Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

01/11/2026
 

Saúde

Covid-19: Após vacinar 90% da população adulta, município anuncia terceira dose

Redação

Publicado

em

Teve vacinação para a população de 18 anos durante a semana em Canoas e até uma balada que contou com música ao vivo e 24hs de duração para que se chegasse à marca de cerca de 90% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19.

Confusão e reclamações na internet

Mas na internet e através de diversas reclamações que chegaram ao Timoneiro, cidadãos que se vacinaram em junho receberam informações de que não havia doses suficientes, e que mesmo com a redução das faixas, os lotes não poderiam se misturar, sendo cada um para sua função. Os locais onde as injeções seriam realizadas e quem poderia completar as duas doses também geraram confusão e debates nas redes sociais, onde internautas indagaram sobre a antecipação das doses, realizada no Estado, de 12 para 10 semanas.

A resposta foi de que: “O intervalo recomendado para as vacinas AstraZeneca e Pfizer segue sendo de 12 semanas, conforme o Plano Nacional de Imunização. Em julho, o governo do Estado anunciou a antecipação do prazo, mas a medida foi válida para um lote específico de AstraZeneca, porque haviam vacinas armazenadas na época. Para os demais, continua valendo a data que consta na carteirinha de vacinação. Se houver nova decisão de antecipar e o município receber doses suficientes para isso, a Prefeitura de Canoas irá comunicar em seus canais oficiais o novo calendário”. Ainda que “o município aguarda orientações com as novas recomendações e dependem do envio de doses”.

Nota técnica divulgada

Nesta quarta-feira, 25, a Prefeitura lançou uma nota em seu site em que dizia aguardar nota técnica do Ministério da Saúde para organizar a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19.  A medida deverá ser adotada a partir da segunda quinzena de setembro. Primeiramente, o reforço na imunização deve ser destinado a idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas (que têm o sistema imunológico comprometido).

Redução no intervalo

O Ministério da Saúde anunciou ainda a redução do intervalo entre as doses da Pfizer e Astrazeneca, que passará das atuais 12 semanas para oito semanas. A previsão é de que essa atualização também ocorra a partir da segunda quinzena de setembro.

O secretário de Saúde de Canoas, Maicon Lemos, explica que os municípios aguardam nota técnica do Ministério da Saúde com as novas recomendações e dependem do envio de doses. Enquanto isso, seguem valendo os prazos atuais previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), ou seja, 12 semanas de intervalo para a Pfizer e AstraZeneca.

Em julho, o governo do Estado anunciou a antecipação do intervalo para 10 semanas, mas a medida foi válida para um lote específico de AstraZeneca, porque haviam vacinas armazenadas na época. Com isso, Canoas conseguiu antecipar a segunda dose de pessoas vacinadas até 5 de junho. Se houver doses suficientes para uma nova antecipação, a Prefeitura de Canoas irá comunicar em seus canais oficiais o novo calendário.

2ª dose da Pfizer estará disponível nesta sexta-feira, 27, para quem se vacinou até 5 de junho

Pessoas que foram vacinadas até 5 de junho, e que aguardavam a segunda dose para completar a imunização poderão se vacinar nesta sexta-feira, 27, com a Pfizer. A aplicação estará disponível em nove unidades básicas de saúde do município, das 8h às 17h, com distribuição de senhas até às 16h45. Nas demais, haverá a oferta da vacina contra a gripe.

Endereços

  • UBS Santa Isabel – Rua Coronel Vicente, 191, Centro
  • UBS Estância Velha – Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
  • UBS São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
  • UBS Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
  • UBS União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
  • UBS Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
  • UBS Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
  • UBS Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
  • UBS Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande

 

O que precisa levar

Para receber a dose de reforço do imunizante, é necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF e a carteirinha de vacinação. Quem fez a vacina da gripe deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias para fazer a da Covid-19.

Atenção!

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não haverá aplicação de primeiras doses nos postos de saúde nesta sexta-feira e nem de segundas doses de outras vacinas. Na Sala de Imunização do Hospital Universitário de Canoas (HU), segue a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, gestantes e puérperas, das 9h às 15h. Também está disponível no local a segunda dose da Pfizer para gestantes e puérperas que fizeram a primeira dose da AstraZeneca até 5 de junho.

 

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Canoas reforça atendimento do SAMU com a entrega de três novas motolâncias

Avatar

Publicado

em

Canoas reforça atendimento do SAMU com a entrega de três novas motolâncias

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Canoas passou a contar com três novas motolâncias. Os veículos, do modelo Honda NX 500, foram entregues pela Prefeitura nesta sexta-feira, 30, e adquiridos com recursos próprios do município.

As motocicletas serão utilizadas principalmente em ocorrências que exigem atendimento rápido, como paradas cardiorrespiratórias e acidentes de trânsito. Por terem maior facilidade de deslocamento em meio ao tráfego, as motolâncias podem chegar ao local da ocorrência antes das ambulâncias e iniciar os primeiros procedimentos de socorro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os novos veículos ampliam a estrutura de atendimento do serviço e oferecem melhores condições de trabalho às equipes responsáveis pelas operações.

Durante a entrega, o prefeito Airton Souza destacou a importância da rapidez no atendimento às situações de emergência e afirmou que o investimento busca fortalecer a rede municipal de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, também ressaltou que as motocicletas podem facilitar o acesso a locais de difícil deslocamento e contribuir para uma resposta mais rápida das equipes.

Equipamentos permitem primeiros socorros

As motolâncias são conduzidas por técnicos de enfermagem capacitados e contam com equipamentos utilizados nos primeiros atendimentos, como desfibrilador externo automático, materiais para aferição de sinais vitais, imobilização, controle de hemorragias e realização de acesso venoso.

A estrutura permite que os profissionais iniciem os procedimentos necessários enquanto aguardam a chegada da ambulância, que poderá dar continuidade ao atendimento e realizar o transporte do paciente, quando necessário.

O técnico de enfermagem e condutor de motolância Everton Pereira Anelo, que atua no SAMU desde 2008, destacou a importância da renovação dos veículos e dos equipamentos para a rotina dos profissionais. Com experiência tanto no atendimento em ambulâncias quanto em motocicletas, ele considera que melhores condições de trabalho contribuem para a prestação do serviço à comunidade.

Serviço funciona desde 2010 em Canoas

O sistema de motolâncias está presente em Canoas desde 2010. Com a incorporação das três novas motocicletas, o município renova parte da estrutura utilizada pelas equipes de atendimento pré-hospitalar.

A iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do SAMU, especialmente em situações nas quais o tempo de chegada dos socorristas pode ser decisivo para o atendimento e a preservação da vida.

Continuar a ler

Saúde

Dia Mundial do AVC: saiba identificar os sinais de alerta e quando buscar ajuda imediata

Avatar

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 29, é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), data que chama a atenção para a importância de reconhecer os sintomas e buscar atendimento médico imediato. A rapidez no diagnóstico e no tratamento é fundamental para reduzir o risco de sequelas permanentes e mortes.

Entre os principais sinais de AVC estão alterações na fala, perda de força ou dormência em um dos lados do corpo e assimetria no rosto. Tontura súbita, perda de equilíbrio, alterações visuais e dificuldade para caminhar também podem indicar a ocorrência da doença.

No Rio Grande do Sul, foram registradas 7.306 mortes por AVC em 2024, segundo dados preliminares do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, divulgados em outubro de 2025.

Para a neurologista Tiemi Thais Tomonaga, o diagnóstico tardio pode comprometer as possibilidades de tratamento. “O diagnóstico tardio pode reduzir as possibilidades de tratamento adequado e aumentar o risco de sequelas permanentes, como alterações motoras, visuais e de equilíbrio, incapacidade funcional e até morte”, afirma.

Em Santa Catarina, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 2.404 atendimentos por AVC entre janeiro e setembro de 2025, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Nas Unidades de Suporte Avançado, a doença representou 24,5% dos atendimentos por causas neurológicas no período.

Já no Paraná, um levantamento com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde, contabilizou 15.478 internações por AVC em 2024.

Sintomas exigem atenção imediata

Segundo Tiemi, os sintomas mais comuns incluem perda de força ou dormência de um lado do corpo, assimetria no rosto e alterações na fala, como dificuldade para pronunciar palavras ou nomear objetos. Mesmo quando os sinais são discretos ou desaparecem espontaneamente, é necessário procurar avaliação médica.

A neurologista alerta que nem todos os casos apresentam os sintomas mais conhecidos. Tontura súbita, perda de equilíbrio, alterações visuais e dificuldade para caminhar também podem indicar um AVC.

“Esses sintomas podem ser confundidos com labirintite, cansaço ou problemas musculares, atrasando o diagnóstico. O principal sinal de alerta é o início súbito de um sintoma neurológico novo, mesmo que seja discreto ou desapareça espontaneamente”, destaca.

Frio pode aumentar os riscos

As baixas temperaturas também são um ponto de atenção, especialmente na Região Sul. De acordo com a especialista, estudos internacionais sugerem uma associação entre temperaturas extremas e o aumento da ocorrência e da mortalidade por AVC, principalmente em pessoas acima de 65 anos.

No AVC isquêmico, causado pela obstrução de um vaso sanguíneo, a associação com o frio aparece de forma mais consistente. A relação ainda não está totalmente esclarecida, mas pode envolver a contração dos vasos e a elevação da pressão arterial.

“Este risco é, portanto, mais relevante em pessoas com hipertensão, diabetes, arritmia cardíaca, tabagismo ou doença vascular prévia”, explica.

Prevenção começa antes da terceira idade

A prevenção deve fazer parte da rotina em todas as estações do ano. Entre os principais fatores de risco estão hipertensão, diabetes, tabagismo, sobrepeso, obesidade e sedentarismo.

A prática de atividades físicas, evitar o cigarro e o consumo de álcool e manter acompanhamento médico para identificar e tratar doenças crônicas estão entre as medidas recomendadas pela neurologista, inclusive para pessoas mais jovens.

O que fazer diante de uma suspeita de AVC

Ao identificar possíveis sinais de AVC, a orientação é ligar imediatamente para o Samu, pelo telefone 192, e informar os sintomas observados.

A neurologista recomenda anotar o horário em que as manifestações começaram. Caso a pessoa acorde com alterações, é importante registrar quando foi vista bem pela última vez. Enquanto aguarda a equipe de emergência, não se deve oferecer alimentos, líquidos ou medicamentos por conta própria.

“Na neurologia, existe uma premissa fundamental: ‘tempo é cérebro’”, ressalta a médica.

No AVC isquêmico, a interrupção da circulação compromete o fornecimento de oxigênio e nutrientes ao tecido cerebral.

“Quanto mais tempo o cérebro permanece sem circulação adequada, maior pode ser a área em sofrimento e maiores as chances de sequelas permanentes”, conclui.

Continuar a ler

Saúde

Unidade de Saúde Santo Operário fecha a partir desta quinta-feira em Canoas; veja onde buscar atendimento

Avatar

Publicado

em

A Unidade de Saúde Santo Operário, localizada no bairro Harmonia, em Canoas, ficará temporariamente fechada a partir desta quinta-feira, 29, para a realização de obras no prédio. O atendimento será suspenso durante todo o período de execução dos serviços.

Durante o fechamento, os moradores poderão procurar atendimento nas unidades de saúde Natal, Cerne, Harmonia, Mathias Velho e União.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os usuários serão acolhidos nessas unidades conforme a organização dos serviços. A pasta informa que as equipes seguem trabalhando para reduzir os transtornos à população e manter a continuidade da assistência durante as obras.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto