Geral
Canoas cria “Se precisar de absorvente, pegue! Se puder, doe!”

Após veto do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao projeto que garantiria absorventes para meninas e adolescentes de baixa renda no país, Canoas deu um passo na direção oposta, criando um programa para esses grupos que estudam em escolas municipais da cidade. O objetivo da iniciativa que as instituições do município estão desenvolvendo é garantir a dignidade menstrual destas adolescentes. Com o tema “Se precisar de absorvente, pegue! Se puder, doe!”, a ação visa arrecadar materiais de higiene e minimizar os efeitos da menstruação na rotina escolar.
Participação de 11 escolas
Realizado desde agosto em escolas de ensino fundamental, o programa de dignidade menstrual inclui não só a universalização ao acesso a absorventes higiênicos para as meninas em situação de vulnerabilidade social, mas também a naturalização do processo, para que a menstruação seja entendida como um modo de transformação do corpo e não como um tabu. Até o momento, 11 escolas participam do movimento.
A secretária municipal da Educação, Sônia Rosa, ressalta a importância da ação. Além da orientação para prevenção de doenças, o programa previne que as alunas faltem às aulas. “Diante da falta do protetor higiênico, muitas acabam faltando nos dias em que estão menstruadas ou acabam improvisando, o que pode gerar um constrangimento desnecessário para as meninas, e até mesmo ocasionar doenças”, reiterou.
“He For She”
Desde março deste ano, Canoas faz parte do movimento “He For She”, que reforça a importância da educação menstrual também para pessoas que não menstruam, envolvendo homens e meninos na remoção de barreiras sociais e culturais. Na sala de aula, os alunos estão colocando em prática e realizando trabalhos de orientação sobre o assunto. Sônia lembra que, muitas vezes, as meninas menstruadas acabam se utilizando de recursos não higiênicos. “Nessas condições, o que é um processo natural do corpo, acaba se tornando um fardo. A pobreza menstrual diz respeito ao aspecto social e de saúde pública e precisa ser imediatamente tratada.”
As escolas municipais que fazem parte do projeto são as EMEFs: Monteiro Lobato, Governador Walter Peracchi de Barcellos, Arthur Oscar Jochims, Castelo Branco, Erna Würth, General Osório, Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas, Doutor Nelson Paim Terra, Tancredo de Almeida Neves, David Canabarro e Santos Dumont.
Quem puder doar e participar da campanha, pode procurar uma das escolas participantes e fazer a doação.
Pobreza menstrual em estudo para virar política pública do município
A Coordenadoria de Mulheres de Canoas está pactuando junto a outros órgãos do município, como a Secretaria de Educação, Secretaria da Cidadania e Secretaria da Saúde, a viabilidade de a cidade adquirir material de higiene e fazer a distribuição junto às escolas e famílias em vulnerabilidade social. O projeto deve ser apresentado nos próximos dias.
“Estamos buscando alternativas para oferecer dignidade menstrual a todas as meninas e mulheres da cidade. A ausência desse cuidado reforça a desigualdade de gênero na sociedade. Estamos falando, por exemplo, de estudantes que deixam de ir à escola ou de praticar atividades físicas quando menstruadas, porque não têm condições de comprar absorventes. Esse problema é grave, não se trata apenas da distribuição de absorventes, mas da instituição de uma política pública de informação, que busca levar o mínimo de dignidade e esperança, apoiando as nossas meninas na relação com seu próprio corpo e no seu papel na sociedade”, reiterou a secretária da Coordenadoria de Mulheres, Vani Piovesan.
Geral
Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.
O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.
Ambulância de cinema
O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.
Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.
A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.
“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.
Inovação na formação médica
Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.
“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.
Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.
Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.
“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.
Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado
Geral
OAB Canoas volta a realizar jantar-baile da advocacia depois de mais uma década

A OAB Subseção Canoas retoma, passados mais de dez anos, uma das mais tradicionais celebrações da advocacia local: o Jantar-Baile da Advocacia. O evento será realizado no dia 16 de outubro de 2025, com início às 19h30min, no Salão Blue Moon, reunindo colegas, familiares e convidados em uma noite de confraternização e celebração.
A ocasião terá um significado ainda mais especial, pois marcará também a comemoração dos 45 anos de instalação da Subseção Canoas, ocorrida em 14 de outubro de 1980. Trata-se, portanto, de um momento que une história e tradição, resgatando a memória da advocacia local e reafirmando a força da classe na região de Canoas e Nova Santa Rita.
A retomada do jantar-baile é mais uma iniciativa da atual gestão no sentido de promover uma agenda social mais intensa e integrativa, reforçando a união da advocacia e aproximando ainda mais a instituição de seus membros. Mais do que uma festividade, o reencontro simboliza o espírito de coletividade que sempre pautou a atuação da OAB Canoas ao longo de sua trajetória.
O evento promete ser um marco para todos os advogados e advogadas que diariamente dignificam a profissão, honrando a história da Subseção e projetando o futuro da advocacia em nossa comunidade.
Os convites, que são limitados, estão à venda na plataforma Sympla, em www.sympla.com.br e para localizá-los, basta procurar por “OAB Canoas” no site.
Compre também acessando o QRCode abaixo:
Geral
Governo divulga lista de 477 novos contemplados no Programa CNH Social

Foi publicada nesta segunda-feira, 15, no Diário Oficial do Estado (DOE) a lista de contemplados na segunda chamada do programa gaúcho da CNH Social, programa social mantido pelo governo Eduardo Leite. Ao todo, são 477 pessoas, que têm até o próximo dia 30 de outubro para abrir seus processos de habilitação em um Centro de Formação de Condutores (CFC) do Estado.
A segunda chamada ocorre, conforme cronograma, para preencher as vagas remanescentes, até o total de 3 mil, número de vagas da edição 2025 da iniciativa.
Dúvidas e mais informações
Para mais informações, os candidatos podem contatar o DetranRS pelos canais de atendimento:
- Disque-Detran (0800-905-5555);
- WhatsApp (800-905-5555);
- chat on-line no site;
- Fale Conosco e Ouvidoria no site;
- atendimentos presenciais em unidades do TudoFácil.
Os Centros de Formação de Condutores credenciados também estão aptos a prestar informações e esclarecer dúvidas.
- Cultura5 dias atrás
31ª Semana Farroupilha inicia programação no Parque Eduardo Gomes a partir desta sexta; confira programação
- Justiça1 semana atrás
2ª Turma do STF forma maioria a favor de Airton Souza em recurso contra condenação de improbidade administrativa
- Eventos7 dias atrás
Semana Farroupilha terá programação especial no Parque Eduardo Gomes
- Cultura5 dias atrás
Conheça a programação do 3º Festival de Cinema de Canoas
- Habitação5 dias atrás
Caixa divulga lista de cem canoenses contemplados no programa Compra Assistida
- Oportunidade1 semana atrás
Inscrições para concurso do BRDE com salário inicial de R$ 10,1 mil para nível superior terminam quinta-feira, 11
- Geral6 dias atrás
Bazar Amigos da Casa abre vagas de voluntariado intergeracional
- Eventos5 dias atrás
40ª Feira do Livro de Canoas homenageia Érico Veríssimo e terá presença de Tiago Lacerda