Universidade La Salle terá micro-sede criada pelo Papa Francisco

A Universidade do Sentido teve sua criação anunciada pelo Papa Francisco em junho de 2020 e integra a Pontifícia Fundação Scholas. Trata-se de uma universidade pública, gratuita, global, intergeracional, inter-religiosa e multicultural com sede formal na Cidade do Vaticano, mas com micro-sedes distribuídas em universidades confessionais, públicas e privadas nos cinco continentes.

A Universidade La Salle, em Canoas, será a primeira micro-sede brasileira do projeto que propõe uma universidade que leva em consideração as preocupações e as questões das pessoas e a partir dessas mesmas preocupações responde com ensino e pesquisa, que a própria vida leva esses jovens a se colocarem novas questões. O convênio entre a Pontifícia Fundação Scholas – uma rede internacional idealizada pelo Papa Francisco e que une estudantes de todo o mundo ao redor de um programa educativo – e a Universidade La Salle Canoas – pertencente a Rede La Salle presente em mais de 80 países no mundo – será firmado por meio de um evento virtual na terça-feira, 1º de dezembro.

O evento contará com a presença dos diretores mundiais do Scholas, José María del Corral e Enrique Palmeyro, e do Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti.

A transmissão será através de: www.youtube.com/channel/UCcz7_g7kvrt6lIviYNV8ZOg.

Projeto que serão desenvolvidos

Inicialmente, a Universidade do Sentido em Canoas contará com três projetos. O Projeto do Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em Situação de Risco e Violência prevê a integração com o espaço de acolhimento com capacidade para 24 mulheres vítimas e seus filhos na região metropolitana de Porto Alegre (RS). No local, elas receberão atendimento especializado interdisciplinar de profissionais do Serviço Social, Psicologia, Enfermagem e Direito, sendo que o Centro de Abrigamento será também uma fonte de pesquisas acadêmicas sobre a violência de gênero. A ação é uma cooperação com a Fundação La Salle, instituição sem fins lucrativos da Rede La Salle.

Já o Projeto Universidade La Salle Inclui: Apoio aos Imigrantes, que já desenvolvido pela Universidade La Salle há dois anos, será ampliado por meio da Universidade do Sentido.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here