Saúde
Hospital Universitário realiza cirurgia cardíaca inédita no município

O Hospital Universitário de Canoas (HU) realizou, nesta terça-feira, 15, a primeira cirurgia Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI) feita no município. Com este procedimento, a equipe de cirurgiões, composta pelos médicos Gabriel Zago, Alcides José Zago e Eduardo Keller Saadi, abre caminho para que a cirurgia, menos invasiva e com rápida recuperação do paciente, possa ser realizada de maneira permanente na cidade.
O TAVI é um procedimento que pode ser feito sem anestesia geral, apenas com sedação, além de ser mais rápido, ter menor risco de infecção e redução no tempo de internação hospitalar. Para a introdução do cateter, utiliza-se uma artéria, geralmente a femoral, para chegar ao coração e fazer a substituição da válvula.
Zago destaca que a cirurgia convencional para troca de válvula aórtica é realizada abrindo o tórax e colocando uma válvula biológica ou mecânica em substituição a que está com problemas. O procedimento, além de ser muito invasivo, aumenta o risco de infecções, é mais demorado, precisa de anestesia geral e intubação do paciente, além de resultar em, no mínimo, sete dias de internação.
Observa que, inicialmente, o TAVI foi desenvolvido para ser utilizado em pacientes que eram inoperáveis, que não tinham condições clínicas de passar por uma cirurgia de porte convencional. “Ao longo dos últimos anos, as tecnologias estão evoluindo e com elas os procedimentos cardíacos que, cada vez mais, utilizam a cirurgia por cateter para substituição da válvula.” Um método menos invasivo e mais seguro.
Com informações da Assessoria de Imprensa do HU.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial3 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente























































