Saúde
Vacinação a pessoas de 59 anos com comorbidades começa nesta sexta-feira, 7

Canoas abre a partir da próxima sexta-feira, 7, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades com 59 anos, prevista na fase 1 do Plano Nacional de Imunizações. A aplicação das primeiras doses será das 8h às 12h, nas 27 unidades básicas de saúde (UBSs). No sábado, 8, a campanha será estendida à população de 55 anos ou mais, dividida em dois turnos, conforme a faixa etária, em 20 locais.
Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF, comprovante de residência em Canoas e laudo médico que comprove a comorbidade. Os pacientes já atendidos na rede pública municipal devem procurar a sua unidade básica de referência para realizar a comprovação.
O Ministério da Saúde definiu 22 categorias de problemas crônicos de saúde, como diabetes, hipertensão arterial resistente, complicações cardíacas e pulmonares e obesidade mórbida. As vacinas para a aplicação da primeira dose desse grupo serão as da Oxford/Astrazeneca.
Cronograma de vacinação
- Sexta-feira, 7
Pessoas de 59 anos com comorbidades
Horário: 8h às 12h
Locais: 27 UBSs (Endereços)
- Sábado, 8
Pessoas entre 57 e 58 anos com comorbidades
Horário: 8h às 12h
Pessoas entre 55 e 56 anos com comorbidades
Horário: 13h às 17h
Pontos de vacinação no sábado
- CSF CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
- CSF Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
- UBS Igara – Rua Dr. Alfredo Ângelo Filho, 68, Igara
- UBS São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
- CSF São Vicente – Rua Valter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
- CSF Estância Velha – Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
- CSF Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia
- UBS Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
- UBS São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis
- CSF Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
- CSF União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
- UBS Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
- CSF Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
- UBS Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
- UBS Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
- UBS Fátima/Prata – Rua Buttembender, 244, Fátima
- CSF Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
- UBS Pedro Luiz da Silveira – Rua Mauá, 1724, Rio Branco
- UBS Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
- Central de Especialidades – Av. Brasil, 438, Centro
Saúde
Nova Santa Rita promove vacinação contra HPV e meningite em escolas da rede pública

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Rita promove, entre os meses de junho e julho, uma ação de vacinação contra o HPV e a meningite em escolas da rede pública do município. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes por meio da aplicação dos imunizantes diretamente nas instituições de ensino.
Para receber a vacina, os estudantes deverão apresentar a carteira de vacinação e uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis.
Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a estratégia busca facilitar o acesso da população às vacinas.
“Levar a vacinação para dentro das escolas é uma forma de facilitar o acesso das famílias e garantir que mais crianças e adolescentes estejam protegidos. A prevenção continua sendo uma das ferramentas mais importantes para promover saúde e qualidade de vida”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, destacou que a ação também tem o objetivo de reforçar a conscientização sobre a importância da imunização.
“As vacinas salvam vidas e são fundamentais para prevenir doenças graves. Com essa iniciativa, aproximamos os serviços de saúde da comunidade escolar e reforçamos a importância de manter a caderneta de vacinação sempre atualizada”, disse.
As equipes de saúde atenderão as escolas conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde, sempre no horário das 9h às 11h.
Cronograma de vacinação
11 de junho – EEEM Nova Sociedade
16 de junho – EEEB Santa Rita
18 de junho – EMEF Alfredo Antônio Amorim
23 de junho – EMEF Miguel Couto
25 de junho – EMEF Homero Fraga
30 de junho – EMEF Victor Aggens
2 de julho – EEEF Barão de Teresópolis
7 de julho – EMEF Tiradentes
9 de julho – EMEF Vasconcelos Jardim
14 de julho – EMEF José Bonifácio
16 de julho – EMEF Santa Rita de Cássia
21 de julho – EMEF Hélio Fraga
23 de julho – EMEF Rui Barbosa
28 de julho – EMEF Campos Salles
30 de julho – EMEF Álvaro Almeida
A vacinação escolar integra as estratégias de imunização voltadas ao público infantojuvenil e tem como objetivo ampliar o acesso às vacinas recomendadas para essa faixa etária.
Saúde
Nova Santa Rita promove vacinação itinerante contra a gripe em dois bairros neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Santa Rita realizará neste sábado,20, uma ação de vacinação itinerante contra a Influenza em dois bairros do município. A imunização acontecerá das 9h30 às 13h30.
Os atendimentos serão realizados em frente ao Mercado Ideal, no bairro Berto Círio, e em frente à Agropecuária Correia, no bairro Floresta. A medida busca ampliar o acesso da população à vacina contra a gripe.
A ação ocorre em meio ao período de maior circulação de vírus respiratórios, quando aumenta a procura pela imunização contra a Influenza.
O prefeito Rodrigo Battistella comentou a iniciativa.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso da população à vacinação. Quando levamos os serviços para mais perto das pessoas, aumentamos as oportunidades de imunização e fortalecemos a prevenção, que é uma das principais ferramentas para proteger a saúde da nossa comunidade”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, também destacou a importância da vacinação.
“A vacina é segura, eficaz e continua sendo a melhor forma de prevenção contra os casos graves da gripe. Estamos levando essa ação aos bairros para garantir mais comodidade à população e ampliar a cobertura vacinal no município”, destacou.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação.
Saúde
Confira quais produtos Ypê foram liberados pela Anvisa e quais seguem com restrições

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou o status dos produtos da marca Ypê que haviam sido alvo de suspensão cautelar. A medida envolve detergentes, desinfetantes e lava-roupas fabricados pela Química Amparo Ltda. (CNPJ 43.461.789/0001-90), especialmente aqueles com lotes cuja numeração termina em 1.
De acordo com a Anvisa, permanecem suspensos e não devem ser utilizados os detergentes líquidos e desinfetantes Ypê produzidos antes de 1º de março deste ano. No caso dos lava-roupas líquidos, a restrição segue válida para os produtos fabricados antes de 1º de abril.
A atualização ocorre após a empresa apresentar laudos considerados satisfatórios para os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos a partir de 1º de março. Com isso, esses produtos foram liberados para comercialização e uso.
Já em relação aos lava-roupas líquidos, a liberação vale apenas para os itens fabricados a partir de 1º de abril. Os demais lotes continuam sob restrição determinada pela agência reguladora.
As novas medidas foram publicadas pela Anvisa no Diário Oficial da União (DOU), atualizando a decisão anunciada inicialmente em 1º de abril.
Produtos que permanecem suspensos:
Detergentes líquidos Ypê fabricados antes de 1º de março;
Desinfetantes líquidos Ypê fabricados antes de 1º de março;
Lava-roupas líquidos Ypê fabricados antes de 1º de abril.
A orientação da Anvisa é para que consumidores verifiquem a data de fabricação e a identificação dos lotes antes de utilizar os produtos abrangidos pela medida.

Concursos6 dias atrásCanoas abre inscrições para concurso de Procurador Municipal com prazo até 23 de junho

Policial1 semana atrásInvestigação iniciada em Canoas leva à prisão de 14 suspeitos de golpes em empresas

Defesa Civil6 dias atrásGoverno do RS intensifica preparação de municípios diante da possibilidade de El Niño em 2026

Geral6 dias atrásCanoas realiza mesa temática sobre sistemas de proteção e resiliência na revisão do Plano Diretor
Acidente1 semana atrásMotorista relata à polícia possível falha mecânica em ônibus que tombou na BR-290 em Glorinha

Política6 dias atrásCâmara de Canoas aprova projeto sobre restituição em dobro por cobranças indevidas nas contas de água e esgoto

Cultura1 semana atrásMostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas
Feminicídio6 dias atrásMulher de 25 anos é encontrada morta em Rio Grande e caso é investigado como possível feminicídio




















































