Conecte-se conosco

header-top







 

16/12/2025
 

Saúde

Dia D da segunda dose e VanCINA no bairro Harmonia nesta sexta-feira, 17

Redação

Publicado

em

Canoas promove, nesta sexta-feira, 17, o Dia D da 2ª dose contra a Covid-19, inclusive com o imunizante da Janssen. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto a Primeiro de Maio, e na Central de Vacinas. A VanCINA estará no Bairro Harmonia, com saída da Rua União, esquina com a Travessa Nossa Senhora de Fátima. No veículo, não estará disponível a vacina da Janssen.

Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação. Para os imunossuprimidos é necessário apresentação de laudo médico.

Serviço

Quem pode se vacinar:
1ª dose – a partir dos 12 anos
2ª dose – AstraZeneca e Pfizer para quem fez a primeira dose até 29/10
2ª dose – Coronavac para quem tomou a primeira dose até 19/11
2ª dose – Janssen para quem tomou a primeira dose até 07/07
3ª dose – Pfizer para quem fez a segunda dose até 17/07 e imunossuprimidos com a segunda dose até 19/11.

Locais:
Central de Vacinas
Estação Canoas da Trensurb, Av. Guilherme Schell, nº 5670
7h às 19h (entrega de fichas até às 18h45)
Unidades de saúde
8h às 17h (entrega de fichas até às 16h45)

VanCINA
Início às 9h – Rua União esquina com a Travessa Nossa Senhora de Fátima

Não tomou ainda a segunda dose? Responda aqui.
Se você ainda não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Canoas quer saber o porquê.
Participe da pesquisa da campanha “Dos 50% ao 100% de Imunização”, respondendo no link https://www.canoas.rs.gov.br/dos50aos100/

No formulário, é possível elencar os motivos do não comparecimento aos postos, como horários, reações adversas, vacinação em outra cidade, entre outras opções.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Servidores da Atenção Primária de Canoas finalizam curso voltado à vacinação infantil contra a Covid-19

Redação

Publicado

em

Foto: Júlia Krauspenhar/PMC

Servidores da Atenção Primária à Saúde de Canoas concluíram, na sexta-feira, 12, o curso Covid Combate, voltado ao enfrentamento da baixa cobertura vacinal infantil contra a Covid-19. A formação teve duração de dois meses e foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), com apoio da Pfizer, da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas e da Fundação Municipal de Saúde.

A entrega dos certificados ocorreu no Auditório Sady Schivitz, na sede da Prefeitura de Canoas. Ao todo, 60 profissionais participaram da capacitação, conforme informou a representante do Núcleo de Imunizações do município, Hadoika Aiko Ando Lacerda.

Segundo Hadoika, o curso apresentou conteúdos atualizados, baseados em evidências científicas e adaptados à realidade dos serviços públicos de saúde, com foco na ampliação da confiança nas vacinas e no aumento da adesão das famílias à imunização infantil.

“Foi um curso muito rápido, mas de grande aprendizado porque não foi só teórico, teve a prática, teve o dia a dia dos profissionais dentro das unidades de saúde e em outros setores. O curso veio trazer novas informações, propostas mais dinâmicas, mais empáticas para os nossos profissionais falarem com a nossa população e desta forma conseguir que os pais levem seus filhos para vacinar”, conta.

Durante a formação, foram feitas visitas em escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, no ambulatório do Hospital Universitário e intervenções em associações comunitárias. Assessora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, Deise Teresinha Gomes, destacou a participação dos agentes no curso.

“Todos se engajaram na organização das estratégias, nossas equipes foram exemplares nas suas atividades, promovendo ações, levando várias propostas para usuários, escolas e comunidade, todos que fazem parte desta luta no combate à Covid”, analisa.

Gestor da UBS Niterói, Paulo Nogueira classificou como “excelente” a participação na formação.

“Foi fundamental para poder pensar estratégias para aumentar a vacinação contra a Covid, já que muitas pessoas ainda têm resistência em procurar unidades de saúde. O curso nos auxiliou a olhar um pouquinho para a nossa prática assistencial e pensar estratégias que podemos pensar na para aumentas os índices de vacinação”, diz.

O representante da Pfizer, Haryon Mancin, também destacou resultados positivos da realização da atividade em Canoas.

“A gente agradece o engajamento, a participação e o compromisso das equipes em combater a disseminação das fake news sobre a vacina da Covid, um projeto muito importante para todos” frisa.

Continuar a ler

Saúde

Canoas disponibiliza vacina contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana

Redação

Publicado

em

Canoas começou a disponibilizar às gestantes a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite. O imunizante está disponível a partir da 28ª semana de gestação, e 1.800 doses foram distribuídas para todas as unidades básicas de saúde do município.

Durante as consultas de pré-natal, as gestantes recebem orientação sobre esta e outras vacinas recomendadas para o período, como a dTpa, que protege contra coqueluche, difteria e tétano, além da vacinação contra a influenza e a imunização contra a covid-19.

Gestantes com convênio de saúde particular devem apresentar um atestado na unidade de saúde mais próxima para ter acesso à aplicação da vacina.

Continuar a ler

Saúde

Secretaria Municipal da Saúde adota Sistema OuvidorSUS para registro de manifestações

Redação

Publicado

em

A Diretoria de Atenção ao Cidadão e Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde passou a utilizar, desde 1º de dezembro, o Sistema OuvidorSUS como plataforma oficial para o registro de manifestações. A partir da mudança, solicitações, elogios, denúncias, sugestões e reclamações passam a ser registradas exclusivamente pelo novo sistema.

Com a ferramenta, usuários recebem um número de protocolo e uma chave de acesso logo após o envio da manifestação. As informações permitem acompanhar o andamento da demanda diretamente na plataforma, o que, segundo a pasta, deve ampliar a transparência e facilitar o monitoramento por parte dos cidadãos.

Os registros continuam podendo ser realizados presencialmente ou pelo ZAP Saúde, canal oficial da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas, disponível pelo WhatsApp no número 51- 3425-7628.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques