Conecte-se conosco

header-top







 

27/06/2026
 

Geral

RAMADÃ 2022: Comerciante canoense explica prática ligada a fé

Redação

Publicado

em

O Ramadã é um mês sagrado para os muçulmanos, reservado ao jejum para a purificação e renovação de sua fé. Durante esse período, o povo islâmico do mundo todo se abstém de comer, beber, fumar, ter relações conjugais e outras práticas consideradas pecaminosas, do nascer ao pôr do Sol.

Ele dura entre 29 e 30 dias, sendo iniciado ao surgimento da primeira lua nova após Shaban, o oitavo mês do calendário islâmico, e seu término ocorre quando a lua nova é vista novamente. Durante esses dias, as reflexões são diárias, sobretudo intensifica-se a adoração a Deus, a leitura das sagradas escrituras e a caridade.

Muçulmanos em Canoas

O Timoneiro conversou com um dos tantos muçulmanos residentes no município, o comerciante Jamal Jamil Ibrahim El Hindi, de 56 anos, que nos contou sobre a relação que tem com a prática. “Eu vivo há 48 anos no Brasil, e vejo aqui mais brasileiros convertidos e praticantes da fé muçulmana do que árabes. Pois está claro que ela tem a ver com amor a Deus, não com um lugar. O momento do Ramadã é de doação, de empatia com o próximo que nada tem a comer, e, principalmente, de desintoxicação do corpo e da alma”, revela.

De acordo com Jamal, que faz parte da comunidade islâmica de Canoas – que conta com mais de 300 pessoas -, a Mesquita (Rua Napoleão Laureano, 158 – Centro/Canoas) não tem um líder, sendo todos os responsáveis pelo espaço, que não é necessariamente o único local para se orar, enfatizando a importância deste momento para que todos sejam melhores cidadãos e respeitem o coletivo.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prazo final para alistamento militar obrigatório encerra em 30 de junho para jovens de 18 anos em 2026

Redação

Publicado

em

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. O processo vale no território nacional e é necessário ficar atento ao prazo para não ficar em situação irregular.

O procedimento pode ser feito online, pelo site oficial do Exército Brasileiro, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar do município.

Em Canoas, o atendimento pode ser realizado na Junta de Serviço Militar, que fica na Rua Humaitá, 1130, no bairro Marechal Rondon, junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública. O funcionamento ocorre nas segundas-feiras das 13h30 às 15h50; de terça a quinta-feira das 8h às 11h50 e das 13h30 às 15h50; e nas sextas-feiras das 8h às 11h50. O telefone para contato é (51) 3425-7612.

Para o atendimento, é necessário apresentar documentos básicos como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência atualizado.

Quem perde o prazo fica em situação irregular e pode enfrentar restrições, como dificuldades para emitir passaporte, assumir cargos públicos e se matricular em instituições de ensino.

O alistamento é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. Após essa etapa, os inscritos passam por seleção que define quem será incorporado às Forças Armadas.

A orientação é não deixar para a última hora e reunir a documentação com antecedência.

Continuar a ler

Geral

12ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Santa Rita ocorre nesta quinta-feira no Centro de Eventos Olmiro Brandão

Redação

Publicado

em

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Santa Rita será realizada nesta quinta-feira, 25, a partir das 13h30, no Centro de Eventos Olmiro Brandão. O encontro vai reunir moradores, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes de entidades para debater propostas relacionadas às políticas de saúde do município.

A programação começa com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial e apresentação dos painelistas responsáveis por conduzir os debates. Na sequência, serão formados grupos de trabalho para discussão dos temas propostos e elaboração de sugestões.

Ao final, também ocorrerá a eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual da conferência.

A conferência é um espaço previsto para participação da comunidade na construção e avaliação das políticas públicas de saúde.

Continuar a ler

Policial

Mulher de 23 anos é morta em Porto Alegre; ex do parceiro é apontada como suspeita do crime

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 23 anos foi morta pela ex-companheira do atual parceiro na Rua 3174, no bairro Santa Rosa de Lima, em uma área próxima ao limite com Alvorada, na madrugada desta quarta-feira, 24.

Segundo informações apuradas pela Polícia Civil no local, a suspeita é de que a vítima tenha se envolvido em uma discussão com a ex-mulher do seu companheiro. O homem estaria presente no momento da briga.

Após o desentendimento, a suspeita deixou o local, mas retornou instantes depois e efetuou os disparos contra a vítima. A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques