Geral
Aulas presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental retornam

Conforme já havia sido anunciado pela atual gestão, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Canoas, anos iniciais, voltaram nesta segunda-feira, 14, às aulas presenciais. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Educação, as EMEFs possuem 15.178 alunos matriculados do 1º ao 5º ano. Somente participam das aulas presenciais as crianças que têm autorização dos responsáveis. Cerca de 10,72% dos matriculados, 1.628 alunos, retornaram neste início para as escolas.
Plano de contingência
De acordo com a Prefeitura, na EMEF Santos Dumont, uma das maiores de Canoas, no bairro Niterói, como em todas as escolas, estão sendo respeitados os procedimentos necessários do plano de contingência para evitar contágio da Covid-19. Termômetro na entrada da escola, distanciamento e protocolos de segurança cumpridos. De acordo com a diretora Patricia Gherardt, a escola, que possui mais de mil alunos, está abrindo as portas de forma organizada. “Antes de iniciarmos as aulas, os professores foram reunidos em cinco grupos, para as orientações do trabalho em tempos de pandemia. Todas as reuniões realizadas de forma espaçada”.
Reuniões com os pais
Miguelina Baldissera, mãe da Valentina, comentou que a diretora realizou com os pais diversas reuniões online, para orientar sobre o trabalho e organização da escola durante a pandemia. “Eu estou tranquila e a Valentina estava pronta, hoje, já às 11h, sendo que a aula dela começa às 13h”, disse, sobre a ansiedade da filha. Michele Batista, mãe da Camile Vitória, comentou que mora no bairro e possui muita confiança no trabalho desenvolvido na Santos Dumont.
Ainda de acordo com o texto divulgado, apesar das escolas estarem equipadas com itens de proteção contra o coronavírus, durante a semana, 44 escolas de Ensino Fundamental receberão até sexta-feira, 18, kits de EPIs, de forma complementar, bem como o Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade de Canoas (CEIA). Na semana passada, foram entregues na Secretaria da Educação 10.660 aventais, 1.640 garrafas de álcool e 100 caixas de máscaras para todas as EMEI.
“Aulas na TV, Canal Aberto” auxilia alunos da rede municipal

Foto: Tony Capellão
Foi divulgado no site da Prefeitura de Canoas o caso da Aline Andrade dos Santos, mãe do Gabriel, que começou a acompanhar as “Aulas na TV, Canal Aberto” com o filho. Ele está no primeiro ano na Escola Rio Grande do Sul e estuda no modelo remoto. O Gabriel tem dificuldade na alfabetização, principalmente de unir as letras consoantes e vogais. Aline pensa que o projeto pode auxiliar o filho, devido a metodologia inovadora. Como a Aline, outra mãe, Leonara Otto Teixeira, vê no programa veiculado na Ulbra TV, uma esperança de ver melhora no desempenho escolar do Ian, que está no segundo ano da escola Santos Dumont, mas não consegue ler, nem escrever. Por isso, a Leonara tem assistido às aulas com ele, no período da manhã.
Programa Pacto Canoas pela Educação
Os dois casos citados acima estão entre outros, de mães que compreendem as dificuldades de seus filhos no que diz respeito à alfabetização, e precisam de complementação e metodologia adequada. Pensando nessa situação, a Prefeitura Municipal de Canoas lançou o Programa Pacto Canoas pela Educação. Ele agrega as “Aulas na TV, Canal Aberto”, transmitido às 9h e às 14h, pela Ulbra TV. A ação é uma parceria entre prefeitura de Canoas, Ulbra TV, Instituto Raiar e Instituto Alfa e Beto.
A Administração Municipal não está medindo esforços para oportunizar, às crianças e adolescentes, a aproximação com as atividades pedagógicas, sejam elas online, de forma impressa, e agora pela Ulbra TV, um canal disponibilizado para quem quiser aprender mais sobre língua portuguesa e matemática. Serão investidos, em seis meses, R$ 252.000,00 no projeto, que pode beneficiar 9.500 alunos, sendo 4.923 do Pacto Canoas pela Alfabetização.
Policial
Justiça decreta prisão preventiva de suspeito por desaparecimento da família Aguiar em Cachoeirinha

A Justiça decretou a prisão preventiva de Cristiano Domingues Francisco, de 39 anos, apontado como principal suspeito pelo desaparecimento da família Aguiar, em Cachoeirinha. O pedido foi encaminhado pela Polícia Civil na segunda-feira, 6.
Cristiano está detido desde 10 de fevereiro no Batalhão de Operações Especiais (BOE), em Porto Alegre. Até então, a prisão era temporária e havia sido prorrogada, com término previsto para o fim desta semana. Com a decisão judicial, a detenção passa a não ter prazo determinado.
O suspeito é policial militar e está afastado das funções. Ele é ex-companheiro de Silvana Germann de Aguiar, de 48 anos, desaparecida desde o dia 24 de janeiro. Os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, de 69 anos, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, teriam ido até a casa da filha para procurá-la e também não foram mais vistos.
A Polícia Civil trata o caso como crime e afirma já ter indícios para indiciar Cristiano por feminicídio, no caso de Silvana, além de duplo homicídio e ocultação de cadáver das outras duas vítimas.
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Anderson Spier, o inquérito está em fase final e deve ser concluído nos próximos dias. A expectativa é de que o relatório seja encaminhado à Justiça até 16 de abril, dentro do prazo legal que se encerra no dia 20.
Policial
Operação Vem Diesel investiga suspeita de aumento abusivo no preço do gás de cozinha

A Polícia Federal e a Agência Nacional do Petróleo realizam, nesta quinta-feira, 9, uma operação para investigar possíveis irregularidades na comercialização de gás de cozinha.
Ao todo, 55 estabelecimentos em 24 cidades, distribuídas por 15 estados e o Distrito Federal, estão sendo fiscalizados. A ação busca identificar práticas como aumento irregular de preços, formação de cartel entre empresas concorrentes e outras condutas consideradas abusivas contra o consumidor.
Caso sejam constatadas irregularidades, a Polícia Federal ficará responsável pela apuração de eventuais crimes.
A operação é a segunda fase da ação denominada “Vem Diesel”, que contou, na etapa anterior, com fiscalização em postos de combustíveis. A iniciativa também tem participação da Secretaria Nacional do Consumidor.
A fiscalização integra medidas adotadas para coibir aumentos considerados abusivos nos preços de combustíveis e derivados em meio ao cenário internacional recente envolvendo o Irã.
Policial
Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio contra companheira grávida em Alegrete

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na quarta-feira, 8, suspeito de tentar matar a companheira, de 24 anos, em Alegrete, na Fronteira Oeste. A vítima relatou à Brigada Militar que está grávida de quatro meses. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Segundo a polícia, familiares acionaram a Patrulha Rural por volta das 17h30 após denúncias de agressão. Ao chegarem à propriedade, localizada a cerca de 40 quilômetros da área urbana, os policiais ouviram gritos e flagraram o suspeito nu tentando estuprar a vítima.
O homem foi detido no local e encaminhado às autoridades competentes. O caso é investigado.

Habitação1 semana atrásPrefeitura de Canoas divulga lista de candidatos para moradias do Minha Casa, Minha Vida

Canoas7 dias atrásInscrições para cursos voltados a afroempreendedores encerram em 10 de abril

Sem categoria1 semana atrásCanoas abre inscrições para cursos gratuitos com bolsa de até R$ 1,5 mil

Política1 semana atrásPartido Missão promove evento de filiação em Porto Alegre com presença de Kim Kataguiri

Oportunidade1 semana atrásShopee anuncia centro de distribuição em Nova Santa Rita com cerca de 2 mil empregos

Saúde1 semana atrásUPA Rio Branco será fechada para reforma a partir de segunda-feira

Clima4 dias atrásCiclone extratropical e frente fria provocam temporais no RS, SC e Paraná nesta semana
Policial4 dias atrásDuas pessoas morrem após perseguição policial com troca de tiros em Canoas




















































