Saúde
Canoas começa a vacinar idosos acima de 85 anos

A imunização do coronavírus chegou aos idosos canoenses acima de 85, na última quarta-feira, 10. Isso após o município receber 4.550 doses da CoronaVac na terça-feira,9. Essa nova remessa possibilitou iniciar a segunda etapa da vacinação contra a Covid-19, além de ampliar a cobertura dos profissionais da saúde. Do total, 3.230 serão destinados a pessoas acamadas com mais de 60 anos e idosos acima de 85 anos. O restante, 1.320 doses, está reservado a profissionais de saúde.
Idosos celebram vacinação
Dona Elmira foi uma das 1.196 pessoas que procuraram as unidades básicas de saúde e clínicas de saúde da família no primeiro dia de vacinação de idosos com mais de 85 anos no município. “Temos que pensar não apenas na gente, mas também nos outros”, afirmou Ney Vicente Rodrigues, 87 anos, que tem mantido, durante o período da pandemia, contato apenas com os familiares mais próximos. Alívio também para Eneida Elisabete, 52 anos, que levou a mãe Adelaide Moraes de Sena, 89 anos, para vacinar. Funcionária de um hospital de Porto Alegre, ela chegou a deixar o emprego com receio de colocar a saúde da idosa em risco. “Estávamos contando os dias para saber quando seria”, comentou.
Movimentação intensa nas UBSs
No início da manhã de quarta-feira, 10, a logística montada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garantiu a distribuição das doses em todas as unidades básicas de saúde e clínicas de saúde da família. Entre os locais que registraram maior movimentação estiveram a UBS Igara, UBS Fernandes e UBS Santa Isabel. “A vacinação ocorreu dentro do esperado, o movimento se manteve controlado, com alguns horários de maior procura. Disponibilizamos 28 unidades de saúde para ampliar o acesso dos nossos idosos e reforçamos as salas de vacina e as orientações nos locais de vacinação”, declarou o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.
A vacinação de idosos acima de 85 anos segue, e para a imunização é necessário apresentar um documento com foto. Já para os acamados com mais de 60 anos, a Secretaria Municipal da Saúde realiza o cadastramento para vacinação em domicílio, juntamente com um cuidador. O contato pode ser feito pelo 0800 647 0156 ou via WhatsApp (51. 3425-7623).
Segue em Canoas a imunização dos profissionais de saúde. Ainda não há previsão para o início da vacinação de idosos em outras faixas de idade ou de novos grupos prioritários. Essas definições dependem de orientação do Ministério da Saúde e do governo do Estado e do envio de novas doses.
Saúde
UBS Olaria recebe ação de conscientização sobre violência contra a mulher em Canoas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Olaria recebeu, nesta sexta-feira, 24, uma ação de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão e integrou a programação do Dia 25 Laranja, campanha mensal voltada à prevenção e ao combate à violência de gênero.
A atividade contou com a participação da secretária municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Conter Arruda, e da diretora da Mulher, Sara Amaral Ávila. Durante a programação, foi realizada uma roda de conversa com servidores da unidade de saúde, abordando os diferentes tipos de violência contra a mulher, os serviços de acolhimento e os canais de denúncia disponíveis no município.
Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, a ação também teve como objetivo orientar os profissionais da rede pública sobre a identificação de casos de violência e o encaminhamento das vítimas aos serviços especializados.
O Dia 25 Laranja é realizado mensalmente em Canoas e inclui ações educativas, distribuição de materiais informativos e divulgação dos canais de denúncia e da rede de proteção às mulheres.
“Levar palestras sobre feminicídio às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é uma estratégia fundamental de prevenção, acolhimento e proteção às mulheres. As UBSs são, muitas vezes, a principal porta de entrada da população aos serviços públicos, e é nesse espaço que inúmeras mulheres em situação de violência procuram atendimento por dores, ansiedade, depressão, lesões ou outros problemas de saúde, sem conseguir revelar a verdadeira causa do seu sofrimento”, afirmou a secretária Maria Beatris Conter Arruda.
“Ao promover palestras aos profissionais de saúde sobre o tema, levamos a informação para quem será o primeiro contato desta vítima, esclarecendo o que caracteriza a violência e como identificar os sinais de um relacionamento abusivo, quais são os fatores de risco para o feminicídio e onde buscar ajuda, todos os locais e telefones dos atendimentos de toda nossa rede. A informação salva vidas, rompe o silêncio e fortalece a rede de proteção”, completou.
Saúde
Hospital Universitário de Canoas realiza mutirão do Teste da Orelhinha neste final de semana
O Hospital Universitário de Canoas (HU) realiza neste sábado, 25, e domingo, 26 um mutirão do Teste da Orelhinha, exame que integra a Triagem Auditiva Neonatal e busca identificar possíveis alterações auditivas em recém-nascidos.
Segundo o hospital, a ação tem previsão de atender cerca de 600 bebês que aguardam pelo procedimento. Os atendimentos serão realizados no Ambulatório do HU, com famílias previamente agendadas, a partir das 8h.
O Teste da Orelhinha é um exame rápido e indolor, realizado geralmente enquanto o bebê está dormindo ou relaxado. A avaliação permite identificar alterações auditivas nos primeiros meses de vida, possibilitando o encaminhamento para acompanhamento e tratamento quando necessário.
De acordo com a superintendente hospitalar da Associação Saúde em Movimento (ASM), empresa responsável pela gestão do HU, Tatiani Pacheco, uma equipe de fonoaudiólogos foi mobilizada para realizar os atendimentos durante o mutirão.
“O Teste da Orelhinha é um exame simples, feito em poucos minutos enquanto o bebê dorme ou relaxa, mas que faz uma diferença enorme para o resto da vida da criança. Com esse mutirão, estamos mobilizando uma equipe de especialistas fonoaudiólogos para atender com agilidade e carinho 600 crianças que aguardavam pelo procedimento”, afirmou.
Para realizar o exame, os responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento ou documento do bebê, documento de identificação do responsável e o cartão do SUS.
O hospital informou ainda que crianças que não participarem desta etapa, seja por impossibilidade de comparecimento ou por terem ultrapassado a idade indicada para o teste, terão novos horários agendados com a equipe de fonoaudiólogos para continuidade da avaliação e dos encaminhamentos necessários.
Saúde
Temporais no RS: saiba como conservar insulina e outros medicamentos durante a falta de energia

