Conecte-se conosco

header-top







 

18/08/2026
 

Geral

Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista ganha “geloteca”

Redação

Publicado

em

Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea), centro de acolhimento, ganhou um atrativo que deve tornar mais alegre a passagem de crianças, jovens e familiares pelo local. Trata-se de uma “geloteca”, uma geladeira adaptada e transformada em estante de livros compartilhados. O equipamento foi instalado no local para promover a leitura e levar conhecimento aos usuários do Certea, bem como deve servir de ferramenta para inclusão.

Nesta terça-feira, 29, durante a entrega, a vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, comentou a iniciativa e falou sobre a importância dela e como colaborar. “O nosso Centro de Referência é para atender os filhos, mas montamos um espaço de conhecimento para colocar livros e revistas sobre o autismo que estará à disposição de todos usuários e familiares. Quem tem em casa livros sobre o assunto e quer passar esse conhecimento adiante, poderá doar esses materiais para que os familiares possam ter ainda mais conhecimento”, explica.

A ideia da instalação partiu dos artistas e produtores culturais canoenses Adriano Dplay e Gui Menezes, que coordenam o projeto, e foi aceita pela Prefeitura de Canoas. Essa é a vigésima “geloteca” da cidade. “Nós transformamos geladeiras velhas em armários de livros, cada um com uma arte exclusiva e assim levamos literatura, cultura e o trabalho dos artistas locais para as pessoas. Estamos promovendo conscientização através deste trabalho”, explica.

O Certea fica na Rua Araçá, 74, no Centro, em uma sede própria, inaugurada junto com o serviço. O serviço vai além do diagnóstico e oferece acolhimento aos usuários, através de atendimentos com fonoaudióloga, psicóloga e terapeuta ocupacional. No local, são atendidas crianças e adolescentes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família de Canoas.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Menina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

Avatar

Publicado

em

Menina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

A Polícia Civil localizou, na tarde desta terça-feira, 18, a menina de 11 anos que estava desaparecida desde segunda-feira, 17, em Canoas.

Segundo a Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, os agentes iniciaram as buscas assim que o desaparecimento foi registrado. Imagens de câmeras de segurança ajudaram a reconstituir o trajeto da menina, que teria seguido até Cachoeirinha.

Mais de 50 agentes participaram das buscas, entre policiais civis, policiais militares e guardas municipais de Canoas e Cachoeirinha. A menina acabou sendo localizada em Canoas e foi acolhida por policiais civis da DPCA.

De acordo com o delegado Maurício Barison, titular da DPCA, uma escuta especializada foi realizada e não foram identificados indícios de maus-tratos ou de outros crimes contra a criança. Conforme a investigação, o desaparecimento teria sido motivado por um desentendimento familiar relacionado ao uso do celular.

O Conselho Tutelar será acionado para acompanhar a situação familiar.

A Polícia Civil também informou que um repórter de Canoas será investigado por, segundo a corporação, tumultuar as buscas e desacatar uma policial civil ao exigir informações consideradas privilegiadas.

Continuar a ler

Policial

Mulher morre após queda de janela em Porto Alegre; filho é preso e caso é investigado como possível feminicídio

Avatar

Publicado

em

Uma mulher morreu após cair da janela de um apartamento na Rua Almirante Barroso, no bairro Floresta, em Porto Alegre, durante a madrugada desta terça-feira, 18. A Polícia Civil apura as circunstâncias da morte e investiga, entre as possibilidades, a hipótese de feminicídio.

O principal suspeito é apontado como filho da vítima. Ele foi preso preventivamente pela Brigada Militar e levado para a 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). A identidade não foi divulgada.

A ocorrência foi inicialmente registrada como violência doméstica por agentes do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A mulher foi localizada após a queda e recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu em razão dos ferimentos.

Polícia investiga o que provocou a queda

A Brigada Militar foi acionada pela síndica do condomínio já pela manhã. Segundo o registro policial, ela encontrou marcas de sangue no corredor do prédio e verificou as imagens das câmeras de segurança. As gravações indicariam que uma pessoa caiu da janela por volta das 4h.

Moradores relataram ainda ter ouvido gritos de uma mulher durante a noite. Não houve chamado à polícia no momento em que os fatos teriam ocorrido.

A investigação deverá analisar as imagens do sistema de segurança, ouvir moradores e demais testemunhas e aguardar o laudo do Departamento Médico Legal (DML). O exame deverá contribuir para esclarecer a causa da morte e as circunstâncias da queda.

A partir dessas informações, a Polícia Civil deverá determinar se a mulher caiu acidentalmente, se tirou a própria vida ou se foi empurrada. O resultado da investigação também deverá definir o enquadramento criminal do caso.

Continuar a ler

Policial

Criança de 4 anos morre após dar entrada em UPA com marcas de agressão em Porto Alegre

Avatar

Publicado

em

Uma criança de 4 anos morreu na madrugada desta segunda-feira, 17, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bom Jesus, na Zona Leste de Porto Alegre. A menina, identificada como Samylle Valentina Borba Ramiro, chegou à unidade de saúde com marcas de agressões.

De acordo com as informações iniciais, a criança foi levada à UPA por uma tia. A equipe médica acionou a polícia após constatar os sinais de violência. A mulher foi encaminhada pela Brigada Militar à delegacia da Polícia Civil e acabou liberada pelo delegado plantonista.

Testemunhas relataram que o companheiro da tia também esteve na unidade de saúde, mas deixou o local pouco depois. Conforme as informações preliminares, a menina não morava com os pais.

O corpo será submetido a perícia para esclarecer a causa da morte. O caso será investigado pelo Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil.

Até o momento, não há informações sobre a autoria das possíveis agressões. A investigação deverá apurar as circunstâncias da morte e se houve crime de maus-tratos.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

hokitoto