Conecte-se conosco

header-top







 

06/08/2026
 

Saúde

Vacinação a pessoas de 59 anos com comorbidades começa nesta sexta-feira, 7

Redação

Publicado

em

Canoas abre a partir da próxima sexta-feira, 7, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades com 59 anos, prevista na fase 1 do Plano Nacional de Imunizações. A aplicação das primeiras doses será das 8h às 12h, nas 27 unidades básicas de saúde (UBSs). No sábado, 8, a campanha será estendida à população de 55 anos ou mais, dividida em dois turnos, conforme a faixa etária, em 20 locais.

Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF, comprovante de residência em Canoas e laudo médico que comprove a comorbidade. Os pacientes já atendidos na rede pública municipal devem procurar a sua unidade básica de referência para realizar a comprovação.

O Ministério da Saúde definiu 22 categorias de problemas crônicos de saúde, como diabetes, hipertensão arterial resistente, complicações cardíacas e pulmonares e obesidade mórbida. As vacinas para a aplicação da primeira dose desse grupo serão as da Oxford/Astrazeneca.

Cronograma de vacinação

  • Sexta-feira, 7

Pessoas de 59 anos com comorbidades 

Horário: 8h às 12h

Locais: 27 UBSs (Endereços)

  • Sábado, 8

Pessoas entre 57 e 58 anos com comorbidades 

Horário: 8h às 12h

Pessoas entre 55 e 56 anos com comorbidades 

Horário: 13h às 17h

Pontos de vacinação no sábado 

  • CSF CAIC  – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
  • CSF Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
  • UBS Igara – Rua Dr. Alfredo  Ângelo Filho, 68, Igara
  • UBS São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
  • CSF São Vicente – Rua Valter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha
  • CSF Estância Velha – Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
  • CSF Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia
  • UBS Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
  • UBS São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis
  • CSF Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
  • CSF União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
  • UBS Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
  • CSF Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
  • UBS Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
  • UBS Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco
  • UBS Fátima/Prata – Rua Buttembender, 244, Fátima
  • CSF Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
  • UBS Pedro Luiz da Silveira – Rua Mauá, 1724, Rio Branco
  • UBS Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
  • Central de Especialidades – Av. Brasil, 438, Centro

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Campanha leva testagem de Hepatite C ao Calçadão de Canoas neste sábado

Avatar

Publicado

em

Os quatro Rotary Clubs de Canoas promovem, neste sábado, 8, uma ação de conscientização e prevenção à Hepatite C. A atividade faz parte da campanha mundial Hepatite Zero e será realizada no Calçadão de Canoas, das 9h às 16h.

Durante a ação, serão disponibilizados testes rápidos, gratuitos e seguros para identificação da doença. A Hepatite C é uma infecção que pode evoluir sem apresentar sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico precoce.

Segundo especialistas da área da saúde, a identificação da doença em estágio inicial aumenta as possibilidades de tratamento e cura. A testagem é uma das principais formas de detectar a infecção e encaminhar os pacientes para acompanhamento adequado.

A iniciativa é organizada pelos Rotary Clubs Canoas Industrial, Canoas, Canoas Nordeste e Canoas Integração, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e estimular a realização do diagnóstico.

Continuar a ler

Saúde

Começou a campanha de multivacinação para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes

Avatar

Publicado

em

As crianças e adolescentes menores de 15 anos poderão atualizar a situação vacinal durante a Estratégia Nacional de Multivacinação, iniciada na segunda-feira, 3, e que segue até 1º de setembro em todo o país. A ação prevê a avaliação da caderneta de vacinação e a aplicação de todas as vacinas indicadas para cada faixa etária.

Nas unidades de saúde, os profissionais irão verificar a caderneta de vacinação e aplicar, na mesma visita, todas as doses recomendadas que estiverem em atraso. Diferentemente das campanhas voltadas para uma doença específica, a estratégia busca identificar vacinas pendentes do Calendário Nacional de Vacinação e completar os esquemas vacinais de crianças e adolescentes.

Segundo o Ministério da Saúde, a mobilização tem como objetivo ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso às vacinas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A atualização da caderneta contribui para a prevenção de doenças imunopreveníveis e fortalece a proteção coletiva da população.

Manter a vacinação em dia é a principal forma de prevenir doenças graves, como sarampo e poliomielite. Quanto maior a cobertura vacinal, menor é o risco de circulação desses vírus e do retorno de doenças já controladas no Brasil.

O Dia D de Mobilização Social está previsto para 22 de agosto. A realização das atividades nessa data ficará a critério de cada município, conforme o planejamento das secretarias municipais de Saúde.

Cobertura vacinal

O Calendário Nacional de Vacinação oferece gratuitamente cerca de 20 vacinas para crianças e adolescentes. Embora alguns imunizantes já tenham alcançado a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, outros ainda apresentam índices abaixo dos 95% recomendados.

No Rio Grande do Sul, as coberturas registradas em 2025 foram:

  • Pentavalente: 91%
  • Poliomielite: 91%
  • Pneumocócica: 96%
  • Tríplice Viral: 95%

HPV e sarampo recebem atenção especial

Além da atualização das vacinas de rotina, a campanha também reforça a importância da imunização contra o HPV e o sarampo.

O prazo da estratégia extraordinária de vacinação contra o HPV foi ampliado até 31 de dezembro de 2026 para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. A vacina protege contra infecções pelo vírus HPV, responsável por diversos tipos de câncer, incluindo o câncer do colo do útero.

O Ministério da Saúde também orienta a população a conferir a carteira de vacinação contra o sarampo após a confirmação, em julho, de casos da doença em São Paulo relacionados à importação do vírus. A vacina é indicada para pessoas entre 12 meses e 59 anos. Quem não possui registro das doses deve iniciar ou completar o esquema vacinal conforme as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina interdição de três repelentes após laudos apontarem irregularidades

Avatar

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira, 3, a interdição cautelar de três repelentes de insetos após análises do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado de São Paulo, apontarem resultado insatisfatório no ensaio de DEET.

O DEET é uma substância ativa utilizada em repelentes para afastar mosquitos, carrapatos e outros insetos. O componente atua bloqueando os sentidos dos insetos, dificultando que eles identifiquem o odor da pele humana.

A medida impede temporariamente a fabricação, comercialização, distribuição, uso ou funcionamento dos produtos afetados até a conclusão das investigações e a adequação às normas sanitárias.

Os produtos e lotes interditados são:

• Repelente com filtro solar FPS 30 Above Protec
Lote: 189952

• Above Protect Repelente de Insetos
Lote: 205688

• Repellere Repelente de Insetos Aerossol
Lote: 2601001449

Segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma ação preventiva e temporária, com prazo de até 90 dias, conforme previsto na legislação. Durante esse período, os produtos ficam impedidos de serem vendidos ou utilizados até que a situação seja avaliada.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques