, já que as colocações até o oitavo lugar também contabilizaram pontos para a classificação geral.

Promovido pela Associação dos Veteranos Gaúchos de Atletismo Master (Avega), com reconhecimento da Associação Brasileira de Atletismo Master (Abram), o Troféu Brasil reuniu atletas de diferentes regiões do país, além de competidores internacionais.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Luciano de Oliveira, a conquista representa um importante reconhecimento para o atletismo master de Canoas. As secretarias municipais de Educação, Cultura e Segurança Pública também apoiaram a iniciativa. A Prefeitura acolheu ainda atletas de outros municípios que integraram a delegação e representaram Canoas na competição.

A participação também teve apoio das empresas Bianchini, MD Segurança e TELECON, de Canoas, que contribuíram com custos relacionados a uniformes, alimentação, inscrições e deslocamentos da equipe.

A SMEL desenvolve atividades físicas voltadas a pessoas idosas nos bairros do município, buscando incentivar a prática esportiva e promover qualidade de vida. As atividades também possibilitam a identificação de atletas que, a partir dos treinamentos, passam a participar de competições de atletismo.

A conquista inédita reforça a participação de diferentes gerações no esporte e reconhece o empenho dos atletas e dos profissionais envolvidos na preparação da equipe.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto