Conecte-se conosco

header-top







 

28/06/2026
 

Saúde

IMUNIZAÇÃO INFANTIL: Nesta sexta-feira, 4, tem vacina contra Covid-19 para crianças a partir dos 8 anos

Redação

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do município divulgou que a partir desta sexta-feira, 4, Canoas segue a vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir dos 8 anos. Também, que continuam as imunizações infantis para crianças de 5 a 11 anos, com deficiência permanente ou comorbidade comprovada, quilombolas e de área indígena.

A imunização acontece nas unidades de saúde Santa Isabel, Estância Velha, Boa Saúde, Niterói e Harmonia (veja endereços abaixo). A aplicação das doses para esse público ocorre em horário diferenciado, das 8h às 14h (com entrega de fichas até as 13h30).

Para adolescentes e adultos, a vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde (com exceção da Primeiro de Maio), na Central de Vacinas e na VanCINA. As primeiras e segundas doses da Coronavac para 18 anos ou mais e o reforço da Janssen só estarão disponíveis na Central de Vacinas.

A Central de Vacinas, localizada na Estação Canoas, da Trensurb, estará com todas as doses. O atendimento é das 7h às 19h, com distribuição das fichas até as 18h45. Já as unidades de saúde funcionam das 8h às 17h (fichas até as 16h45).

A VanCINA circulará pelo bairro São Luiz. O veículo estará a partir das 9h na avenida Guilherme Schell, esquina com a rua Berto Círio.

Vacinação infantil

– Todas as crianças com 8, 9, 10 e 11 anos
– Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades
– Crianças de 5 a 11 anos quilombolas e de áreas indígenas

Lista das comorbidades das crianças de 5 a 11 anos

– Asma, doença neurológica, obesidade, imunodeficiência, doença cardiovascular (cardiopatias), pneumopatias, neoplasias, doenças hematológicas, Diabetes Mellitus, Síndrome de Down, doença renal crônica, doença hepática.

Documentação necessária

– Comprovante da comorbidade
– Identidade ou Certidão de nascimento
– Cartão SUS ou CPF
– Caderneta de Vacinação
– Comprovante de residência

Unidades de Saúde com vacinação infantil

Horário: 8h às 14h (distribuição de fichas até 13h30)

Santa Isabel – Rua Frei Orlando, 141, Centro
Estância Velha– Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia

Após a vacinação infantil nas cinco unidades abaixo, segue atendimento normal com vacinação, das 14h às 17h (distribuição de fichas até 16h45).

Vacinação acima de 12 anos

1ª dose – Pfizer dos 12 anos aos 17 anos
1ª dose – Coronavac acima de 18 anos
2ª dose – AstraZeneca e Pfizer para quem fez a primeira dose até 10/12
2ª dose – Coronavac para quem tomou a primeira dose até 07/01
2ª dose – Janssen para quem recebeu a dose única da mesma fabricante até 04/11
3ª dose – Pfizer – a partir de 18 anos e profissionais da saúde com a segunda dose até

04/10 e imunossuprimidos com a segunda dose até 07/01

4ª dose – para imunossuprimidos com dose adicional (DA) até 04/10
Gestantes e puérperas – manter intervalo de 5 meses da D2 para o reforço (04/09/21)

Documentos

– Documento de identidade com foto
– CPF
– Comprovante de residência
– Carteira de vacinação

Locais

  • Central de Vacinas
  • Das 7h às 19h (distribuição de fichas até 18h45)
  • Estação Canoas da Trensurb, Av. Guilherme Schell, 5670, Centro

VanCINA

A partir das 9h
Avenida Guilherme Schell, esquina com a Rua Berto Círio.

Unidades de Saúde

Das 8h às 17h (distribuição de fichas até 16h45)

CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
Igara – Rua Dr. Alfredo  ngelo Filho, 68, Igara
São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis
União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
Cerne – Rua Eng. Kindler, 1460, Vila Cerne
Natal – Rua Nossa Senhora da Conceição, 285, Harmonia
Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
São Vicente – Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Olaria
Olaria – Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25, Olaria
Central Park – Av. das Canoas, 272, Central Park
Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
Nova Niterói – Rua Quaraí, s/nº, Niterói
Prata – Rua Buttenbender, 244, Fátima
Fátima – Rua João Nicolau, 218, Fátima
Pedro Luiz da Silveira – Rua Mauá, 1724, Rio Branco
Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco.

Crianças vacinadas

A equipe do O Timoneiro apurou junto à assessoria da Prefeitura os números da vacinação infantil no município. De acordo com o levantamento, até o momento, 2.313 crianças, de um total de 30 mil crianças vacináveis, entre os de cinco a 11 anos com comorbidades ou doenças permanentes e crianças de 9 a 11 anos, sem comorbidades, já receberam a primeira dose.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão de vasectomias neste fim de semana

Redação

Publicado

em

HospitaMédicos do Hospital Universitário de Canoas recebem pagamento de salários atrasados l Universitário de Canoas adota inteligência artificial para agilizar atendimento de infartos

A Prefeitura de Canoas realiza neste fim de semana mais uma mobilização para ampliar o acesso da população a procedimentos eletivos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário (HU) promove no sábado, 27, e domingo, 28, o sétimo mutirão de saúde de 2026, desta vez com foco em cirurgias de vasectomia.

A ação integra o Dia D do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, executado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), com objetivo de ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. A expectativa é realizar até 150 cirurgias ao longo dos dois dias, com possibilidade de zerar a fila da especialidade no município.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, destaca os resultados das ações na rede de saúde.

“Estamos avançando na capacidade de atendimento em saúde no Município e os mutirões que temos feito desde o ano passado têm reduzido as filas e a espera de muito tempo das pessoas. O nosso trabalho é para cuidar das pessoas, atender as demandas da população da melhor forma possível e melhorar a qualidade de vida na nossa cidade.”

A superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU, Tatiani Pacheco, afirma que os atendimentos aos fins de semana ajudam a ampliar a capacidade assistencial.

“Nós sabemos que aos finais de semana é mais fácil as famílias dos pacientes se organizarem e comparecerem aos procedimentos. Então, agora que temos mais salas operantes, conseguimos organizar este trabalho de forma intensificada e proporcionar agilidade nos atendimentos”, afirma.

Os pacientes que participam do mutirão já passaram por avaliação na rede básica e foram encaminhados pela regulação do SUS.

O diretor técnico do HU, Fernando Farias, explica que todos os homens habilitados na fila de Canoas foram chamados.

“Além de representar um importante método de planejamento familiar, a vasectomia é um procedimento seguro, de baixa complexidade e rápida recuperação, realizado por meio de técnica minimamente invasiva. A ampliação da oferta deste tipo de cirurgia fortalece as políticas públicas de saúde reprodutiva. Todos os pacientes de Canoas foram chamados. Inclusive, solicitamos à Regulação do Estado que enviasse mais pacientes de outras regiões, pois temos capacidade de atendimento”, explica.

Desde março deste ano, quando o HU passou a integrar a lista de hospitais brasileiros conveniados com o programa Agora Tem Especialista, a instituição vem realizando mutirões em diferentes especialidades, com objetivo de reduzir a demanda reprimida por cirurgias e procedimentos eletivos.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita realiza ação itinerante de vacinação contra a Influenza neste sábado, 27

Redação

Publicado

em

Crédito: Divulgação/PMNSR

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 27, uma ação itinerante de vacinação contra a Influenza. A iniciativa busca ampliar o acesso da população à imunização durante o período de maior circulação de doenças respiratórias.

Os atendimentos ocorrem das 9h30 às 13h30 em dois pontos do município: em frente ao Mercado Unisuper, no bairro Berto Círio, e em frente ao Mercado Redefort, no Centro.

A vacina está disponível para toda a população. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação.

O prefeito Rodrigo Battistella destacou que a estratégia busca facilitar o acesso aos serviços de saúde.

“Estamos levando a vacinação para locais de grande circulação de pessoas, facilitando o acesso e incentivando que cada vez mais moradores se protejam contra a gripe”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, reforçou a importância da imunização e da adesão da população à campanha.

“A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra as complicações causadas pela Influenza. Nossa orientação é que todos procurem um dos pontos de atendimento neste sábado”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que novas ações itinerantes devem ocorrer nas próximas semanas em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler

Saúde

Campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos encerra na próxima terça-feira no RS

Redação

Publicado

em

A poucos dias do fim da campanha extraordinária de vacinação contra o HPV no Rio Grande do Sul, 5.842 adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não foram imunizados. O número representa 27,72% de um total de 21.161 jovens aptos a receber a dose no Estado, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

A mobilização tem como objetivo resgatar adolescentes que não receberam a vacina na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), até o último domingo, 21, 15.319 jovens já haviam sido vacinados. O prazo para procurar uma unidade de saúde segue até a próxima terça-feira, 30.

Segundo a chefe substituta da Seção de Imunizações do CEVS, Isabela Castro, a resistência de pais e responsáveis ainda é um dos principais fatores que impactam a adesão.

Ela explica que parte das famílias associa a vacina ao início da vida sexual, o que não corresponde à finalidade da imunização.

“Queremos garantir a proteção desse público, pensando em uma vacina que consegue prevenir alguns tipos de câncer, que é uma doença que pode levar a óbito”, disse.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível e está relacionado à maioria dos casos de câncer do colo do útero, além de outros tipos como câncer de ânus, pênis, boca e orofaringe.

A vacinação de rotina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos segue disponível durante todo o ano na rede pública. Em 2025, a cobertura no Estado chegou a 90,67% entre meninas e 79,1% entre meninos.

Segundo Isabela, os índices mostram avanço, principalmente entre os meninos, mas ainda há espaço para ampliar a adesão.

“Com relação à vacinação dos meninos, a gente ficava ali na casa dos 50 ou 55%. Já no ano passado atingimos 79%, mas a gente precisa continuar, avançar”, afirmou.

Na rede pública, a vacina protege contra quatro tipos do vírus. Na rede privada, o custo pode variar entre R$ 800 e R$ 1 mil por dose em Porto Alegre.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques