Conecte-se conosco

header-top



 




 

16/04/2024
 

Geral

Canoenses decidem que Carnaval será de ponto facultativo na cidade

Redação

Publicado

em

Por 85,2% votos a 14,8%, os canoenses decidiram que Canoas deve fazer ponto facultativo na segunda e terça-feira, datas em que ocorreriam os festejos de Carnaval. A votação foi realizada através do “Opinômetro”, hospedado no site da prefeitura, nesta segunda-feira,8, das 8h às 20h. Ao todo, 8.280 pessoas participaram.

Essa foi a primeira experiência da administração. O objetivo é realizar mais consultas populares como esta, ao longo da gestão.

O resultado vale para todo o município de Canoas, ou seja, a decisão vai refletir tanto no setor público quanto no privado.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Após denúncia de moradores, cachorros que sofriam maus-tratos são resgatados em Canoas

Redação

Publicado

em

Após denúncia de moradores, cachorros que sofriam maus-tratos são resgatados em Canoas - Foto: Thiago Guimarães

A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) realizou o resgate de dois cães, um macho e uma fêmea, que estavam em situação de abandono em um apartamento no bairro Olaria.

A denúncia foi realizada por moradores, que contataram a Polícia Civil e a SMBEA, que estiveram presentes na ação, na última sexta-feira, 12.

De acordo com a secretária adjunta da SMBEA, Telma Moraes, os animais estavam trancados, com fome e em uma situação totalmente precária.

“Nós resgatamos os dois animais que viviam em situação de maus tratos, sozinhos em um apartamento, sem alimentação e de forma insalubre. Agora, eles estão aqui na Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, onde receberão atendimento veterinário e ficarão albergados até se recuperarem”, salientou.

Olavo e Olivia

Os pets, que foram batizados com o nome de Olavo e Olivia, serão vacinados, castrados e após estarem aptos, serão disponibilizados para adoção responsável nas feiras de adoção realizadas pela SMBEA.

“Esperamos que eles tenham a chance de ter uma família amorosa e que proporcione uma nova história de vida para eles”, acrescentou Telma.

A Prefeitura de Canoas reforça que maus-tratos aos animais é crime, conforme a Lei Federal nº 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal nº 14.064, ocorreu o aumento das penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato.

Continuar a ler

Geral

III Seminário Municipal do Autismo está programado para dia 26 de abril em Canoas

Redação

Publicado

em

III Seminário Municipal do Autismo está programado para dia 26 de abril em Canoas

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) será pauta mais uma vez em Canoas. No dia 26 de abril, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promove o III Seminário Municipal do Autismo: Características Diagnósticas, Aprendizagem e Desenvolvimento.

A participação no evento é específica para professores da rede municipal, escolas credenciadas e instituições conveniadas e credenciadas à Prefeitura. As inscrições podem ser feitas através deste link.

O seminário tem como objetivo discutir questões relacionadas ao autismo e promover a inclusão escolar das pessoas com TEA.

O primeiro Seminário Municipal do Autismo foi realizado em 2019, como uma iniciativa dos Centros de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIAs) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Unidade de Inclusão).

Abril Azul

O evento é alusivo ao Abril Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mês da Conscientização sobre Autismo. Participam do seminário: Bruna Cunha, neurologista Infantil e palestrante sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento, e a psicóloga e analista de comportamento Bárbara Paulon Puerari.

A mediação será feita pelo chefe da Unidade de Inclusão da SME, Cleber Melo da Silva.

 

Continuar a ler

Geral

Prefeitura de Esteio lança programa Apadrinhamento Afetivo

Redação

Publicado

em

O programa Apadrinhamento Afetivo Esteio teve seu lançamento oficial na quarta-feira, 11, no Salão Nobre da prefeitura. A iniciativa visa romper com o círculo do abandono e violência para a convivência familiar para pessoas entre oito e 17 anos que foram retiradas da guarda dos pais, por maus tratos, por exemplo, e que são atendidas no Abrigo Construindo Novos Sonhos e no lar mantido pela Associação Beneficente Floresta Imperial (Abefi).

O programa tem parceria com o Juizado da Infância e Juventude de Esteio. O Termo de Cooperação que formalizou o Apadrinhamento Afetivo foi assinado pelo prefeito Leonardo Pascoal e pelo juiz da 2° Vara Cível da Comarca de Esteio, Mário Gonçalves Pereira.

Em sua fala, Pascoal reforçou a importância da empatia com o próximo e pediu esforços à comunidade na busca de padrinhos. “Imagine nós termos uma vida sem família, sem afeto e sem amor daqueles que, por obrigação, deveriam nos amar. É um exercício difícil nos vermos nessa situação”, comentou.

A titular da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Esteio, Cristiane Franco, apresentou o programa. A secretária destacou que uma das etapas mais importantes será a preparação dos padrinhos. “É preciso reforçar a exigência de um ambiente familiar receptivo e adequado, porque nós não vamos tirar a criança de um espaço que ela já esteve em sofrimento para colocar em outro”, ressaltou.

Requisitos para apadrinhar

  • Ter idade mínima de 18 anos, respeitando a diferença de 10 anos entre ambos, conforme recomenda o Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Ter interesse e disponibilidade em oferecer cuidado e afeto para a criança ou adolescente no mínimo duas vezes por mês
  • Apresentar disponibilidade e ambiente familiar adequado e receptivo ao apadrinhamento
  • Apresentar documentação solicitada (informadas e entregues no decorrer das oficinas)
  • Cumprir com os combinados preestabelecidos com o abrigo e o/a afilhado/a, como visitas, horários e compromissos
  • Cumprir com os demais compromissos firmados por ocasião do apadrinhamento da criança ou adolescentes selecionadas
  • Em caso de desligamento do/a afilhado/a, acompanhá-lo/a e apoiá-lo/a em sua vida fora do abrigo (por ocasião da maioridade)
  • Esclarecer ao afilhado constantemente qual o objetivo do apadrinhamento evitando a ilusão de adoção
  • Não fazer parte do cadastro de adoção do Juizado da Infância e Juventude
  • Não possuir demanda judicial envolvendo criança e adolescente
  • Participar de todas as oficinas de sensibilização
  • Comparecer a entrevista psicológica
  • Prestar assistência moral, afetiva física e educacional ao afilhado (a), integrando-o(a) em seu convívio, gradativamente, complementando o trabalho institucional do abrigo

Etapas para se candidatar a apadrinhamento

  1. Realizar inscrição através de formulário eletrônico
  2. Participar de cinco oficinas, sendo a primeira de esclarecimento
  3. Manifestar interesse de permanência no Programa
  4. Entregar documentação solicitada
  5. Passar por entrevista psicológica

Participam do apadrinhamento somente pessoas de oito a 17 anos, e o apadrinhamento é individual (uma por família). Em hipótese alguma o padrinho poderá levar o afilhado para sua casa ou passeios em família antes de possuir o termo de responsabilidade expedido pelo judiciário

Mês da Empatia

O mês de abril está sendo repleto de atividades voltadas aos moradores que necessitam de um olhar especial e ações de cuidado. O Gabinete da Primeira-Dama criou o Mês da Empatia. As ações do programa serão voltadas às gestantes, idosos, crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua, imigrantes e refugiados.

A primeira atividade da programação foi realizada na sexta-feira, 5, no Salão Nobre da Prefeitura, onde foram entregues kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha, projeto do governo estadual para as gestantes que estão ou passaram da 28ª semana de gestação. No kit, estão materiais necessários para as mamães receberem seu bebê, com bolsa, um cobertor, dois macacões curtos, dois macacões longos, duas unidades de baby body, dois coletes, um casaquinho com capuz, uma toalha com capuz e quatro pares de meia – dois para recém-nascidos, um par para o bebê de seis meses a um ano e outro de seis meses a quatro anos.

Programação

  • Segunda-feira (15) e dias 22 e 29 de abril: Das 18h às 21h – Ação Rua (Abordagens sociais)
  • Segunda-feira (15): 10h – Lançamento da segunda fase do EsteioTec, no Salão Nobre da Prefeitura
  • Terça-feira (16): 9h às 17h – Feirão de empregos, no Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta)
  • Quinta-feira (18): 14h – Lançamento da Campanha do Agasalho, no Salão Nobre da Prefeitura
  • 20 de abril: 14h às 18h – Ação Meu Novo Amigo Pet, no Parque Galvany Guedes
  • 22 de abril: 16h às 20h – Balada da Inclusão, no Parque Galvany Guedes
  • 24 de abril: 14h às 17h – Baile da Empatia Idade de Ouro, no Parque Galvany Guedes
  • 25 de abril: 10h – Lançamento do Programa Mulher + Segura, no Salão Nobre da Prefeitura
  • 27 de abril: 9h – Seminário Diário Azul – Uma Jornada através do Autismo, no Salão Nobre da Prefeitura
  • 30 de abril: Das 9h às 16h – Acolhendo com empatia Imigrantes e Refugiados, no Salão Nobre da Prefeitura
Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm