Olegar Lopes: “Cavalgada Canoas – Dom Pedrito”

Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista

Cavalgada Canoas – Dom Pedrito

Uma façanha empreendida por um grupo de tradicionalistas da 12ª Região Tradicionalista, até então inédita pela distância a ser percorrida: cerca de 400 quilometro partindo de Canoas até Dom Pedrito. Façanha que nunca foi contada embora já tenham se passado 27 anos de sua realização – só compartilhada entre participantes e seus grupos de amigos nas rodas de chimarrão. Como eu registrei algumas passagens da nossa façanha, resolvi, nesse período de ‘vacas magras’ de notícias tradicionalistas, contar aqui no Timoneiro. 

Toda e qualquer viagem requer planejamento, com uma cavalgada não poderia ser diferente. Quanto mais quando os organizadores e integrantes eram ‘marinheiros’ ou cavaleiros de primeira viagem. A distância a ser percorrida (aproximadamente 400 quilometro) deveria ser levada em conta e tempo de duração, pois deveríamos estar em Dom Pedrito dia 4 de janeiro de 1995. Como no intervalo entre 21 de dezembro de 1994 e 4 de janeiro de 1995 aconteceria as comemorações do Natal e Ano Novo, foi combinado reservar três dias sem cavalgar nas duas datas.

O primeiro passo foi reunir o grupo que se propôs a organizar a cavalgada para escolher as lideranças e demais componentes. Durante essa primeira reunião foi decidido que a comissão responsável pela cavalgada, a parir da organização, seria formada por: João Carlos de Moura Coordenador da 12ª RT, Carmo Francisco de Souza, vice-coordenador, Olegar Lopes, diretor de eventos da 12ª RT, João Batista de Oliveira, capataz campeiro da 12ª RT, Mário Martins Canabarro, colaborador campeiro da 12ª RT.

Após vencida a fase de preparativos e organização da nossa façanha, veio o período de expectativa para o dia da partida. Dias que passaram a ser contados minuto a minuto. Ao chegar o dia tão esperado, 21 de dezembro, alguns dos integrantes chegaram com 2 ou 3 horas de antecipação tal era a ansiedade para viver o momento tão esperado – parte que passará a ser contada a partir da próxima edição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here