Conecte-se conosco

header-top







 

17/07/2026
 

Geral

LESIANE LAZZAROTTI OGG: Exposição Interativa Arte Alerta inaugura no Espaço Cultural Correios

Redação

Publicado

em

O Espaço Cultural Correios, de Porto Alegre, vai receber a exposição interativa Arte Alerta IV, de 23 de abril a 4 junho, com visitação de terças a sábados. A mostra foi criada pela imortal da Academia Brasileira de Belas Artes, a artista canoense Lesiane Lazzarotti Ogg, atualmente radicada no Rio de Janeiro, e que tem curadoria de Luiz Badia.

Entre os diferenciais está a possibilidade de criação e intervenção artística pelos próprios visitantes, o que tem levado milhares de pessoas a conhecer o projeto por onde ele passa, especialmente crianças e adolescentes. A abertura será no dia 23 de abril, das 14h às 17h, no Espaço Cultural Correios, que fica localizado no térreo da Av. Sete de Setembro, 1020, no Centro Histórico de Porto Alegre. Entrada franca.

“O projeto Arte Alerta foi criado com o intuito de juntar vários artistas em uma nobre causa de alertar as pessoas sobre a degradação provocada pelo ser humano ao meio ambiente. Em um sentido mais amplo, envolvendo também outros aspectos do mundo contemporâneo que afetam a todos, como tecnologia e mudanças de comportamento”, explica Lesiane.

Nesta quarta edição do Arte Alerta, primeira no Rio Grande do Sul, 16 artistas que integram o Atelier Baluarte, do Rio de Janeiro, entre eles a também gaúcha Riele, exibirão suas pinturas com diferentes mensagens sobre a sensível questão de preservação do entorno, questionando a postura da humanidade em relação à natureza e à vida.

Lesiane Lazzarotti Ogg

Natural de Canoas, Lesiane Lazzarotti Ogg, é cidadã do mundo. Atualmente, radicada no Rio de Janeiro, a artista gaúcha começou sua carreira na arte com uma exposição em Cuba e já expôs no Carroussel do Louvre em Paris e na sede da ONU, em Nova York. Com uma forte atuação social, em comunidades da África e do Brasil, Lesiane é membro da Academia Brasileira de Belas Artes, desde 2019.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Homem de 34 anos é preso por estupro de vulnerável contra a própria filha em Canoas

Redação

Publicado

em

No final da tarde de quinta-feira, 16, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, sob coordenação do delegado Maurício Barison Barcellos, realizou a prisão preventiva de um homem investigado pela prática de estupro de vulnerável contra sua própria filha. A prisão foi realizada no bairro Mathias Velho, em Canoas.

O caso teve início no mês de maio, quando, seguindo apurado, a vítima estaria na casa do genitor e passou a ser espancada com socos na região da barriga. A adolescente conseguiu telefonar para sua mãe, que solicitou apoio da Brigada Militar. Chegando ao local, o investigado ainda ameaçou de morte a mãe da vítima, o que levou a ser preso em flagrante pela Brigada Militar pela ameaça no contexto de violência doméstica. O homem foi preso e liberado sob condição do uso de tornozeleira eletrônica.

A partir da prisão do genitor, a vítima de 15 anos revelou que era abusada sexualmente pelo genitor desde os 12 anos de idade e que, diante da possibilidade de estar grávida do próprio abusador, passou a sofrer agressões físicas. Ainda, conforme apurado, o investigado submeteu a vítima a testes de gravidez por suspeitar que ela pudesse ter engravidado em decorrência dos abusos, passando, após essa suspeita, a aplicar-lhe injeções anticoncepcionais.

O Delegado Maurício Barison afirma que a Polícia Civil segue atuando com rigor técnico e institucional no enfrentamento a crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, priorizando a escuta especializada e a proteção da vítima em todas as etapas da investigação.

A DPCA Canoas reforça que o estupro de vulnerável não admite relativização quando praticado contra menores de 14 anos, dada a absoluta vulnerabilidade das vítimas nessa faixa etária, e reafirma seu compromisso institucional no combate a crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

DENÚNCIAS ANÔNIMAS
WhatsApp: (51) 9 8459-0259
Linha direta: (51) 3425-9056
www.pc.rs.gov.br

Continuar a ler

Policial

Ex-marido de professora é preso durante investigação de morte em Constantina

Redação

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira, 16, o ex-marido da professora Glória Werkhausen, de 44 anos, durante o avanço das investigações sobre a morte da vítima, registrada no último domingo, 12, em Constantina, no norte do Rio Grande do Sul.

A prisão ocorreu por volta das 10h40. O homem é apontado como suspeito de envolvimento no crime. Até o momento, a Polícia Civil não informou os detalhes da prisão nem divulgou novas informações sobre a investigação.

Conforme o delegado Cristiano De Bone, responsável pelo caso, a perícia constatou marcas de esganadura no pescoço da professora, descartando a hipótese inicial de suicídio. A investigação aguarda agora a conclusão dos laudos periciais, que deverão esclarecer a origem do incêndio registrado na residência da vítima.

Glória Werkhausen foi encontrada morta após o Corpo de Bombeiros combater um incêndio na casa onde ela morava sozinha, no bairro Florestal. Após controlar as chamas, os bombeiros localizaram o corpo no interior do imóvel.

Ainda segundo o delegado, o fogo ficou concentrado principalmente na sala da residência, nas proximidades de onde a vítima foi encontrada, atingindo móveis do ambiente. A informação faz parte dos elementos analisados pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do crime.

A professora foi velada e sepultada na última terça-feira, 14, no município de Novo Xingu. O caso permanece sob investigação da Polícia Civil.

Continuar a ler

Geral

Prefeitura de Canoas entrega sete boxes comerciais a empreendedores na Praça da Bíblia

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas entregou, na quarta-feira, 15, as chaves de sete boxes comerciais destinados a empreendedores que irão atuar na Praça da Bíblia. Os espaços foram concedidos por meio de permissão de uso de bem público, conforme edital conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).

Além das chaves, os permissionários receberam os alvarás de funcionamento e os Termos de Permissão de Uso, documentos que autorizam o início das atividades comerciais.

Os novos estabelecimentos oferecerão produtos e serviços como confecções, miudezas, venda de passagens rodoviárias, lanches, vasos cerâmicos, artesanato, doces caseiros, sorvetes, salgados e bebidas.

De acordo com a administração municipal, a ocupação dos boxes busca ampliar as oportunidades de trabalho e renda e incentivar o comércio popular no município.

O secretário adjunto de Economia Solidária e Fiscalização, Deivid Marinho, comentou a iniciativa.

“A ação transforma esse espaço público histórico em uma oportunidade real de geração de renda para famílias canoenses, fortalece o comércio popular e movimenta a economia local”, afirmou.

Uma das contempladas é a moradora do bairro Rio Branco, Ana Lúcia. Após perder o emprego em decorrência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, ela vê no novo espaço a oportunidade de recomeçar.

“Sempre sonhei em ter o meu próprio negócio. Trabalho com artesanato há muitos anos e agora terei a oportunidade de ter um espaço físico. Essa é a chance de recomeçar”, destacou a empreendedora.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques