Vacina AstraZeneca é suspensa em gestantes

Foto: Divulgação

Foi anunciado, na manhã desta terça-feira, 11, pela Secretaria Municipal da Saúde, a suspensão imediata do uso da vacina da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, em mulheres gestantes. De acordo com a nota, a medida segue orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda de acordo com a publicação, na noite desta segunda-feira, 10, o órgão emitiu nota técnica em que recomenda a suspensão do imunizante em grávidas. Segundo o documento, a indicação da bula da vacina da AstraZeneca, que não recomenda o uso por gestantes sem orientação médica, deve ser seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A Anvisa reforça que, nas situações não previstas, o uso da vacina deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios para a paciente.

Medida de precaução

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a medida foi adotada por precaução. De acordo com informe técnico do governo do Estado, a suspensão seguirá até que seja completado o monitoramento dos eventos adversos. As gestantes que já realizaram a primeira dose com este imunobiológico devem aguardar orientações para a segunda aplicação. O documento informa que o Ministério da Saúde emitirá nota orientando a continuidade da vacinação deste grupo. O Programa Estadual de Imunizações também deverá emitir novas notas com esclarecimentos sobre o assunto.

Segunda dose da CoronaVac está suspensa até a chegada de nova remessa

Também foi comunicada a suspensão em Canoas da aplicação da segunda dose da CoronaVac, até a chegada de nova remessa. Nesta terça-feira, 11, foram vacinados canoenses que haviam recebido a primeira dose até 30 de março. O estoque disponível acabou em menos de duas horas após a abertura dos oito pontos de vacinação.

Conforme informou a Prefeitura, o município recebeu somente 2,1 mil doses de CoronaVac, quantidade insuficiente para garantir a dose de reforço a todos os canoenses que já completaram os 28 dias de intervalo recomendado.  Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 11,5 mil pessoas estão com a segunda aplicação da vacina contra a Covid-19 em atraso.

Canoas aguarda a chegada de novo lote de CoronaVac para dar continuidade à aplicação das segundas doses. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população realize a segunda dose mesmo fora do prazo recomendado pelo laboratório.

Para obter informações e esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 e a vacinação, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here