Conecte-se conosco

header-top








 

19/03/2024
 

Política

Granpal defende flexibilização das atividades e bandeira vermelha

Redação

Publicado

em

Enfrentamento da pandemia e mobilidade urbana foram temas da reunião virtual que o prefeito Sebastião Melo coordenou nesta terça-feira, 20, como presidente do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). No âmbito da cogestão e da classificação em bandeira preta, hoje em vigor na região, os prefeitos alinharam posição do consórcio para encaminhar manifestação pela ampliação da flexibilização das atividades e pela classificação em bandeira vermelha, que será defendida na reunião da nesta quinta-feira, 22, do Gabinete de Crise do Governo do Estado.

Participaram do diálogo os prefeitos da região, secretários municipais e técnicos da Granpal e da Prefeitura de Porto Alegre. “Estamos avançando de forma consistente na vacinação, a ocupação hospitalar está em redução e trabalhamos fortemente nas fiscalizações. De forma responsável e comprometidos com os protocolos, a maioria dos prefeitos avalia que temos condições de avançar no funcionamento das atividades”, afirma Melo, que pontuou ainda a defesa do retorno das aulas, que hoje está judicializado.

Sobre a mobilidade entre as cidades, foram relatadas as medidas previstas no acordo de mediação efetivado em Porto Alegre, que busca repactuar tópicos do contrato de transporte coletivo em busca de uma reestruturação do sistema. E as cidades apresentaram o desafio em busca de uma necessária integração entre os municípios. Ficou definido que os secretários municipais do tema farão um debate técnico específico para alinhar a pauta e possíveis medidas de avanço a serem apresentadas pelos prefeitos ao Governo do Estado.

Acompanharam a reunião os secretários municipais de Saúde, Mauro Sparta, Extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, e de Mobilidade, Luiz Fernando Zachia, e o coordenador da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Partido de Busato divulga nota confirmando saída do novo bloco político de Canoas

Redação

Publicado

em

Partido de Busato confirma saída do novo bloco político de Canoas

Após umas série de reuniões amplamente divulgadas pela mídia, o novo bloco político que está se encontrando para formar nominatas para as eleições municipais deste ano em Canoas, um dos partidos anuncia sua retirada.

Na tarde da segunda-feira, 18, uma nota assinada por Sérgio Ricardo Spiercart (Côca), presidente em exercício do União Brasil em Canoas, partido do ex-prefeito Luiz Carlos Busato, confirmou o que vinha sendo especulado nas redes sociais.

Confira na íntegra:

Nota do União Brasil

“Em função de recentes informações que circulam na imprensa sobre os rumos do União Brasil em Canoas, a bem da verdade, trazemos alguns esclarecimentos.

O União Brasil manifesta sua preocupação com a maior crise institucional da história de Canoas, a qual, de uma forma ou outra, afeta a continuidade e a qualidade de obras e serviços essenciais para a população.

Diante deste cenário, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, união e paz como pilares fundamentais para a superação dessas dificuldades.

Foi com base nesses valores, agregando a sua liderança, experiência política e também de gestão, que o ex-prefeito e atual deputado federal Luiz Carlos Busato, representante eleito pelo União Brasil, foi chamado para dialogar com uma frente de partidos em Canoas, com objetivo de buscar discutir o futuro da cidade.

Diante desse embate contínuo da atual gestão, por vezes somos confundidos como partícipes dessa disputa.

Portanto, nesse sentido, reiteramos aqui o desejo de conciliação e paz para o bem da cidade, mas tomamos a decisão da saída das discussões da frente recém-criada.

Seguimos um caminho de independência e desejamos a todos os postulantes a cargos eletivos que priorizem os interesses da população da cidade acima de quaisquer outros interesses partidários ou pessoais. É somente com união e comprometimento que poderemos retomar o rumo de Canoas e superar as dificuldades enfrentadas. Não é hora ainda de discutir quem será o próximo prefeito ou prefeita, a prioridade é a cidade, que precisa urgentemente de soluções.

O União Brasil permanecerá firme em sua missão de trabalhar incansavelmente pelo bem-estar e progresso de nossa querida cidade”.

Continuar a ler

Política

Novo bloco político de Canoas realiza terceira reunião com participação de 12 partidos

Redação

Publicado

em

Novo bloco político de Canoas realiza terceira reunião com participação de 12 partidos - Foto: Alisson Moura

A terceira reunião do novo bloco político de Canoas, que conta com a participação de 12 partidos, aconteceu nesta segunda-feira, 18, e as lideranças focaram na formação das nominatas, com objetivo de que que todas as agremiações possam eleger o maior número de vereadoras e vereadores pleito deste ano.

Novo encontro

De acordo com a nota enviada pelo bloco, a partir do próximo encontro, programado para 8 de abril, os partidos irão iniciar a segunda fase, ‘com um cronograma de discussão para a formulação conjunta de um projeto de cidade, que busque o desenvolvimento social e econômico de Canoas’.

Presentes

Estiveram presentes neste terceiro encontro os presidentes do PSD, Celso Pitol; do Republicanos, vereador Pastor Duarte; do PDT, vereador Alexandre Gonçalves; do PT, Vitor Labes; do PV, vereador Cris Moraes; do PC do B, Fábio Leivas; do Podemos, Mauri Grando; do Avante, Mário Cardoso; do Solidariedade, Alexandre Garcia Martins; do Agir, Pastor Éverton Soares, e do PSB, Diego Santa Helena.

Também participaram os vereadores Emilio Neto, Linck, Dr. Laércio, Patricio, Bamberg, Jefferson Otto, Patteta e a Vereadora Maria Eunice. A reunião ainda contou com a ex-vice-prefeita, professora Beth Colombo, e o prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge, bem como os advogados especializados em Direito Eleitoral, Dr. Roger Fischer e Dr. Rafael Morgental, que analisaram as principais inovações na legislação para as eleições de 2024.

Continuar a ler

Política

Prefeito Nedy de Vargas Marques troca de partido

Redação

Publicado

em

O prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, assinou sua filiação ao Partido Progressistas (PP) nesta terça-feira, 12. O ato aconteceu na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Os vereadores Abmael Almeida e Jonas Dalagna também se uniram à sigla.

Nedy destacou a tradição do partido e sua presença no RS, onde detém o maior número de prefeitos. “O PP defende princípios que considero fundamentais e que se alinham com minha visão de mundo. Eu precisava escolher um partido que tivesse tradição de honestidade, um partido que trabalha para servir à sociedade e não para se servir”, destacou.

Para o presidente estadual da sigla, Covatti Filho, a filiação de Nedy simboliza o crescimento do partido na Região Metropolitana. “Trazer para nossa agremiação pessoas de valor é o que nós estamos fazendo aqui. Dividimos palanques juntos em Canoas, desde que tu eras vereador e eu secretário de Estado”, lembrou.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm