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Escolas canoenses retomam aulas presenciais após 11 meses fechadas

Os estudantes canoenses da rede pública, estadual e privada voltam às aulas presencias em 2021. O retorno ocorre depois de 11 meses de escolas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus, com praticamente um ano letivo inteiro feito por videoaulas e atividades remotas em todas instituições canoenses. Em algumas escolas particulares, as aulas já foram retomadas ao longo da primeira quinzena de fevereiro.
O retorno das aulas ocorre nos modelos presencial, misto ou online. Cada instituição de ensino particular optou por um modo onde os pais escolheram o ensino que cada aluno iria seguir. Já nas escolas públicas municipais e estaduais, o retorno será de forma escalonada e com opções de aulas remotas aos alunos que optarem por não retornarem.
Rede municipal canoense retorna na próxima segunda, 22
A Prefeitura Municipal de Canoas divulgou nesta semana as etapas e dicas de como irá acontecer o retorno das aulas na rede municipal da cidade.
Segundo o comunicado, todas as escolas municipais receberam recursos para a compra dos equipamentos de proteção individual necessários pelos próximos quatro meses. Além disso, a Prefeitura está providenciando a aquisição de mais EPIs; álcool líquido 70%; álcool em gel 70%; água sanitária para limpeza em geral; papel-toalha; sabonete líquido; face shield (protetor facial) e termômetros infravermelho, entre outros itens de higiene e prevenção à Covid-19.
O retorno será gradual entre os meses de fevereiro e abril, as aulas para as turmas da Educação Infantil recomeçam na próxima segunda-feira,22. No começo de março, os professores do Ensino Fundamental agendaram avaliações diagnósticas individuais aos alunos, junto com a entrega dos uniformes e dos materiais escolares. Em abril, os estudantes vão se revezar entre as atividades presenciais e as remotas (em casa). Cada sala, no modo presencial, vai ter o máximo de 50% de ocupação da turma. A adesão ao modelo presencial vai depender da autorização do responsável de cada aluno. Os alunos com maior dificuldade de acesso à plataforma online e os de maior dificuldade de aprendizagem terão prioridade no modo presencial. O modo remoto será realizado pela plataforma Google Sala de Aula ou pelo fornecimento de material impresso, a ser retirado na escola.
De acordo com a Prefeitura, durante as aulas, as escolas terão rotinas de informação das medidas de prevenção, com monitoramento do uso de máscaras de trabalhadores e alunos. Os materiais de uso comum serão higienizados regularmente e não será permitido partilhar materiais escolares.
Veja o calendário de retorno
22 de fevereiro – turmas da Educação Infantil – iniciará com o acolhimento, com os horários agendados para os pais.
1º de março – alunos do Ensino Fundamental 2 – alunos dos anos finais (do 6° ao 9º ano)
08 de março – alunos do Ensino Fundamental 1 – alunos dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano)
Março – Reservado às avaliações individuais, nas quais os alunos do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, serão divididos em grupos de, no máximo, sete alunos por turma, para fazer avaliação diagnóstica, respeitando os protocolos de distanciamento social. As aulas também serão enviadas de forma remota neste período.
25 e 26 de fevereiro – Formação de professores para implementação do modelo híbrido de ensino. Consistirá em acolhimento pedagógico, detalhamento da modelagem híbrida e ambiente virtual de aprendizagem.
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3º Colóquio Sesc de Arte Educação recebe inscrições até o dia 22 de setembro

Ainda dá tempo de garantir presença no 3º Colóquio Sesc de Arte Educação, que acontece de 22 a 24 de setembro, em formato online e gratuito. Com o tema “Mulheres nas Artes Cênicas: legado, memória e contribuições”, o encontro reunirá pesquisadoras, artistas e profissionais da arte e educação em três dias de diálogos, reflexões e trocas de experiências sobre o protagonismo feminino no teatro brasileiro.
As inscrições estão abertas até 22 de setembro e podem ser feitas pelo site even3.com.br/
O Colóquio dá continuidade às discussões iniciadas em 2023, que trataram de territorialidade e oralidades. Nesta edição, a ênfase está nas mulheres trabalhadoras das artes cênicas, valorizando experiências para além da sala preta e do palco italiano, e reforçando estratégias de mediação por meio da Arte Educação.
Ao valorizar esses legados, o evento também reivindica a presença de histórias ainda ausentes na narrativa oficial do teatro brasileiro, ampliando perspectivas e reafirmando o teatro como espaço vivo, crítico, conectado à vida e aberto a novas formas de existir.
A programação é totalmente gratuita e os três dias de atividades são subdivididos por três eixos: Arte Educação: Mulheres nas Artes Cênicas e os Territórios dos Saberes; Arte Inter(ação): Jogos, Teatralidade e Educação; e Territórios Criativos: Produção das Artes.
A programação completa pode ser conferida abaixo. O evento é uma realização conjunta dos Departamentos Regionais do Sesc Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina com apoio do Departamento Nacional do Sesc.
Programação:
22/09 (Segunda-feira)
Eixo: Mulheres: Arte, Educação e os Territórios do Saberes – Sesc/SC
- 14h – Abertura – As mulheres na cena – Poética e leitura dramática
- 14h30 às 17h – Diálogos com os convidados Vicente Concilio, Vera Regina Martins Collaço e Fátima Costa Lima
23/09 (Terça-feira)
Eixo: Arte Inter(ação): Jogo, Teatralidade e Educação – Sesc/RS
- 14h – No tear da História: Maria Helena Lopes com Juliana Wolkmer
- 15 h – Olga Reverbel e o ensino de Teatro no Brasil com Cristiano Goldschmidt
- 16h – Coisas pra dizer em voz alta, práticas e escutas de uma atriz com Mirna Spritzer
- 16h20 às 16h40 – Rodada de conversa com os convidados
- 16h40 às 17h – Perguntas e interações com o público
24/09 (Quarta-feira)
Eixo: Territórios Criativos: Produção das artes – Sesc/PR
- 14h – Abertura com Juliana Baum
- Convidadas Yara Rossatto e Ana Tezza
- 16h às 17h – Apresentação de materiais educativos e Revistas Sesc
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MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esclarece que é falsa a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre supostos processos seletivos para vagas de emprego nos Correios. As publicações fraudulentas chegam a solicitar pagamento de taxas para participação, o que configura tentativa de golpe.
O MTE não possui qualquer parceria com os Correios para esse tipo de contratação. Trata-se de informação enganosa que utiliza indevidamente o nome do Ministério.
Para coibir essa prática criminosa, o MTE já acionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e a Advocacia-Geral da União, que estão adotando as medidas cabíveis.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone 158 ou pelo canal oficial Fale Conosco: https://contatos.trabalho.gov.br/.
Fonte: Agência Gov
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Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.
O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.
Ambulância de cinema
O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.
Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.
A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.
“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.
Inovação na formação médica
Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.
“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.
Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.
Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.
“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.
Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado
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