Fabiano Vencato: “90ª Convenção Tradicionalista Gaúcha”

Fabiano Vencato – Agenda Tradicionalista

90ª CONVENÇÃO TRADICIONALISTA GAÚCHA

Está marcado para ocorrer nos dias 27 e 28 de novembro a 90ª Convenção Tradicionalista Gaúcha que acontecerá na cidade de Porto Alegre, com local previamente definido para o Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado. O temário se limita a: 1. Alterações do Regulamento Geral do MTG, especialmente em decorrência do que for aprovado no 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho; 2. Análise com vistas à aprovação dos nomes indicados pelo Conselho Diretor para receberem o título de Conselheiro Benemérito (nomes aprovados no CD em 2020 e 2021); 3. Entrega de medalhas e títulos da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul; 4. Entrega dos diplomas de “Anitas do Nosso Tempo” e 1º Encontro de Patroas de CTGs. O recebimento de se encerrou em 16 de novembro, às 18h. Com uma pauta bastante extensa e que virá de encontro ao que foi aprovado no 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho Extraordinário, realizado em 30 de novembro do corrente ano, na cidade de Frederico Westphalen, as alterações de mudanças trazem alguns pontos que estão gerando descontentamento. Entre eles o artigo 25 que pretende estipular taxa para filiações de novas entidades (CTG´s), no valor correspondente a 5 (cinco) anuidades de entidade plena o que equivale aproximadamente a 5 salários mínimos, também a exigência de Curso de Formação Tradicionalista (CFor) a todo candidato a Patrão (Art. 29, XVII) , vale alertar que este curso é fornecido pelo MTG, o qual cobra para fornece-lo, a limitação de pessoas aptas a encaminhar proposições à Convenção Tradicionalista (Art. 113), que retira ou seja exclui o direito de qualquer tradicionalista de propor alterações e centraliza este direito a poucos, enfim estes são alguns itens que podem gerar grandes discussões, vale lembrar que na Convenção Tradicionalista apenas Coordenadores e Conselheiros do MTG possuem direito a voto.              

EM NOME DE ZUMBI

Em 20 de novembro de 1695, morreu em combate Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, o maior refúgio de resistência dos negros à escravidão, que ficava num local a 10 quilômetros do atual litoral de Alagoas. Por isso, é nessa data que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, num contraponto ao 13 de maio, data em que foi promulgada a Lei Áurea, extinguindo a escravatura no Brasil. No Rio Grande do Sul, até 1887, um ano antes da abolição, haviam sido libertados 57 mil cativos, resultado de iniciativas de sociedades abolicionistas e de campanhas da imprensa. Os escravos, que em 1872 representavam 15,39% da população provincial, em 1887 já eram apenas 1,12%. O Rio Grande era naquele momento a província com menor número de escravos.

AGENDA

  • O CTG Herança Farroupilha promove Jantar Show em prol vídeo clipe do Grupo Geração Z, o evento ocorre no dia 27 de novembro, às 20:00, ingressos no valor de R$ 25,00, o CTG Herança Farroupilha fica localizado na Tv Java, 23 – Sapucaia do Sul; 
  • Também o CTG Independência Gaúcha realiza em 04 de dezembro o Jantar Baile, com apresentação do Desafio Farroupilha, com início às 20:00, os ingressos são limitados e estão sendo comercializados no valor de R$ 40,00, maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99530 – 3068 com o Patrão Adenilson, o CTG fica localizado na cidade de Esteio, na rua Avelino Antônio Zonta, 649 – Novo Esteio; 
  • GAG Piazitos do Sul convida a todos interessados em fazer parte do elenco artístico da entidade, os ensaios dos grupo de danças Mirim ocorre nas segundas-feiras das 19:30 às 21:00, já os ensaios do grupo de danças Juvenil    acontece nas Quartas-feiras das 19:30 às 21:00, a entidade fica localizada na rua Cairú, 1780 – Bairro Fátima – Canoas.     

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here