Novos lotes de vacinas chegam ao Estado na tarde desta terça-feira, 18

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Um avião vindo do aeroporto de Guarulhos trouxe ao Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 18, mais lotes de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o Governo do Estado, a Secretaria da Saúde (SES) irá distribuir às coordenadorias regionais de saúde, na quarta-feira, 19, 251.200 doses da vacina Coronavac para zerar o déficit de segundas doses (D2) em atraso no Estado.

Desse total, 188.800 doses chegaram ao RS na tarde desta terça-feira, 18, e 62.400 são de lote enviado pelo Ministério da Saúde na semana passada.

“Somando as duas remessas, iremos distribuir quantitativo suficiente para que todos os que tomaram a primeira dose com Coronavac possam completar o esquema vacinal, o que é fundamental para a eficácia do imunizante”, explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Astrazeneca

Também chegaram ao RS no início da tarde desta terça-feira, no mesmo voo da remessa de Coronavac, mais 269.100 doses de Astrazeneca, que serão reservadas, por recomendação do Ministério da Saúde, para aplicação de D2.

As vacinas ficarão armazenadas na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi) até o momento de enviá-las aos municípios. Não há atraso na D2 da Astrazeneca.

A SES já distribuiu doses suficientes para completar o esquema vacinal de todos os imunizados com a primeira dose desse laboratório que estariam em tempo de tomar a D2. Além disso, há estoque no RS para D2 de todos os que precisam completar o esquema vacinal até, pelo menos, a metade de julho.

Granpal aponta que doses da CoronaVac recém chegadas são insuficientes

Uma nota divulgada nesta quarta-feira, 19, pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), assinada pelo presidente Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, “se posiciona a respeito da distribuição de doses em atraso da CoronaVac”, enumerando três pontos que indicam insuficiência das doses, republicadas abaixo:

“1 – Diferentemente do que foi noticiado nas redes sociais do Governo do Estado, a mais recente remessa de doses da CoronaVac não vai zerar o déficit de segundas doses da vacina nos municípios da Região Metropolitana.

2 – Levantamento da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) aponta que, para colocar em dia o esquema vacinal, seriam necessárias 162.090 doses. Entretanto, os 19 municípios associados — incluindo a Capital — receberam apenas 79.890 doses. Portanto, para efetivamente suprir a necessidade, seria necessária nova remessa de 82.200 doses.

3 – A Granpal lamenta o fato e esclarece às comunidades, a fim de evitar que as pessoas procurem os postos de vacinação e saiam frustradas.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here