Fábio Verardi: “A Juventude do Velho Uequed”

Fábio Verardi

A Juventude do Velho Uequed

A juventude ainda é o ponto alto da fonte dos desejos da grande maioria da humanidade, o corpo de 30 anos atrás com a cabeça de hoje, certamente lidera a lista de aspirações pelo que passou e se gostaria de reviver, uma prova irrefutável de que para realizar feitos é preciso ter vitalidade. No “Manual Clássico da Virtude, Felicidade e Sabedoria”, o filósofo Epicteto sugere que cuidemos mais da mente que do corpo, pois somente através dela seremos capazes de compreender as leis da natureza. Não é à toa que nas sociedades orientais os velhos são tão respeitados pelo seu status de conhecimento e vivência, pois, ser prova viva das décadas nos faz não apenas testemunhas da história, mas sim a própria história. A lucidez, ou a falta desta, passou a ser objeto de grande preocupação de médicos e da sociedade, pois perder o senso de realidade é quase um sinônimo de perder a própria vida. Ficar velho é inevitável, porém, estar velho é totalmente remediável, mas, como fazer para acompanhar a velocidade do mundo e andar ao lado dos jovens? Talvez não seja uma questão de velocidade e sim de dinâmica. 

Meu amigo Jorge Uequed, Deputado Constituinte, mantém sua vida pública há mais de seis décadas, sendo atuante na política e nas questões sociais que envolvem a cidade de Canoas. Em seu tempo, já passou pelos mais diversos cenários políticos sofrendo na própria pele por suas escolhas e pelas escolhas da democracia. Um coroa disposto que faz a diferença no mundo que habitamos, uma pessoa que aprendeu com a engrenagem do tempo a jogar o jogo da vida. Nossas conversas são raras, ao longo de anos falamos apenas quando temos algo importante a ser dito, e, é nesse momento que o dinamismo desse jovem velho me encanta, pois não precisamos de mais de um minuto por telefone para definir uma pauta, debater um apoio político ou manifestar indignação sobre um fato pontual. Já faz tempo que o velho Uequed percebeu que não podia parar os ponteiros do tempo, talvez ele nem se preocupe com isso tanto assim, e, foi exatamente nesse tempo que ele descobriu a fórmula para se comunicar em qualquer lugar e com todas as idades – o dinamismo. 

Nunca lhe foi preciso fingir velocidade para estar na crista dos assuntos, sua técnica consiste em permitir que a maturidade fale o essencial e seu ímpeto saiba esperar o momento certo de agir, eis a maior virtude de um sábio que muito já viu deste mundo, saber resignadamente esperar. Fazer palavras cruzadas, manter pertencimentos em grupos recreativos e ler, são receitas que os médicos sugerem para se manter uma mente lúcida. Debater o presente da política, encorajar um pensamento crítico na sociedade e trabalhar ativamente são as técnicas adotadas por Uequed para manter sua mente ativa, atual e propositiva. Em tempos de mentores e jovens empreendedores, o mercado poderia abrir mais portas para cuidar daqueles que estão ficando velhos de cabeça e de alma, e a lição número um, certamente seria ensinar o dinamismo da maturidade; confiar naquilo que se viveu no passado como um alicerce de construção para o presente e uma ponte para um glorioso futuro. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here