Geral
Escolas canoenses retomam aulas presenciais após 11 meses fechadas

Os estudantes canoenses da rede pública, estadual e privada voltam às aulas presencias em 2021. O retorno ocorre depois de 11 meses de escolas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus, com praticamente um ano letivo inteiro feito por videoaulas e atividades remotas em todas instituições canoenses. Em algumas escolas particulares, as aulas já foram retomadas ao longo da primeira quinzena de fevereiro.
O retorno das aulas ocorre nos modelos presencial, misto ou online. Cada instituição de ensino particular optou por um modo onde os pais escolheram o ensino que cada aluno iria seguir. Já nas escolas públicas municipais e estaduais, o retorno será de forma escalonada e com opções de aulas remotas aos alunos que optarem por não retornarem.
Rede municipal canoense retorna na próxima segunda, 22
A Prefeitura Municipal de Canoas divulgou nesta semana as etapas e dicas de como irá acontecer o retorno das aulas na rede municipal da cidade.
Segundo o comunicado, todas as escolas municipais receberam recursos para a compra dos equipamentos de proteção individual necessários pelos próximos quatro meses. Além disso, a Prefeitura está providenciando a aquisição de mais EPIs; álcool líquido 70%; álcool em gel 70%; água sanitária para limpeza em geral; papel-toalha; sabonete líquido; face shield (protetor facial) e termômetros infravermelho, entre outros itens de higiene e prevenção à Covid-19.
O retorno será gradual entre os meses de fevereiro e abril, as aulas para as turmas da Educação Infantil recomeçam na próxima segunda-feira,22. No começo de março, os professores do Ensino Fundamental agendaram avaliações diagnósticas individuais aos alunos, junto com a entrega dos uniformes e dos materiais escolares. Em abril, os estudantes vão se revezar entre as atividades presenciais e as remotas (em casa). Cada sala, no modo presencial, vai ter o máximo de 50% de ocupação da turma. A adesão ao modelo presencial vai depender da autorização do responsável de cada aluno. Os alunos com maior dificuldade de acesso à plataforma online e os de maior dificuldade de aprendizagem terão prioridade no modo presencial. O modo remoto será realizado pela plataforma Google Sala de Aula ou pelo fornecimento de material impresso, a ser retirado na escola.
De acordo com a Prefeitura, durante as aulas, as escolas terão rotinas de informação das medidas de prevenção, com monitoramento do uso de máscaras de trabalhadores e alunos. Os materiais de uso comum serão higienizados regularmente e não será permitido partilhar materiais escolares.
Veja o calendário de retorno
22 de fevereiro – turmas da Educação Infantil – iniciará com o acolhimento, com os horários agendados para os pais.
1º de março – alunos do Ensino Fundamental 2 – alunos dos anos finais (do 6° ao 9º ano)
08 de março – alunos do Ensino Fundamental 1 – alunos dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano)
Março – Reservado às avaliações individuais, nas quais os alunos do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, serão divididos em grupos de, no máximo, sete alunos por turma, para fazer avaliação diagnóstica, respeitando os protocolos de distanciamento social. As aulas também serão enviadas de forma remota neste período.
25 e 26 de fevereiro – Formação de professores para implementação do modelo híbrido de ensino. Consistirá em acolhimento pedagógico, detalhamento da modelagem híbrida e ambiente virtual de aprendizagem.
Geral
Canoas recebe certificação do programa Desenvolve Município após apresentar Plano de Atração de Investimentos

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), recebeu a certificação do programa Desenvolve Município, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (SEDEC), em parceria com a Agência InvestRS, Famurs e Unisinos. O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento econômico local.
A certificação foi obtida após oito semanas de atividades, incluindo aulas, mentorias e trabalhos técnicos. Durante o processo, a equipe da SMDEI elaborou diagnósticos, análises e estratégias de longo prazo voltadas ao crescimento do município. O resultado foi o Plano Municipal de Atração de Investimentos, com mais de 80 páginas, entregue às instituições promotoras do programa.
O plano reúne indicadores econômicos, diretrizes estratégicas, mapeamento de vocações, propostas de políticas públicas e ações voltadas à competitividade de Canoas nos próximos anos. Segundo a SMDEI, o documento também contém informações que orientam a atuação do município baseada em dados, planejamento e cooperação com o setor produtivo.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirmou que a certificação representa um avanço para o município e destacou que o plano foi construído coletivamente com a participação de diferentes setores.
Com a certificação, Canoas passa a integrar os municípios do estado que participam do programa, que busca implementar planejamento estratégico e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Geral
Canoas leva conscientização sobre violência contra a mulher para escolas municipais

Dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a cidade de Canoas tem investido em ações de prevenção dentro das escolas. O projeto Educar para Proteger: Uma Visão Escolar sobre a Violência contra Meninas e Mulheres, coordenado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, aborda tipos de violência, canais de denúncia e o trabalho da rede de apoio junto a estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais.
A primeira edição da iniciativa começou na segunda-feira, 1, e segue até a próxima terça-feira, 9, percorrendo quatro escolas da cidade. Em cada palestra, servidoras da secretaria e representantes da rede de apoio conversam por cerca de uma hora e meia com os estudantes, compartilhando informações e ouvindo relatos e experiências dos alunos. Na quarta-feira, 3, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, no bairro Rio Branco, com a participação de soldados da Patrulha Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM).
“Estamos aqui para trazermos e expormos esse tema da violência contra a mulher para as meninas, para que a conscientização aconteça desde cedo, na escola, para que elas saibam onde buscar apoio, para que conheçam a rede de apoio, a ampla extensão desta rede, e saibam que elas não estão sozinhas, que nós estamos aqui para ajudarmos no que elas precisarem”, comenta a soldado da Patrulha Maria da Penha do 15º BPM, Suzamara Müller Lages.
Diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Alves explica que a ideia é, no ano que vem, intensificar a ação, realizando as visitas durante todo o ano nas escolas e não apenas durante a campanha dos 21 Dias de Ativismo.
“Nossa avaliação tem sido muito positiva destas primeiras palestras. Percebemos que a maioria dos jovens não tem informação de onde procurar ajuda e é isto que estamos fazendo, disseminando a informação e a nossa rede de apoio”, diz.
Professora do 9º ano, Lisete Terezinha Pires Garcia aprovou a iniciativa.
“É algo importantíssimo de se tratar dentro da sala de aula, sobretudo diante da grande incidência de ocorrências de violência contra a mulher. Muitas vezes os alunos vivenciam isso dentro de casa e não sabem a quem recorrer, onde procurar ajuda”, conta.
O estudante Jackson Sousa Trindade, 15, também aprovou a discussão do tema com a turma.
“Acho importante porque muitos tipos de violência não são muito conhecidos e acabam sendo normalizados, como a violência psicológica. Também os motivos que acabam fazendo com que as mulheres continuem com os agressores, como medo e dependência emocional ou financeira”, destaca.
O projeto seguirá nesta sexta-feira, 5, na EMEF Rio Grande do Sul, no bairro Mato Grande, das 8h15 às 10h, e na terça-feira, 9, na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói, das 19h às 20h30. A campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é um evento global que visa sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade na luta contra todas as formas de violência, acontecendo de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Tradicionalismo4 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente

Política5 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas
Comunidade3 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Habitação5 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas

Política1 semana atrásPresidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB
Geral5 dias atrásCanoas abre inscrições para a 2ª edição do Partiu Futuro Reconstrução

Geral5 dias atrásAbastecimento de água pode ter instabilidade em Cachoeirinha e Gravataí durante serviços emergenciais

















































