Conecte-se conosco

header-top



 




 

18/04/2024
 

Saúde

68.190 já completaram o esquema de imunização com a 2ª dose ou dose única

Redação

Publicado

em

De acordo com dados da Secretaria Municipal, Canoas alcançou a marca de mais de 160.597 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até o momento. Ao todo, 68.190 já completaram o esquema de imunização com a segunda dose ou dose única.

Quatro vacinas estão em uso atualmente no país, com a autorização da Agência Nacional de Vigilância em Saúde: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen (a primeira aplicada em dose única). Apesar de apresentarem características diferentes, todas passaram por testes rigorosos e possuem segurança e eficácia comprovadas.

A médica do Serviço de Imunizações da Vigilância em Saúde de Canoas, Andréa Lima Leal, enfatiza que é muito importante que as pessoas não acreditem em boatos e falsas notícias que circulam na internet: “Se você quer o fim da pandemia e o retorno à normalidade, confie na vacina”. Quem já recebeu a primeira dose deve ficar atento e conferir na carteira de vacinação se já está na hora da segunda. A imunização só fica completa e garantida 14 dias depois da segunda dose, lembra Andreia. “Não afrouxe nas medidas de prevenção, mesmo depois de vacinado. Lembre que você ainda pode pegar Covid, mas a doença não será tão grave como é para quem não recebeu a vacina”.

Somente com o avançar da vacinação é que se chegará a uma proteção individual e coletiva da população, aliada à manutenção das medidas de prevenção. Apesar de nenhuma vacina ser 100% eficaz, elas são essenciais para prevenir casos graves de Covid-19 e mortes. Vale lembrar que, no Brasil, já foram responsáveis por erradicar doenças como a poliomielite e a varíola.

Saiba mais sobre cada vacina

CoronaVac – Desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. Foi criada por meio de uma tecnologia já muito utilizada em outros imunizantes. É composta por vírus inativado (morto), assim como as vacinas da gripe, poliomielite, hepatite e da meningite. Ao ser  injetado no organismo, esse imunizante não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica que prepara o corpo para combater o vírus. Intervalo entre as doses: 28 dias.

AstraZeneca – Foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. No Brasil, é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Utiliza uma tecnologia biomolecular baseada no chamado “vetor viral”, que consiste na utilização de um vírus modificado para estimular o sistema imunológico na produção de anticorpos contra o coronavírus. Intervalo entre as doses: 12 semanas (recentemente, alguns Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, reduziram o tempo para 10 semanas)

Pfizer – O imunizante da farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech se baseia na tecnologia de RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus. Para a aplicação, há necessidade de diluir o conteúdo do frasco em uma solução de cloreto de sódio. Intervalo entre as doses: 12 semanas (recentemente, alguns Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, reduziram o tempo para 10 semanas).

Janssen – Do grupo Johnson & Johnson, a vacina do laboratório Janssen, assim como o imunizante da Astrazeneca, também utiliza a tecnologia de vetor viral, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus. É aplicada em dose única.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

País

Projeto que acelera a pesquisa de novos medicamentos será analisado pelo Senado

Redação

Publicado

em

Um projeto de lei que promete simplificar os procedimentos para a pesquisa de novos medicamentos no Brasil será analisado em regime de urgência pelo Senado Federal.

O texto, aprovado na Câmara no fim do ano passado, cria regras para testagem em seres humanos. Além disso, a proposta deve estipular um conjunto de boas práticas clínicas, regulados por meio de comitês de ética em pesquisa.

Relator do projeto na Câmara, o deputado Pedro Westphalen (Progressistas-RS) acredita que, com a aprovação da lei, a liberação de pesquisas clínicas será mais rápida e mais segura aos pacientes. “Vai beneficiar pacientes de doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson, por exemplo, que terão uma nova esperança a partir de medicamentos mais modernos”, destaca.

O requerimento de urgência para o projeto foi apresentado na quarta-feira, 17, no Plenário pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça. O projeto é de autoria da ex-senadora Ana Amélia (PSD-RS) e foi aprovado na Câmara no fim do ano passado, sob a relatoria de Westphalen.

Atualmente, o processo de liberação para uma pesquisa no país leva cerca de 215 dias e precisa do aval de dois órgãos. Com a mudança proposta, o prazo deverá ser reduzido para 90 dias.

Com a aprovação do requerimento de urgência, o texto deixará de passar pela Comissão de Ciência e Tecnologia e pela Comissão de Assuntos Sociais. Dessa forma, iria direto para o plenário.

Continuar a ler

Saúde

Estância Velha e Guajuviras concentram mais da metade dos casos de dengue no ano em Canoas

Redação

Publicado

em

A Secretaria da Saúde de Canoas emitiu um novo boletim epidemiológico com os números atualizados da dengue no município. Desde o começo de 2024, já são 2.781 casos, um aumento de 22,57% em relação à semana anterior.

Um a cada 125 canoenses já contraiu a doença apenas neste ano. Os casos seguem em concentração em dois bairros: Estância Velha, com 958 ocorrências (34,45% do total) e Guajuviras, com 529 (19,02%). Juntos, eles somam 53,47%, mais da metade dos casos.

Além disso, outros três bairros ultrapassaram, desde o último relatório, do dia 10 de abril, a marca de 200 casos. São eles o Nossa Senhora das Graças (221, ou 7,95% do total), o Harmonia (216, ou 7,77%) e Mathias Velho (208, ou 7,48%). Juntos, esses três bairros já concentram 23,2%, ou cerca de um a cada quatro ocorrências.

Os cinco bairros citados formam o cerne da epidemia de dengue em Canoas, pois somam 76,67%. Três a cada quatro casos de dengue na cidade vêm de uma dessas localidades.

O bairro Olaria também ultrapassou a centena de casos da doença, chegando a 109 ocorrências (3,92%).

Números da dengue em Canoas

Em 2024, são 2781 casos de dengue, sendo 2771 autóctones, contraídos dentro do município, e 10 importados, ocorridos fora da cidade.

  • Estância Velha: 958 casos
  • Guajuviras: 527 casos autóctones e 2 importados
  • Nossa Senhora das Graças: 219 casos autóctones e 2 importados
  • Harmonia: 216 casos
  • Mathias Velho: 208 casos
  • Niteroi: 178 casos autóctones e 2 importados
  • Olaria: 109 casos
  • Rio Branco: 98 casos
  • Igara: 70 casos
  • Marechal Rondon: 51 casos autóctones e 2 importados
  • São José: 35 casos autóctones e 1 caso importado
  • Mato Grande: 34 casos
  • Fátima: 29 casos
  • Centro: 25 casos autóctones e 1 importado
  • São Luís: 9 casos
  • Brigadeira: 5 casos
Continuar a ler

Saúde

Centro de Referência em Saúde da Mulher de Canoas tem novo endereço

Redação

Publicado

em

O Centro de Referência em Saúde da Mulher de Canoas passa a atender na avenida Guilherme Schell, nº 6.184, onde funcionava o Centro de Atenção à Saúde da Criança.

De acordo com a prefeitura, o novo local oferece melhor estrutura, com um ambiente mais acolhedor e humanizado para pacientes e funcionários.

O foco do espaço são os cuidados ginecológicos e o planejamento familiar. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

As consultas e procedimentos são encaminhados através das Unidades de Saúde. Maiores esclarecimentos podem ser feitos pelo telefone (51) 3463-5881.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm