Conecte-se conosco

header-top







 

31/01/2026
 

Geral

Alunos, professores e funcionários dão abraço coletivo em frente à ULBRA

Redação

Publicado

em

Na última terça-feira, 21, membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ulbra, em conjunto com a Associação dos Funcionários (Asfulbra), a Associação dos Docentes (Adulbra), a UEE e a UNE, se uniram para um ato com abraço coletivo na Universidade. “A ação que ocorreu em frente ao prédio 1 do campus Canoas demonstra que a Instituição está viva e que vamos seguir lutando por ela”, disse Isabela Luzardo, presidente do DCE da ULBRA.

Em carta enviada à equipe do OT, o grupo se manifesta:

“A Universidade Luterana do Brasil é uma instituição histórica para o nosso Estado. Entre as maiores IES do RS e com quase 50 anos de atuação, a Ulbra já formou mais de 202 mil profissionais na graduação e na pós-graduação, além de envolver a cada ano milhares de pessoas em projetos sociais. Foi a universidade que mais acolheu os estudantes bolsistas do ProUni e do FIES no início desses programas e que até hoje abriga os sonhos de milhares de estudantes filhos de trabalhadores de acessar e se formar no ensino superior.

Nos entristece muito o desmonte que a Ulbra vem sofrendo, nos últimos anos foram extintos em média 25 cursos, mais de 30 cursos deixados apenas na modalidade EAD, professores demitidos e milhares de colegas migrando de universidade pelo medo constante, que todos sentimos, de que com a sua falência percamos nossa bolsa e nosso sonho de cursar o ensino superior de qualidade. Por isso, desde o começo da gestão nos reunimos diversas vezes com a reitoria e fizemos várias campanhas em defesa da universidade. Quando o Plano de Recuperação Judicial foi reprovado em assembleia esse medo aumentou, pois não queremos a falência da Ulbra. A sentença favorável da Juíza Luciane Di Domenico Haas ao Plano nos alivia e dá perspectiva de permanência, mas precisamos seguir atentos, pois a venda não pode significar um prejuízo na qualidade do ensino.

Educação não é mercadoria! É muito importante que os estudantes e toda sociedade gaúcha estejam juntos nessa mobilização, para que demonstremos nossa força em defesa dessa grande instituição que acolheu tantos bolsistas, desde o início do ProUni, do FIES, e que consegue trabalhar com milhares de alunos pagantes a melhor forma de acesso. Sabemos da importância da Ulbra para a educação do nosso Estado e queremos deixar a comunidade acadêmica ciente que com a aprovação do plano de recuperação judicial não se encerram as nossas mobilizações. Nós das entidades estudantis continuaremos cobrando que a Ulbra siga o melhor caminho para a sua plena recuperação e que os alunos tenham os seus direitos assegurados, com a continuidade da oferta de um ensino de qualidade para todas e todos”.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Guarda Municipal flagra descarte irregular de lixo em área de preservação no bairro Mato Grande, em Canoas

Redação

Publicado

em

Durante uma ação de patrulhamento preventivo na noite de quarta-feira, 28, a Guarda Municipal de Canoas flagrou um homem descartando lixo e restos de obras em uma área de preservação ambiental no bairro Mato Grande. A ocorrência foi registrada no Loteamento Central Park.

O homem, de 39 anos, foi abordado pelos agentes e recolheu o material descartado de forma irregular. Ele informou que faria a destinação correta dos resíduos em um dos ecopontos do município. O caso foi encaminhado à Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, que lavrou um auto de infração ambiental. A multa pode ultrapassar R$ 1.100 e pode ser aplicada em dobro caso haja reincidência no período de até seis meses.

A Guarda Municipal realiza patrulhamento contínuo nos bairros de Canoas com o objetivo de prevenir e coibir irregularidades. A corporação também disponibiliza o telefone 153 para denúncias, com atendimento 24 horas por dia. Pelo número, a população pode informar situações como descarte irregular de lixo, maus-tratos a animais, violência doméstica, violência escolar, entre outras ocorrências. O anonimato é assegurado.

Continuar a ler

Policial

Mulher é assassinada a tiros pelo companheiro em Novo Barreiro; RS registra o 11º feminicídio de 2026

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 57 anos foi morta a tiros pelo companheiro na manhã desta quinta-feira, 29, em Novo Barreiro, no norte do Rio Grande do Sul. O crime é o 11º feminicídio registrado no Estado em 2026.

De acordo com a Polícia Civil, o homicídio ocorreu por volta das 10h20, na localidade de Linha Jogareta, na zona rural do município, que tem cerca de 4,2 mil habitantes. A vítima, Marlei de Fátima Froelick, se deslocava com familiares até uma propriedade quando foi atacada.

Ao descer do veículo para abrir o portão do terreno, Marlei foi surpreendida pelo agressor, que estava escondido em uma área de mata próxima. O homem, que era companheiro da vítima, efetuou o disparo e não possuía antecedentes criminais.

Após o crime, o suspeito foi hospitalizado com ferimentos causados por arma branca e também por disparo de arma de fogo. Ele permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo. A polícia ainda não esclareceu como as lesões ocorreram.

A Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões informou que a vítima havia registrado ocorrência e solicitado medidas protetivas de urgência à Justiça no dia 12 de janeiro, mas o pedido foi inicialmente negado.

Na quarta-feira, 28, o Tribunal de Justiça concedeu a medida após recurso do Ministério Público. No entanto, o agressor ainda não havia sido comunicado oficialmente até a manhã desta quinta-feira, 29. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Continuar a ler

Policial

10ª vítima de feminicídio no RS em 2026 é morta a facadas em Santa Cruz do Sul

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 44 anos foi morta a facadas dentro de casa na noite de segunda-feira, 26, em Santa Cruz do Sul, na Região dos Vales. A vítima foi identificada como Paula Gomes Gonhi.

Segundo a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, Jucemar Padilha, de 31 anos. Ele foi preso em flagrante após receber atendimento médico. Informações iniciais apontam que o homem teria suspeitado de uma traição.

No local do crime, uma faca foi encontrada sobre a cama. Paula apresentava ferimentos no pescoço.

A Brigada Militar foi acionada pelo filho da vítima, um adolescente de 17 anos. O jovem será acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Este é o 10º caso de feminicídio registrado no Rio Grande do Sul em 2026. A média é de uma morte a cada 2,6 dias. O número já supera o total de ocorrências registradas em janeiro do ano passado, quando foram contabilizados 9 casos.

Em situações de violência doméstica em andamento, a orientação é ligar para o 190. Quando a agressão já ocorreu, a vítima pode procurar a Delegacia da Mulher ou qualquer delegacia para registrar a ocorrência e solicitar medidas protetivas. Também é possível fazer o registro pela Delegacia Online.

A Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas pelo telefone 180. A Defensoria Pública presta atendimento pelo número 0800-644-5556.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques