Saúde
Terceira dose em idosos acima de 70 anos inicia nesta sexta-feira, 17

A Secretaria Municipal da Saúde anunciou que começa a aplicar a dose de reforço contra a Covid-19 em idosos a partir desta sexta-feira, 17. De acordo com a nota, poderão receber a terceira dose os canoenses acima de 70 anos e que fizeram a segunda dose até 11 de março, independentemente do imunizante aplicado. O governo do Estado anunciou a ampliação do público, após reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), realizada na tarde de segunda-feira, 13.
Atendimento
O atendimento acontece nos 27 postos de saúde, das 8h às 17h. A distribuição de senhas se encerra às 16h45. É necessário apresentar documento de identidade e carteirinha com o registro das duas doses. Para o reforço, será utilizado o imunizante da Pfizer, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.
Instituições de Longa Permanência
O município iniciou na segunda-feira, 13, a aplicação da terceira dose para idosos maiores de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). A imunização seguirá nos próximos dias com a visita das equipes de saúde aos locais.
Pontos de vacinação
- CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
- Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
- Igara – Rua Dr. Alfredo Ângelo Filho, 68, Igara
- Santa Isabel – Rua Coronel Vicente, 191, Centro
- São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
- Estância Velha – Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
- Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia
- Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
- São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis
- União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
- Cerne – Rua Eng. Kindler, 1460, Vila Cerne
- Natal – Rua Nossa Senhora da Conceição, 285, Harmonia
- Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
- São Vicente – Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Olaria
- Olaria – Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25, Olaria
- Central Park – Av. das Canoas, 272, Central Park
- Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
- Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
- Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
- Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
- Nova Niterói – Rua Quaraí, s/nº, Niterói
- Primeiro de Maio – Rua 1º de Maio, 534, Niterói
- Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
- Prata – Rua Buttenbender, 244, Fátima
- Fátima – Rua João Nicolau, 218, Fátima
- Pedro Luiz da Silveira – Rua Mauá, 1724, Rio Branco
- Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
Saúde
1ª vacina de dose única contra dengue é aprovada pela Anvisa no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalizou a avaliação técnica da Butantan-DV, primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo, e iniciou os trâmites administrativos para conceder o registro definitivo.
Nesta quarta-feira, 26, em São Paulo, a agência assina o Termo de Compromisso com o Instituto Butantan — etapa obrigatória que estabelece responsabilidades do fabricante e antecede a publicação oficial do registro.
Segundo informou a Anvisa, a assinatura funciona como o último procedimento antes da formalização. Fontes consultadas pela reportagem afirmam que o imunizante atendeu a todos os parâmetros de segurança, eficácia e qualidade exigidos. Assim, embora o ato administrativo ainda não tenha sido publicado, a aprovação técnica já está concluída, o que permitiu ao governo iniciar preparativos para futura incorporação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Ainda não há previsão para a inclusão da vacina no calendário nacional.
Produção já iniciada e 1 milhão de doses prontas
Mesmo antes da aprovação regulatória, o Instituto Butantan iniciou a fabricação do imunizante e já dispõe de mais de 1 milhão de doses para entrega ao PNI.
Para o pediatra e infectologista Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), os dados apresentados justificam a expectativa de rápida incorporação.
“A vacina demonstrou eficácia elevada, em torno de 75% contra a doença e acima de 90% para formas graves e hospitalizações”, diz.
Kfouri destaca que a produção nacional é um diferencial estratégico.
“Além da eficácia, temos o benefício de ser uma vacina produzida no país. Isso facilita o acesso e a escala de distribuição”, diz.
Com o objetivo de aumentar a oferta, o Butantan firmou parceria internacional com a empresa chinesa WuXi, que deverá viabilizar a entrega de cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.
Resultados dos estudos clínicos
A decisão da Anvisa se baseou em 5 anos de acompanhamento dos participantes do ensaio clínico de fase 3. Entre voluntários de 12 a 59 anos, os resultados foram:
Eficácia geral: 74,7%
Proteção contra dengue grave ou com sinais de alarme: 91,6%
Proteção contra hospitalizações: 100%
Mais de 16 mil voluntários de 14 estados participaram da pesquisa, realizada entre 2016 e 2024. A vacina, composta pelos quatro sorotipos do vírus, demonstrou segurança tanto para pessoas que já tiveram dengue quanto para aquelas sem infecções prévias.
Segundo Kfouri, a duração da proteção é outro ponto de destaque.
“A eficácia foi mantida ao longo de mais de cinco anos de estudo após uma única dose. E o perfil de segurança é bastante satisfatório”, afirma.
As reações mais comuns foram leves a moderadas, como dor e vermelhidão no local da aplicação, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos graves foram raros e todos os voluntários se recuperaram.
Primeira vacina de dose única
A Butantan-DV é o primeiro imunizante contra dengue administrado em dose única. Segundo estudo publicado na revista Human Vaccines & Immunotherapeutics, esquemas reduzidos favorecem maior adesão, simplificam campanhas e aceleram a cobertura vacinal, especialmente em cenários de emergência sanitária.
Kfouri lembra que o imunizante já se mostrou comparável à vacina da Takeda, disponível no Brasil.
“Os resultados são muito semelhantes aos da vacina da Takeda. A grande diferença é justamente a possibilidade de aplicar apenas uma dose, o que tem impacto direto na cobertura vacinal”, explica.
Expansão para outras faixas etárias
A Anvisa também autorizou a continuidade de estudos para avaliar a segurança e a eficácia da vacina em pessoas de 60 a 79 anos. A inclusão de crianças de 2 a 11 anos depende de análises adicionais, embora dados clínicos já apontem segurança nesse público.
O Ministério da Saúde ainda vai definir quando a vacinação começará e como será feita a distribuição das doses pelo país.
Saúde
Simers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
UBS Mathias Velho em Canoas recebe equipamentos doados para melhorar estrutura de atendimento

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho recebeu, na tarde de sexta-feira, 14, a doação de 14 aparelhos de ar-condicionado, cortinas blackout, um frigobar e um bebedouro. A entrega, realizada na própria unidade, ocorreu em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Assistência Social, Conselho Local da UBS e a L’Oréal. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar o ambiente de atendimento e as condições de trabalho das equipes.
O prefeito Airton Souza ressaltou o volume de atendimentos realizados na unidade.
“Aqui na UBS Mathias Velho são realizados atendimentos a cerca de 18 mil pessoas. Melhorar a qualidade dos serviços gera satisfação para os canoenses e oferece melhores condições de trabalho para nossos servidores. É um gesto que demonstra cuidado e atenção”, afirmou.
A enfermeira responsável pela UBS, Eliana Andrade, reforçou a relação entre estrutura física e atendimento.
“Nosso dia a dia é dedicado a fazer de cada atendimento um momento melhor para todos, seja por meio de um olhar atento ou de um serviço de qualidade”, disse.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, comentou sobre o impacto da iniciativa.
“Nosso trabalho se resume em oferecer serviços de qualidade para a população de Canoas. Avançar na qualificação dos espaços e do atendimento é sempre o melhor caminho”, declarou.
A secretária municipal da Saúde, Ana Regina Boll, também destacou a parceria.
“Estamos muito contentes em receber os 14 ares-condicionados e as cortinas blackout, que vão melhorar o ambiente para todos os usuários. Essa sensibilidade da Assistência Social contribui diretamente para a qualificação dos serviços de saúde”, afirmou.

Esporte1 semana atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Esporte1 semana atrásCanoas promove corrida para reforçar prevenção ao câncer nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Fazenda1 semana atrásIPTU passa a ser emitido apenas em formato digital a partir de 2026 em Canoas

Saúde1 semana atrásSimers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde

Animais1 semana atrásAbrigo criado na enchente de 2024 é encerrado após acolher mais de 2,5 mil cães

Geral1 semana atrásPraça no bairro Harmonia afetada pela enchente é revitalizada e entregue à comunidade

Comunidade5 dias atrásSubprefeitura realiza reparos em erosões na Rua Nicolau Seibel, em Canoas

Canoas6 dias atrásObras do dique Mathias Velho avançam após início da demolição de residências
























































