Granpal defende flexibilização das atividades e bandeira vermelha

Mateus Raugust/ PMPA/ Divulgação

Enfrentamento da pandemia e mobilidade urbana foram temas da reunião virtual que o prefeito Sebastião Melo coordenou nesta terça-feira, 20, como presidente do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). No âmbito da cogestão e da classificação em bandeira preta, hoje em vigor na região, os prefeitos alinharam posição do consórcio para encaminhar manifestação pela ampliação da flexibilização das atividades e pela classificação em bandeira vermelha, que será defendida na reunião da nesta quinta-feira, 22, do Gabinete de Crise do Governo do Estado.

Participaram do diálogo os prefeitos da região, secretários municipais e técnicos da Granpal e da Prefeitura de Porto Alegre. “Estamos avançando de forma consistente na vacinação, a ocupação hospitalar está em redução e trabalhamos fortemente nas fiscalizações. De forma responsável e comprometidos com os protocolos, a maioria dos prefeitos avalia que temos condições de avançar no funcionamento das atividades”, afirma Melo, que pontuou ainda a defesa do retorno das aulas, que hoje está judicializado.

Sobre a mobilidade entre as cidades, foram relatadas as medidas previstas no acordo de mediação efetivado em Porto Alegre, que busca repactuar tópicos do contrato de transporte coletivo em busca de uma reestruturação do sistema. E as cidades apresentaram o desafio em busca de uma necessária integração entre os municípios. Ficou definido que os secretários municipais do tema farão um debate técnico específico para alinhar a pauta e possíveis medidas de avanço a serem apresentadas pelos prefeitos ao Governo do Estado.

Acompanharam a reunião os secretários municipais de Saúde, Mauro Sparta, Extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, e de Mobilidade, Luiz Fernando Zachia, e o coordenador da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here