Política
Vereadores cobram explicações da Sogal em Grande Expediente

As reclamações dos canoenses em relação a falta de ônibus em determinadas linhas, atrasos no transporte e não pagamento de funcionários e ex-funcionários levaram os vereadores a cobrar esclarecimentos da empresa. Na sessão desta quinta-feira, 20, em Grande Expediente, solicitado pelo vereador Márcio Freitas (PDT), representantes da companhia estiveram no Legislativo para falar sobre o problema.
Segundo o diretor da Sogal, Marlon Casagrande, o que a empresa passa é inevitável, levando em consideração a pandemia e a migração dos passageiros para o transporte de aplicativo, que o representante considera “descontrolado”. Casagrande ainda ressalta a perda abrupta de receita pela diminuição de passageiros, ocasionada também pelo COVID-19. Antes da pandemia a empresa transportava aproximadamente 64 mil passageiros por dia e após, logo no início, passou a atender 10 mil pessoas. Em momentos mais brandos do isolamento, Casagrande diz que a média de passageiros ficou em torno de 30 mil.
Para o diretor, “a tarifa é relativa, pois uma taxa para cobrir tudo seria muito cara, afinal, o custo do sistema de um modo geral é muito alto. O subsídio é uma medida indicada para resolver diversos problemas”, afirmou. Usou como exemplo Porto Alegre e as últimas práticas realizadas no transporte público da capital. “Hoje o que temos aqui envolve a compra de passagens, o que é de bom senso do prefeito, porque é uma medida que regulariza o fluxo de caixa do momento, mas para a empresa é jogar o problema para frente”, contou o diretor. Para a empresa, a solução passa por uma reavaliação de tarifas, com subsidiado ou subvenção pela prefeitura, de forma constante a longo prazo.
Quando indagado sobre as demissões, o responsável pela empresa afirmou que houve muitos cortes para que a companhia conseguisse se adequar à nova demanda, com menos receita e passageiros e que atualmente a quantia de veículos está em parâmetro com a quantidade de usuários. No que tange o pagamentos dos salários para os funcionários e os direitos para os trabalhadores que foram demitidos, Casagrande afirma que sem o acordo não haveria condições de pagar todos os dispensados, uma vez que a empresa não conseguiria arcar com as despesas. Seis parcelas da combinação foram pagas pela Sogal e, atualmente, duas prestações estão em atraso, juntamente com o salário dos contratados, que não foi pago como previsto no quinto dia útil deste mês. Em resposta, o diretor afirmou que ainda em maio a empresa quitará o saldo do acordo que, com os juros e multas, gira em torno de 1 milhão de reais, bem como a remuneração atrasada.
Segundo Márcio Freitas, solicitante do Grande Expediente, “tivemos êxito em trazer a empresa Sogal até a casa do povo, onde todos os vereadores tiveram os mesmos encaminhamentos, sobre o desrespeito, pontualidade, falta de ônibus e o desacordo com os funcionários e com os munícipes, que a Sogal estava tendo. E esta casa hoje teve a oportunidade de rever alguns conceitos, de entender as explicações, e compreender os motivos do não atendimento da população”, afirmou o vereador.
Em suas falas, os vereadores destacaram a insatisfação dos canoenses e cobraram da empresa medidas resolutivas, bem como respeito à população. Os parlamentares também pediram para que a empresa amplie a comunicação com o poder público. O presidente da Câmara, vereador Márcio Freitas (PDT), agradeceu a disponibilidade dos representantes da Sogal e ressaltou que o Legislativo continuará fiscalizando.
REQUERIMENTOS APROVADOS
REQUERIMENTO Nº 135/2021 – Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). Votos de profundo pesar pelo falecimento do Pastor Eleonor Luis Rickrot de Almeida, conhecido como Noi Claus.
REQUERIMENTO Nº 138/2021 – Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). Votos de congratulações à J. Júnior Barber pelo trabalho bem-sucedido na respectiva categoria.
REQUERIMENTO Nº 139/2021 – Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). Votos de congratulações à Peixoto Locações pelos sete anos de trabalho bem-sucedido na categoria de construção civil.
REQUERIMENTO Nº 141/2021 – Requerimento apresentado pelo vereador Juares Hoy (PTB). Votos de profundo pesar pelo falecimento de Lisandra Silva de Souza, que nos deixou no dia 06/05/2021.
REQUERIMENTO Nº 144/2021 – Requerimento apresentado pelo vereador Jefferson Otto (PSD). Moção de apoio ao realinhamento da carreira dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul – DETRAN/RS em isonomia às demais carreiras vinculadas à área da Segurança Pública do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Política
O deputado estadual suplente Capitão Macedo se filia ao Podemos em ato em Canoas

O Podemos do Rio Grande do Sul realizou um ato de filiação para receber o Deputado Capitão Macedo em seus quadros.
O evento, realizado em Canoas, contou com a presença de lideranças políticas, militantes e apoiadores.
Política
NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS

Representantes do partido NOVO no Rio Grande do Sul e o pré-candidato ao governo do Estado, deputado federal Luciano Zucco (PL), realizaram nesta sexta-feira, 8, a primeira reunião de trabalho após o anúncio de aliança entre as siglas. O encontro, realizado em um auditório com presença de filiados do NOVO de diversas regiões, marcou o início das discussões para a elaboração de um projeto conjunto para as eleições de 2026.
Durante o evento, Zucco afirmou que a parceria entre PL e NOVO busca promover mudanças no Estado e destacou a importância de união em torno de objetivos comuns. Já o deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO) declarou que a aliança pretende apresentar propostas para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, ressaltando a convergência de valores entre as legendas.
Segundo os organizadores, novas reuniões estão previstas para aprofundar o plano de governo que será apresentado aos eleitores.
Política
Larissa Rodrigues toma posse como vereadora no Legislativo canoense

Tomou posse como vereadora na quinta-feira, 7, a primeira suplente do PL, Larissa Rodrigues. Ela assume a vaga deixada por Ezequiel Vargas, que teve seu mandato cassado. Larissa já havia exercido o cargo anteriormente, quando apresentou e articulou a aprovação da lei municipal que instituiu o Maio Laranja — campanha voltada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Aos 25 anos, ela estuda administração e se define como cristã e conservadora. Atualmente, estava lotada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, atuando como adjunta de trânsito. Segundo a vereadora, “é uma honra e um privilégio enorme voltar a essa casa como uma representante do povo, escolhida 1473 vezes por pessoas que acreditam em uma Canoas melhor. “Assumo para construir pontes e não muros. Sem demagogia, apenas o trabalho honesto e a fé em Deus”, disse Larissa.
“Quero salientar também o trabalho sério que essa Câmara vem desempenhando e o meu compromisso com as pessoas, com a família canoense, com as nossas crianças. Minha declaração hoje é de agradecimento. Contem comigo para fazer esta casa e Canoas ainda mais fortes”, concluiu a representante do PL.
- Eventos1 semana atrás
Innova Canoas reúne empresas, universidades e público em noite dedicada à inteligência artificial e inovação
- Política1 semana atrás
NOVO e PL iniciam articulação para projeto conjunto no RS
- Geral1 semana atrás
XVI Conferência Municipal da Assistência Social acontece nos dias 14 e 15 de agosto, na Associação Pestalozzi
- Trânsito4 dias atrás
Estreitamento na rua lateral da BR-116 na quinta-feira, 14, desviará trânsito para as ruas Santa Maria e Humaitá
- Oportunidade5 dias atrás
Com salários acima de R$ 10 mil, BRDE abre concurso para vagas nos três estados do Sul
- Educação1 semana atrás
II Semana de Prevenção à Violência Escolar começa na próxima segunda-feira, 11, em Canoas
- Transporte1 semana atrás
Governador Eduardo Leite anuncia trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado com trajeto de uma hora
- Oportunidade4 dias atrás
Inscrições abertas: BRDE realiza Concurso Público com salário de até R$ 10.142,63