Câmara homenageia os 25 anos da Associação dos Deficientes Visuais de Canoas    

Foto: Ezequiel Lemos

O Grande Expediente da tarde desta terça-feira, 24, de autoria do vereador Márcio Freitas (PDT) teve como objetivo homenagear a Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (ADEVIC) e parabenizá-la pelos 25 anos de atuação. Para tratar do assunto, a Câmara recebeu o presidente da associação, José Antônio Guimarães, o vice-presidente e sócio-fundador, Eri Domingos da Silva e o Secretário Especial da Coordenadoria de Inclusão, Vitor Hugo Longaray de Oliveira.

Conforme Guimarães, “a ADEVIC foi fundada pela necessidade de um local que atendesse pessoas cegas, um atendimento mais especializado”. “São em tempos difíceis que surgem boas ideias, e não foi diferente na ADEVIC, onde o Neri passava por um momento ruim e enxergou uma possibilidade de ajudar outras pessoas e 25 anos depois eu agradeço a todos que já passaram e ajudaram a construir o que temos hoje, uma associação que abrange não só as pessoas cegas, pois as deficiências andam juntas e ajudam a empoderar as pessoas com deficiência”, concluiu o presidente.

Segundo Neri, “quando falamos em números, precisamos ter em mente que eles representam pessoas, ou seja, nós tivemos quase 800 pessoas que foram impactadas ao longo destes 25 anos”. “Este é o resultado de um trabalho que não se conquista sozinho, é em conjunto”, afirmou o fundador. Ainda ressaltou que “nós temos, hoje, 20 serviços especializados, mas muitas vezes não conseguimos atender a todas as pessoas que nos procuram, por isso frequentemente buscamos apoios de outros órgãos para que possamos ampliar nosso trabalho”, afirmou.

Márcio Freitas, proponente, diz que “não é de hoje que sou parceiro da ADEVIC e parabenizo a associação pelos seus 25 anos de existência”. “Um dos meus filhos tem deficiência e sei bem como é a luta por recuperação, igualdade e até mesmo direitos quando se trata deste assunto”. “A casa legislativa de Canoas estará sempre de portas abertas para esta associação tão importante da nossa cidade”, falou o presidente da Câmara.

A Associação dos Deficientes Visuais de Canoas – ADEVIC é uma Entidade sem fins lucrativos, de âmbito regional e tem como missão “Promover a inclusão das pessoas com deficiência, através de atividades educacionais, culturais, habilitação e reabilitação, socialização e profissionalização, visando à formação integral, o protagonismo e o exercício da Cidadania”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here