Município inicia Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti

Foto: Divulgação Prefeitura de Nova Santa Rita

Sem nenhum caso confirmado de dengue, agentes comunitários de saúde junto com os agentes de combate a endemias, iniciaram nesta segunda-feira, 25, o segundo período do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Lira) em Nova Santa Rita. As visitas serão feitas de porta em porta, para coleta de larvas e vistorias de possíveis focos do mosquito. A comunidade dos bairros Centro, Califórnia e Loteamento Popular receberá as equipes ao longo da semana.

A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do Aedes aegypti, mosquito que também é transmissor da febre amarela urbana, zika e chikungunya. As chuvas e altas temperaturas do verão são os principais fatores de risco para a reprodução e proliferação do mosquito.

“O combate ao Aedes aegypti ainda é a principal maneira de prevenir a doença. É por isso que a Prefeitura de Nova Santa Rita, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicita a compreensão dos moradores. É fundamental que as famílias autorizem a entrada dos profissionais para a coleta. Potes de água de seu animal de estimação também pode ser fonte de proliferação das larvas. Não esqueça de fazer a troca, lave e esfregue o pote para eliminação total de possíveis ovos. Use repelente e inseticidas, seguindo as orientações dos rótulos, para eliminar mosquitos do ambiente.Proteja bebês e crianças. Cubra caixas d’água e piscinas”, enfatiza a nota da prefeitura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here