Conecte-se conosco

header-top






 

21/02/2024
 

Política

PROS Canoas realiza Drive thru solidário no próximo sábado, 3

Redação

Publicado

em

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS/CANOAS), por meio da Secretaria de Mulheres, que já vem recebendo doações de agasalhos, realizará um Drive thru solidário para arrecadação de mais roupas e cobertores no próximo sábado, 3.

Os interessados em participar poderão efetuar suas doações das 14h às 17h, na Rua Farroupilha, ao lado do Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo) e também nos pontos de coleta, que serão permanentes, na Rua Arroio Grande, 381, no bairro Mathias Velho, e na Avenida 17 de Abril, 955, no Guajuviras.

A secretária de Mulheres do PROS/CANOAS, Claudia Lazzarin, destaca a importância das campanhas de agasalho, principalmente na região Sul do Brasil, onde o inverno é extremamente rigoroso. Ademais, com a pandemia da Covid-19, a situação de vulnerabilidade social de muitas famílias fora agravada nesse período.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Jairo Jorge, Busato e vereadores formam bloco político para construir nominatas em Canoas

Redação

Publicado

em

Jairo Jorge, Busato e vereadores formam bloco político para construir nominatas em Canoas - Foto: Marcio Marques

Na manhã de segunda-feira, 19, o prefeito afastado de Canoas, Jairo Jorge, e o deputado federal Luiz Carlos Busato reuniram-se com 10 vereadores e uma vereadora para debater e projetar o futuro da cidade de Canoas, visando as próximas eleições municiais.

Aproximação de partidos

O encontro reuniu lideranças dos partidos PSD, União Brasil, PT, PV, PC do B, Podemos, Republicanos e PDT. Participaram também os vereadores canoenses Alexandre, Bamberg, Cris Moraes, Emilio Neto, Jefferson Otto, Laércio, Linck, Maria Eunice, Pastor Duarte, Patricio e Patteta.

Conforme os organizadores, o objetivo foi pensar um projeto para Canoas e construir de forma conjunta as nominatas de vereadoras e vereadores que irão concorrer pelos partidos.

Ainda de acordo com a nota, os próximos encontros devem ocorrer em breve e a base pode ser ampliada. Isto porque o bloco político está dialogando com outros partidos.

Continuar a ler

Política

Canoas cria comitê para reorganizar serviços hospitalares

Redação

Publicado

em

Com o objetivo de reestruturar fluxos entre hospitais e otimizar as estruturas de saúde, a Prefeitura de Canoas criou o Comitê de Reorganização dos Serviços Hospitalares do Município.

A Comissão foi instituída pelo prefeito, Nedy de Vargas Marques, ao lado do secretário de Saúde, Jurandir Maciel. Com eles, estiveram reunidas as direções das três instituições da cidade: Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e o Hospital Universitário de Canoas (HU), anfitrião do encontro realizado nesta quinta-feira, 1º.

“O nosso governo é pautado pela legalidade e diálogo. E a saúde é o nosso maior compromisso para cuidar dos canoenses, com organização e resolutividade”, salientou o prefeito. O secretário de Saúde adiantou que, nos primeiros dias, o grupo vai se reunir frequentemente. “Em 15 dias, o Comitê deve elaborar um diagnóstico baseado em três pontos: Reestruturação dos Serviços e Fluxos dos Hospitais; Reavaliação das Referências Pactuadas com o Governo do Estado e a Projeção da Ampliação do Volume de Cirurgias, Exames e Consultas”, explicou Jurandir Maciel.

Durante o encontro de criação, a direção do HU apresentou um levantamento com os indicadores de produção da primeira quinzena de janeiro. “Somos referência para 153 municípios do Estado. A nossa maternidade, por exemplo, é a segunda maior do Rio Grande do Sul”, destacou o diretor-geral do HU, Paulo Nader. De 1º a 15 de janeiro, o Hospital Universitário de Canoas registrou 104 partos.

A nova direção do HU, empossada pelo prefeito Nedy no início de janeiro, assumiu o hospital com uma dívida de mais de 40 milhões, deixada pela gestão anterior, um desafio para a reorganização dos trabalhos neste ano.

A próxima reunião do Comitê de Reorganização dos Serviços Hospitalares do Município está marcada para a próxima terça-feira, dia 6 de fevereiro, no Hospital Universitário.

Continuar a ler

Política

Executivo encaminha projeto que aumenta representação de entidades sindicais

Redação

Publicado

em

Um novo projeto de lei prevê alterações na legislação que trata da dispensa de funcionários públicos representantes de entidades sindicais dos servidores. O texto foi assinado pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques. Na cerimônia, que ocorreu na terça-feira, 30, o chefe do Executivo municipal se reuniu em seu gabinete com representantes dos sindicatos.

A Lei Complementar nº 1, de 29 de janeiro de 2024, regulamenta o inciso II, do artigo 123, da Lei Orgânica Municipal. A proposta atende à reivindicação dos representantes dos servidores, que tiveram redução no número de dispensas remuneradas. A última alteração nas regras, feita em 2021, limitou a apenas uma pessoa por entidade sindical.

A proposta, que será encaminhada à Câmara de Vereadores para votação, garante a dispensa remunerada de um servidor por entidade sindical, acrescida de mais um a cada 500 associados. O limite aumentará para dois funcionários públicos remunerados em 2024, três em 2025 e quatro em 2026. A nova legislação também revoga as leis anteriores, mais restritivas aos representantes eleitos.

“Esse projeto de lei é fruto de muito diálogo com as entidades sindicais. É uma demonstração do nosso respeito pelo papel vital que os sindicatos desempenham na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores”, ressaltou o prefeito Nedy.

A presidente do Sindicato dos Professores de Canoas (Sinprocan), Simone Riet Goulart, agradeceu o esforço para que o projeto avance. “O reconhecimento da nossa categoria é muito importante. Viabilizar o funcionamento da nossa entidade, ter esse reconhecimento, nos deixa muito felizes”, destacou.

Além da presença do prefeito e dos representantes das entidades sindicais, estiveram na assinatura secretários e autoridades municipais e a secretária-chefe de Gabinete Pollyana Perinazzo.

Regulamentação anterior:

Lei Municipal de 2011

Regulamentação inicial: Permitia que as entidades sindicais solicitassem a dispensa de servidores eleitos para cargos de representação sindical, sem prejuízos funcionais ou remuneratórios.
Quantidade de servidores dispensados: até 3 servidores por entidade, mais 1 para cada 1.000 associados, com limite de 7 servidores no total.

Lei Municipal de 2021

Alteração: Reduziu significativamente o número de servidores dispensados. Limitou a apenas 1 servidor por entidade sindical, garantindo seu afastamento do cargo sem prejuízos funcionais ou remuneratórios.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm