Conecte-se conosco

header-top







 

24/08/2026
 

Saúde

Vacinação a pessoas de 59 anos com comorbidades começa nesta sexta-feira, 7

Redação

Publicado

em

Canoas abre a partir da próxima sexta-feira, 7, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades com 59 anos, prevista na fase 1 do Plano Nacional de Imunizações. A aplicação das primeiras doses será das 8h às 12h, nas 27 unidades básicas de saúde (UBSs). No sábado, 8, a campanha será estendida à população de 55 anos ou mais, dividida em dois turnos, conforme a faixa etária, em 20 locais.

Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF, comprovante de residência em Canoas e laudo médico que comprove a comorbidade. Os pacientes já atendidos na rede pública municipal devem procurar a sua unidade básica de referência para realizar a comprovação.

O Ministério da Saúde definiu 22 categorias de problemas crônicos de saúde, como diabetes, hipertensão arterial resistente, complicações cardíacas e pulmonares e obesidade mórbida. As vacinas para a aplicação da primeira dose desse grupo serão as da Oxford/Astrazeneca.

Cronograma de vacinação

  • Sexta-feira, 7

Pessoas de 59 anos com comorbidades 

Horário: 8h às 12h

Locais: 27 UBSs (Endereços)

  • Sábado, 8

Pessoas entre 57 e 58 anos com comorbidades 

Horário: 8h às 12h

Pessoas entre 55 e 56 anos com comorbidades 

Horário: 13h às 17h

Pontos de vacinação no sábado 

  • CSF CAIC  – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
  • CSF Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
  • UBS Igara – Rua Dr. Alfredo  Ângelo Filho, 68, Igara
  • UBS São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
  • CSF São Vicente – Rua Valter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
  • CSF Estância Velha – Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
  • CSF Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia
  • UBS Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
  • UBS São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis
  • CSF Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
  • CSF União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
  • UBS Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
  • CSF Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
  • UBS Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
  • UBS Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
  • UBS Fátima/Prata – Rua Buttembender, 244, Fátima
  • CSF Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
  • UBS Pedro Luiz da Silveira – Rua Mauá, 1724, Rio Branco
  • UBS Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
  • Central de Especialidades – Av. Brasil, 438, Centro

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Dia D de Multivacinação aplica 2,5 mil doses em Canoas

Avatar

Publicado

em

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Canoas aplicou 2.564 doses de vacinas durante o Dia D de Multivacinação, realizado no último sábado, 22, nas unidades de saúde que estiveram abertas no município. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A mobilização teve como público prioritário crianças e adolescentes menores de 15 anos. Adultos também puderam atualizar a caderneta de vacinação durante a ação.

O Dia D integra a Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 1º de setembro. As doses disponíveis são as previstas no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Unidade de Saúde Harmonia, o casal de empresários Cristiano Neto, 36 anos, e Luísa Parreira, 23, aproveitou o sábado para atualizar a caderneta de vacinação do filho Vicente, de 1 ano e 8 meses. Para Cristiano, a ação facilita o acesso das famílias que têm uma rotina de trabalho intensa durante a semana.

“É uma ótima oportunidade para os pais que trabalham a semana toda e que aproveitam o sábado para vacinar seus filhos. A vacina é uma importante proteção para as crianças”, destaca.

A diretora da Atenção Básica da SMS, Ionara Diniz, reforça que a população ainda pode aproveitar o período da campanha para verificar a situação vacinal e colocar as doses em dia.

“A população ainda pode procurar sua unidade de saúde e levar a caderneta de vacinação para conferir se há alguma dose em atraso e manter as vacinas em dia. A vacinação é uma importante forma de prevenção e cuidado com a saúde, protegendo as pessoas e toda a comunidade. A campanha continua. Vacinar é cuidar e prevenir”, frisa.

Continuar a ler

Saúde

Dia D de Vacinação aplica 340 doses e reforça proteção da população em Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 22, o Dia D de Vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Ao longo da mobilização, foram aplicadas 340 doses de diferentes vacinas, conforme as indicações do calendário nacional de vacinação. A ação teve como foco a atualização das cadernetas e a ampliação da cobertura vacinal entre os moradores.

Durante o atendimento, as equipes de saúde também conferiram as cadernetas de vacinação e orientaram a população sobre as doses necessárias de acordo com a faixa etária e as recomendações para cada público.

A mobilização ocorreu no sábado para facilitar o acesso às vacinas para moradores que têm dificuldade de comparecer às UBSs durante os dias úteis.

Para o prefeito Rodrigo Battistella, o resultado reforça a importância de manter ações que aproximem os serviços de saúde da população.

“O Dia D é uma oportunidade para facilitar o acesso à vacinação e lembrar a população de que manter a caderneta em dia é uma atitude de cuidado e prevenção. As 340 doses aplicadas mostram que os moradores aproveitaram a mobilização e atenderam ao nosso chamado.”

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, destaca o trabalho das equipes durante a ação e a importância da participação da população.

“Tivemos nossas equipes mobilizadas para acolher os moradores, conferir as cadernetas e realizar as vacinas indicadas. Cada dose aplicada representa mais proteção e contribui para manter a população imunizada. Agradecemos a todos que participaram e aos profissionais que fizeram o Dia D acontecer.”

Vacinação é prevenção

A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção de doenças e contribui para a proteção individual e coletiva. Por isso, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população mantenha a caderneta de vacinação atualizada e procure uma UBS sempre que houver dúvidas sobre as doses indicadas. O resultado do Dia D reforça o compromisso do município com o fortalecimento das ações de imunização e com a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde.

Continuar a ler

Saúde

Dia D de Multivacinação terá UBSs abertas em Canoas neste sábado, 22

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 22, o Dia D de Multivacinação. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participantes estarão abertas das 8h às 17h para a atualização da caderneta de vacinação.

Durante a mobilização, a vacina contra a Covid-19 estará disponível em todas as UBSs que participarem da ação.

O Dia D faz parte da Campanha de Multivacinação, iniciada em 3 de agosto e prevista até 1º de setembro. A campanha é destinada à população em geral, com atenção especial a crianças e adolescentes. Pais e responsáveis podem levar as cadernetas para que as equipes verifiquem as doses aplicadas e possíveis vacinas em atraso.

Não participarão da mobilização as UBSs Prata, Praça América, Cerne e São Luís. As demais unidades estarão abertas das 8h às 17h.

Para a conferência da situação vacinal, é necessário apresentar documento de identificação e/ou a caderneta de vacinação. A partir do histórico, as equipes poderão verificar quais doses são necessárias para cada pessoa.

Para crianças, estarão disponíveis as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2026, de acordo com a idade e a situação vacinal. Entre elas estão BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite (VIP), rotavírus, pneumocócica, meningocócica C e ACWY, influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral, DTP, varicela, hepatite A e HPV.

A vacinação pode prevenir doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatites A e B, febre amarela, meningites, tuberculose, varicela e formas graves da Covid-19.

A secretária municipal de Saúde, Ana Regina Boll, reforça a importância de aproveitar a mobilização para manter a proteção de toda a família.

“Manter a vacinação em dia é uma das principais formas de prevenção e de cuidado com a saúde. As vacinas ajudam a prevenir doenças, reduzir casos graves e proteger não apenas quem recebe a dose, mas toda a comunidade. O Dia D é uma oportunidade para as famílias conferirem suas cadernetas e atualizarem as vacinas que estiverem em atraso”, destaca.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

hokitoto