As pessoas com diabetes que utilizam insulina e pacientes que fazem uso de outros medicamentos que precisam de refrigeração devem redobrar a atenção durante os temporais que atingem o Rio Grande do Sul. As interrupções no fornecimento de energia elétrica podem comprometer a conservação desses medicamentos e reduzir sua eficácia.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES), pacientes que utilizam medicamentos termolábeis, aqueles que necessitam ser mantidos sob refrigeração, devem acompanhar as previsões meteorológicas e os alertas da Defesa Civil Estadual. A exposição ao calor ou a temperaturas inadequadas pode comprometer o tratamento e representar riscos à saúde.
No caso das insulinas que já estão em uso, a orientação é que elas podem permanecer por até 30 dias sem refrigeração. Para os demais medicamentos termolábeis, não existe uma regra única, pois o tempo e a forma de conservação variam conforme o produto. As recomendações específicas devem ser consultadas na bula e na embalagem.
Como medida preventiva, a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES)recomenda que os usuários mantenham em casa uma bolsa ou caixa térmica com gelo previamente congelado para ajudar a conservar os medicamentos nos primeiros momentos após uma queda de energia. O medicamento não deve ficar em contato direto com o gelo para evitar danos por congelamento.
Caso não seja possível utilizar uma caixa térmica, a orientação é manter a geladeira fechada pelo maior tempo possível, preservando a temperatura interna.
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES)informou ainda que orientou as equipes da Atenção Primária à Saúde a identificar usuários que utilizam medicamentos termolábeis e prestar orientações sobre o armazenamento adequado. Em situações de dificuldade para manter os medicamentos na temperatura indicada, a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima. Conforme a pasta, quando necessário, a estrutura dessas unidades poderá ser utilizada para auxiliar na conservação dos medicamentos.
Recomendações gerais para armazenamento de medicamentos termolábeis
Evitar deixar os medicamentos expostos ao calor, à luz solar direta ou em locais muito quentes;
Não congelar medicamentos, exceto quando houver orientação específica do fabricante ou de um profissional de saúde;
Em caso de falta de energia elétrica, os medicamentos que precisam de refrigeração podem ser mantidos temporariamente em uma bolsa ou caixa térmica com gelo ou gelo reutilizável, desde que a temperatura seja monitorada e o medicamento não fique em contato direto com o gelo. Essa medida é indicada apenas por um período limitado. Se a interrupção de energia se prolongar por vários dias, procure o serviço de saúde que forneceu o medicamento para receber orientações;
Em caso de dúvidas sobre a conservação do produto, também é possível entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do fabricante, informação que costuma constar na embalagem e na bula.
Orientações para armazenamento de insulinas humanas NPH e Regular
Frascos ou refis (carpules) ainda fechados:
Manter sob refrigeração, entre 2°C e 8°C.
Armazenar na geladeira, em locais onde não haja risco de congelamento;
Caso a insulina congele, não a utilizar mais.
Frascos ou refis em uso:
Após abertos, podem ser mantidos em temperatura ambiente por até 30 dias, conforme orientação para uso (essa prática torna a aplicação mais confortável ao paciente).
Em caso de falta de energia elétrica
As insulinas fechadas devem ser colocadas em bolsa ou caixa térmica com gelo ou gelo reutilizável;
Evite o contato direto da insulina com o gelo para prevenir o congelamento do medicamento.
Transporte da insulina
Frascos ou refis que já estão em uso não precisam ser transportados sob refrigeração. No entanto, devem ser protegidos do calor excessivo e da exposição direta ao sol.

Animais1 semana atrásCâmara de Canoas aprova reajuste de R$ 350 para R$ 450 no Auxílio Protetor

Trânsito1 semana atrásNovo semáforo entra em funcionamento no cruzamento da Rua Henrique Stefani com Avenida Açucena, em Canoas

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS destaca regiões de maior preocupação em alerta laranja para risco de temporais, granizo e ventos fortes

Geral1 semana atrásPrefeitura de Canoas entrega sete boxes comerciais a empreendedores na Praça da Bíblia

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil do RS apresenta nesta quarta-feira, em live, previsão meteorológica e hidrológica para os próximos dias

Defesa Civil1 semana atrásDefesa Civil de Canoas apresenta na Câmara panorama das condições climáticas

Eventos1 semana atrásFestival da Virada traz Borghetti, Benitez e Ledesma em evento gratuito em Canoas

Concursos1 semana atrásNova Santa Rita abre concurso público com salários de até R$ 4.587,60; inscrições começam na próxima segunda-feira





















































